Buscar

DesmundoRESENHA2020BRASILCOLONIAL - Copia

Prévia do material em texto

“Desmundo” é um filme que foi lançado dia 30/maio de 2013. Foi dirigido por Alain Fresnot, onde o elenco é formado por Simone Spoladore (Oribela), Osmar Prado (Francisco), Caco Ciocler (Ximeno) como principais personagens, o filme é um drama vivido na época do Brasil colonial.
O filme ocorre em 1576, em que as órfãs foram mandadas com destino ao Brasil para que pudessem casar-se com os colonizadores. Isso deveria ocorrer com intuito de que os mesmos não unir-se com as índias cujo ali abitavam-se. A protagonista Oribela que é uma das órfãs que chega em terras brasileiras é obrigada a casar com Francisco, personagem vivido por Osmar Prado. A jovem passa a viver com ele em sua casa forçada a manter relações sexuais com o mesmo, após um desses abusos a moça então foge com intenção de chegar a praia para embarca de volta para Portugal, é ai que ocorre uma das cenas impactantes, três homens que ali avistaram na praia tentam abusar dela, quando seu marido chega e os impedem de fazer o tal ato e os mata. O cônjuge não os evita por querer o bem de Oribela, e sim por mostrar a eles que ela é propriedade dele, pertence-se somente á ele. Depois do ocorrido Francisco perde a confiança nela, e acorrenta a garota em um cômodo onde sua única companhia é uma índia que leva comida e remédios, com o decorre dos dias Oribela oferece seu corpo a ele para poder ser solta e ter sua confiança de volta, dessa forma ela foge usando suas vestimentas, mesmo sob ameaça de ser morta, segue em direção ao vilarejo, onde se abriga nos braços de Ximeno o homem com quem ela realmente se apaixona cujo também é português, personagem interpretado por Caco Ciocler os dois vivem um romance escondido que infelizmente não dure para sempre.
A obra cinematográfica é um espetáculo, a criação pega pontos cruciais da época vivida, que se aproxima da realidade do período colonial, nós mostra o poder da igreja a exploração e a catequização dos índios. Fica explicito no filme do começo ao filme o sofrimentos que ao indígenas passaram por ter que deixar de sua cultura, costumes e passarem a ser propriedade dos portugueses como um objeto sem ao menos ter escolha. A obra também exibe bem qual era o papel da mulher naquele tempo, submissas aos seus maridos asquerosos cujo constantemente tinham a idade para ser seu pai.
Um item no qual não pode ser deixado de lado é a linguagem arcaica da época, em que á uma necessidade de assisti-lo com legenda para melhor compreensão do filme. A obra é sugerido principalmente para estudante da disciplina de história e á todos aqueles que tem interesse ou curiosidade de saber como foi o Brasil colonial.

Continue navegando