Buscar

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA AVALIANDO APRENDIZADO 4

Prévia do material em texto

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - AVALIANDO APRENDIZADO 4
	
	
	
	
		
1 Questão
	
	As bactérias são consideradas como um dos principais geradores de processo infeccioso e inflamatório. Algumas bactérias evoluiram para escapar da ação dos fagócitos.
Dentre os fatores de virulência bacterianos destacados abaixo, qual está relacionado como uma forma de escape à ação aos fagócitos?
	 Cápsula
	
	
Compare com a sua resposta:
A via lectina é ativada na presença de manose. O complexo MBL-MASPs torna-se ativo após a sua ligação ao promastigota. MASP-2 expressa atividade enzimática similar a C1s que resulta em uma clivagem sequencial de C4 e C2. O complexo C4b2b criado expressa atividade de C3 convertase similar as C3 convertases geradas nas vias clássica e alternativa.
		
 2 Questão
	
	Sistema composto por barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e mucosa, o movimento peristáltico do intestino e o movimento dos cílios bronco-pulmonares:
	 Imunidade inata.
	
		
 3Questão
	
	(UFF 2010) Desde o surgimento da gripe suína, vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.
		
	  Imunização ativa - mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo.
	
	
Compare com a sua resposta:
Fase lag, log (ou exponencial), estacionária e de declínio (ou morte).
		
4 Questão
	
	As bactérias podem ser classificadas conforme a sua morfologia. As bactérias que formam um agrupamento em formato de cacho de uva são chamadas de:
		
	  Estafilococos
	
		
 5 Questão
	
	A imunidade adquirida contra o vírus H1N1, causador da Gripe que apresenta-se de forma mais graves em pessoas mais idosas, gestantes e em crianças com idade inferior a 2 anos pode ser obtida por meio da vacinação, que tem por objetivo:
	 
	Estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus.
	
Compare com a sua resposta:
Para se proteger da Eritroblastose fetal, a mãe RH negativo que tem parceiro RH positivo pode receber gamaglobulina anti-RH por via injetável logo após o nascimento do primeiro bebê RH positivo. Essa substância bloqueia o processo que produz anticorpos contra o sangue RH positivo do feto. A mãe recebe uma dose passiva temporária de anticorpos que destroem células sanguíneas RH positivo, impedindo assim que a mãe produza anticorpos permanentes.

Continue navegando