Buscar

A importância do estágio na formação docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil
Alexis Henrique Albuquerque Matarazzo
RGM: 1623248289
O Estágio Supervisionado se caracteriza como o momento de encontro com a prática e a teoria. É a oportunidade de enriquecimento da prática pedagógica, de modo que seja significativa para o aluno e construtiva para a educação. 
Durante o estágio, os educadores que atuam na área têm a oportunidade de reavaliar suas práticas e ações e isso foi perceptível durante esse estudo. (FREITAS e MONTANDON, 2013 p. 5)
É importante destacar que o estágio também é o ambiente de construção do perfil do educador. Durante a trajetória do curso, os estudantes são lançados a uma vastidão teórica e é um processo árduo fazer a assimilação com a realidade. Os alunos são como pesquisadores e quando se inserem no contexto escolar, conseguem olhar com criticidade a prática escolar. Segundo França (2005): 
O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, agora não mais como aluno, mas sim, direcionando seu olhar como futuro professor para que possa compreender e situar-se nesse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para com a sua futura profissão. (FRANÇA, 2005, p. 03) 
Ao aluno estagiário cabe um profundo e intenso trabalho de reflexão, sendo possível apontar os avanços e as falhas e, claro, sempre pautado à teoria. Outros agentes fundamentais neste processo, são os professores regentes e a equipe da gestão escolar. Estabelecer o diálogo é fundamental para que o processo seja produtivo para ambos. 
Agora, cabe frisar, que quando falamos em estágio na educação infantil, também falamos em quebrar estigmas, uma vez que esta etapa do ensino ainda é vista como simplesmente assistencial. O papel do aluno-estagiário e, futuramente, professor é construir uma nova visão em que é possível alinhar o educar com o cuidar. 
Feito esses apontamentos, não restam dúvidas que o estágio supervisionado é fundamental na formação docente. Não é possível ser inserido no contexto escolar como professor sem antes conhecer seu funcionamento de perto. Somente será possível fazer a diferença conhecendo a prática para, então, trazer à luz novas teorias que ressignifiquem a mesma. 
Referências 
BOTELHO, Thaís Aquino Sigarini. Formação Docente: Importância Do Estágio Na Relação Teoria E Prática E Na Construção Da Identidade. Jornada Brasileira De Educação E Linguagem/Encontro Do Profeduc E Profletras/Jornada De Educação De Mato Grosso Do Sul, v. 1, n. 1, 2018.
DE FREITAS, Adriana; MONTANDON, Ana Carolina de Lima Boaventura. AS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO. Revista de Divulgação Interdisciplinar, v. 1, n. 1, 2013.
FRANÇA, D. S. Formação de professores: A parceria Escola-Universidade e os Estágios de Ensino. UniRevista, vol. 1, nº 2, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Organização da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001

Continue navegando