A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 2 (A2)
 
PERGUNTA 1
A gama de possibilidades do mundo virtual é conhecida como hipertextualidade. Com isso, é mais comum notar a presença da hipertextualidade quando acessamos um meio digital que trabalha com um tema principal. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta um meio em que diversos gêneros textuais virtuais ocorrem em um mesmo local:
	
	
	Site.
	
	
	E-mail.
	
	
	Vídeo.
	
	
	Blog.
	
	
	Fórum.
PERGUNTA 2
Os autores Halliday e Hasan (1976) destacam cinco estratégias linguísticas de coesão textual que devem estar presentes na elaboração de um texto. Desta forma, este estará coeso e organizada para apresentar coerência ao leitor. 
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as cinco estratégias às quais os autores se referem:
	
	
	A referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
	
	
	O autor, a referência, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
	
	
	A referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coerência lexical
	
	
	A escolarização, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical
	
	
	O leitor, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
PERGUNTA 3
Quando falamos em hipertextos, facilmente percebemos a presença da multimodalidade nos gêneros digitais. Um exemplo disso são os emoticons, ícones utilizados em conversas online para transmitir a emoção dos indivíduos. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos emoticons:
I. O uso dos emoticons complementa as informações verbais digitadas. 
II. O uso de emoticons substitui todas as informações digitadas. 
III. O uso dos emoticons expressa a informação de forma singular. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I e III., apenas
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
PERGUNTA 4
Por muito tempo, as cartas eram o principal meio formal de comunicação interinstitucional das empresas. No entanto, com o advento das novas tecnologias, principalmente no que diz respeito ao meio digital, a carta foi perdendo espaço para um novo meio, nascido na era digital. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o novo gênero textual digital que substituiu a carta:
	
	
	E-mail.
	
	
	Homepage.
	
	
	Despacho expresso.
	
	
	Blog.
	
	
	Fórum.
PERGUNTA 5
Para analisar se um texto é ou não coerente além de realizar uma leitura e interpretação, podemos recorrer a alguns princípios básicos. Segundo Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são fundamentais para a estruturação de um texto coeso. 
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85.
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta os princípios básicos citados pelos autores:
	
	
	A continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação.
	
	
	A descontinuidade, a progressão, a não contradição e a articulação.
	
	
	A continuidade, a regressão, a não contradição e a articulação.
	
	
	A continuidade, a progressão, a contradição e a articulação.
	
	
	A continuidade, a progressão, a não contradição e a desarticulação.
PERGUNTA 6
Atualmente, convivemos com diversos tipos de gêneros textuais digitais. Dessa forma, é comum utilizarmos os gêneros textuais digitais, como o e-mail, as mensagens instantâneas, o bate-papo, a vídeo chamada entre outros para diversas ações e relações no dia a dia. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao uso dos gêneros textuais digitais no dia a dia: 
I. Para estudar. 
II. Para socializar com outras pessoas. 
III. Para se informar e se entreter. 
IV. Para trabalhar. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	III e II.
PERGUNTA 7
Sabemos que de acordo com Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto. 
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85. 
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao princípio da não contradição:
I. Retomada de informações relevantes.
II. Compatibilidade das informações dentro do texto e deste com o mundo.
III. Acréscimo de novas informações.
É correto o que se afirma em:
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
PERGUNTA 8
Um dos três tipos de domínio da coerência textual se relaciona ao conhecimento de mundo dos interlocutores e ao conhecimento partilhado entre eles, o que confere sentido completo ao texto. Esse domínio também é chamado de coerência externa, pois diz respeito à veracidade das informações, se elas condizem com o mundo exterior ao qual pertence. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que indica o tipo de domínio ao qual o trecho acima se refere:
	
	
	Domínio Extralinguístico.
	
	
	Domínio Político.
	
	
	Domínio Linguístico.
	
	
	Domínio Pragmático.
	
	
	Domínio Estrangeiro.
PERGUNTA 9
Leia o trecho a seguir: 
“[...] o conjunto de estratégias de sequencialização responsável pelas ligações linguísticas relevantes entre os constituintes articulados no texto” (OLIVEIRA, 2017, p. 195). 
Fonte: OLIVEIRA, M. R. Linguística textual. In: MARTELOTTA, M. E. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Considerando a citação apresentada e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual a citação se refere:
	
	
	Coesão textual.
	
	
	Coerência Textual.
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Norma culta.
	
	
	Escolarização.
PERGUNTA 10
Para que um texto seja compreendido, ele precisa apresentar sentido. E, se este não apresenta total sentido, ele deve ser reescrito ou reorganizado para que o receptor o compreenda. Afinal, todo texto é criado para que represente sentido e para que transmita alguma mensagem. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o conceito textual determinante na compreensão de um texto:
	
	
	Coerência.
	
	
	Gramática.
	
	
	ABNT.
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Norma culta.