Buscar

Trabalho de Paleontologia - Exercícios ERAS respostas 11 ao 23

Prévia do material em texto

Trabalho de Paleontologia – Entrega Individual 
1) Como é dividido o Éon Fanerozóico e quais os dois eventos de extinção em massa mais importantes?
2) O que é explosão cambriana e qual a teoria mais aceita para sua explicação?
3) O que são os trilobitas e qual a sua importância para a paleontologia?
4) O que é o Folheto de Burguess e qual a sua importância para a paleontologia?
5) Quais os importantes eventos ocorridos no Siluriano?
6) Qual a importância dos Eurypterus para a evolução e a paleontologia?
7) Qual grupo de seres dominava a Terra no período do Devoniano? Como era a diversificação deste grupo?
8) Quando apareceram os anfíbios e qual foi o grupo provável de peixes do qual foram originários?
9) Qual a explicação para o nome do período carbonífero?
10) Quais grupos de animais e de plantas “dominavam” a Terra no Período Carbonífero?
11) Quais os principais eventos do Permiano? Gimnospermas, desenvolveram-se com o declívio dos brejos produtores de carvão. E teve amplas extinções.
12) O que são os amonites, qual a sua importância para a paleontologia?Os amonóides, também chamados de amonites, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes surgido no período Devónico e que desapareceu na extinção K-T, no final do Cretácio que também vitimou os dinossauros. o seu registro é bem abundante ao redor do planeta, sempre associados a rochas sedimentares que se formaram em ambientes marinhos. Na verdade, foram um grupo de moluscos cefalópodes, hoje extinto mas muito exitoso na sua época, que habitou nos mares. Eles surgiram no Período Devoniano (400 – 360 milhões de anos atrás) e desapareceram junto com os dinossauros, na grande extinção do final do Cretáceo (há 65 milhões de anos)
13) Explique a extinção em massa do permiano para o Triássico? Foi uma extinção em massa ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás, determinando a passagem do período Permiano para o Triássico, bem como a fronteira entre as eras Paleozoica e Mesozoica. Este evento é a extinção em massa de maiores proporções que já ocorreu na Terra, resultando no desaparecimento de 95% das espécies marinhas e 70% das espécies terrestres. Os dados estimam que 57% das famílias e 85% dos gêneros foram ceifados. Tornou-se também o único evento de extinção em massa de insetos conhecido. Por causa de seu impacto, foi descrita como a "mãe de todas as extinções em massa".
14) Quais os problemas e quais as soluções encontradas para as plantas conquistarem o ambiente terrestre? Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução. ara evitar a dessecação, o surgimento da cutícula foi essencial. A cutícula, que é encontrada recobrindo a epiderme das plantas, é formada por substâncias lipofílicas e tem por função diminuir a transpiração.
Para a realização de trocas gasosas, o aparecimento de estômatos foi de fundamental importância. Os estômatos são constituídos por duas células-guarda e um orifício denominado ostíolo. Algumas plantas possuem, ainda, células circundando as células-guarda denominadas de células subsidiárias. Os estômatos são estruturas que estão relacionados à respiração, transpiração e fotossíntese
15) Qual a ERA que ficou conhecida como “Idade dos Répteis”? Mesozoica
16) Quais grupos de répteis dominavam a Terra na Era Mesozóica? Ictiossauros, Arcossauros e Plesiossauros
17) Em qual período geológico surgiram os mamíferos e as aves? Os mamíferos surgiram já no Mesozóico há cerca de 200 milhões de anos, mais ou menos na época em que apareceram os grandes e terríveis répteis que povoam nossa imaginação – os dinossauros.
18) Como se deu a diversificação das angiospermas? As angiospermas são as plantas que apresentam o maior sucesso evolutivo nos dias atuais -- se compararmos o número de espécie de angiospermas e gimnospermas, poderemos notar que o primeiro grupo de plantas conta com cerca de 235 mil espécies viventes contra 720 espécies do segundo grupo. Isso significa que as angiospermas sofreram inúmeras mutações gênicas para poderem se adaptar aos mais variados tipos de ambiente. Contudo, para melhor compreender esse grupo de plantas, é preciso voltar no tempo e analisar como viviam suas ancestrais
19) Quais grupos de seres foram extintos no final da Era Mesozóica? Seu final é marcado por uma nova extinção em massa que, segundo alguns cientistas, se deveu ao impacto de um grande meteoro que teria causado uma drástica mudança no clima extinguindo os dinossauros. Foi nesse período também que se deu a separação da América do Sul e da África e ainda não existia ligação entre a América do Norte e do Sul.
20) Como foi a extinção em massa do final do período cretáceo e início do paleógeno? Este evento teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes. O registro estratigráfico mostra que o desaparecimento abrupto das espécies que foram extintas coincide com um nível estratigráfico, denominado nível K-Pg, rico em irídio, um elemento químico pouco abundante na Terra[1] e geralmente associado a corpos extraterrestres[ ou a fenômenos vulcânicos. Diversas teorias tentam explicar a extinção K-Pg, sendo que a mais aceita atualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteroide com a Terra.
21) Caracterize o termo dinossauro: Dinossauros ou dinossáurios , significa "lagarto terrível" constituem um grupo de diversos animais, membros do clado Dinosauria
22) Diferencie os termos Ornitischia e Saurischia: Os ornitísquios ou ornitisquianos constituem uma ordem de dinossauros herbívoros, caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis que se assemelha à das aves. Esta característica distingue os Ornithischia dos Saurischia, a outra ordem de dinossauros.
 Saurischia (do grego sauros (σαυρος) lagarto, e ischion (ισχιον), que significa quadril) é uma das duas ordens, ou divisões dos dinossauros. Em 1888, Harry Seeley classificou os dinossauros em duas ordens, com base na estrutura do quadril.
23) Como são chamadas as estruturas dos ceratopsídeos? As mãos e os antebraços do Triceratops mantiveram uma estrutura bastante primitiva em comparação com outros dinossauros quadrúpedes, como os Thyreophora e muitos saurópodes. Nesses dois grupos, os membros anteriores de espécies quadrúpedes geralmente eram girados de modo que as mãos ficassem com as palmas para a frente esse animais caminhavam com as palmas das mãos viradas para trás ("pronadas"). O tricerátops, como outros ceratopsídeos e ornitópodes quadrúpedes relacionados, andou com a maioria de seus dedos apontando para a direção contrária ao corpo,condição primordial para os dinossauros também mantida por formas bípedes, como os terópodes. Nos tricerátops, o peso do corpo foi sustentado por apenas os três primeiros dedos da mão, enquanto os dedos 4 e 5 eram vestigiais e não tinham garras ou unhas
24) Relate sobre os principais eventos da ERA Cenozóica.
25) Explique as três teoria para a extinção da megafauna do pleistoceno?
26) Cite três animais extintos no período Holoceno.
27) Como foi a evolução dos primeiros hominídeos?
28) Explique a importância da capacidade de perda de calor adquirida pelo homem.
29) Caracterize a espécie Homo sapiens sapiens.
30) Qual a hipótese mais aceita para a colonização da espécie humana na America do Sul?

Continue navegando