Buscar

Licenciatura em Foco

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637960) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15945309
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A terminologia da palavra aldeia global é um dos problemas da diversidade cultural, pois entende-se que significa juntar ideologias. São interesses fortemente econômicos ao consumo de recursos tecnológicos que vendem a ideia de aproximação, mas que na realidade é uma outra forma de exclusão, uma vez que ainda não é a maioria das pessoas tem acesso limitado à tecnologia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
	 b)
	Há uma busca de uniformidade ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido. As diferenças não são valorizadas.
	 c)
	Um mercantilismo assustador no contexto das tecnologias apresentado como capaz de unir, quando na verdade, as diferenças não são profundas.
	 d)
	Um mercado globalizado, sendo apresentado por diferentes culturas, e as diferenças não são profundas, que vem ao desencontro com as diferenças.
	2.
	O conceito de multicultura é aplicado para os estudos dos diversos grupos sociais, já o multiculturalismo expressa estratégias políticas para os problemas sociais específicos. Nesse sentido, Hall (2003) sugere diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre esses tipos, analise as sentenças a seguir:
I- Multiculturalismo conservador.
II- Multiculturalismo cético.
III- Multiculturalismo liberal.
IV- Multiculturalismo pluralista.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Os sites, os programas, as fontes on-line e os softwares educacionais podem auxiliar o professor na elaboração e na construção de suas aulas. Nesse contexto, o professor necessita estabelecer uma avaliação criteriosa das ferramentas utilizadas, da mesma forma que ele faz com um livro didático. Sobre como podemos descrever os recursos didáticos on-line, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Programas que devem ser destinados exclusivamente aos professores para facilitar a realização de planejamentos e atividades, sem acesso aos alunos.
	 b)
	São aplicativos educacionais que desconsideram os objetivos pedagógicos tradicionais, podendo ser utilizado para o lazer e entretenimento dos alunos.
	 c)
	São projetos educacionais que devem reproduzir integralmente os livros didáticos impressos com a finalidade de atrair a atenção dos alunos com déficit de atenção.
	 d)
	São aplicativos voltados às atividades pedagógicas e que possibilitem ao estudante produzir e desenvolver conhecimentos.
	4.
	Os recursos tecnológicos favorecem a interatividade, a simulação do real, a ampliação de comunicação a distância e a organização não linear da informação. Nesse sentido, há alguns projetos que propõem disponibilizar on-line uma variedade de  fontes de trabalho didático na área do seu curso. Sobre esses projetos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elaboração de vídeos.
II- Portal Domínio Público.
III- Instituto Tear.
(    ) Um espaço de ideias inovadoras, voltado à formação e à produção artístico-cultural.
(    ) Potencializam maneiras complexas de comunicação, articulando emoção e razão.
(    ) Propõem compartilhamento de saberes através de uma biblioteca virtual que deverá se tornar uma referência para população em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	5.
	As adaptações pedagógicas devem compreender a organização administrativa e pedagógica, os recursos humanos e os recursos materiais. Esses são os principais eixos norteadores de qualquer mudança em prol da inclusão. Nesse sentido, tais adaptações devem contemplar os seguintes critérios para o aluno com deficiência no ensino regular. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento integral do aluno, abrangendo o cognitivo, o social e o afetivo.
(    ) Que o aluno se adéque conforme as especificidades de cada escola.
(    ) Que as dificuldades individuais de cada aluno sejam respeitadas e atendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	6.
	É importante sabermos quais motivos levam o educador a filosofar, o que o move para esta ação e quais são as novas questões que a filosofia da educação pode trazer para melhorar a profissão do docente. Nesse sentido, sobre a tarefa da filosofia da educação para a formação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Levar aos educadores um método de reflexão que lhes auxilie na forma de entender e solucionar os problemas educacionais.
(    ) Permitir aos educadores uma forma de resolver os problemas educacionais de forma única e padronizada, por meio da reflexão.
(    ) Envolver os educadores num pensamento reflexivo mais complexo, seguindo um método para questionar.
(    ) Ampliar horizontes e construir novas perspectivas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	No Brasil, o princípio das comunidades africanas e descoberta da América e do caminho para as Índias pelo Pacífico abriram margem para preconceitos de raça e cor. O sistema de escravidão tinha raízes de uma cultura de discriminação de raças, que até hoje prejudica a sociedade, mesmo após a abolição dos escravos. Sobre a lei que marcou o Brasil, assinale alternativa CORRETA:
	 a)
	A Lei Áurea de 1899, em 13 de maio, deu amplitude para a libertação, pois muitos não precisavam voltar para as fazendas, e eles teriam trabalho assim que fossem libertados.
	 b)
	A Lei que ajudou na libertação dos escravos deu limite apenas em libertar os escravos, não deu oportunidade para eles conseguirem um emprego em outras fazendas.
	 c)
	A Lei Áurea de 1988, em 13 de maio, abrangeu os direitos dos escravos, sendo amparados por fazendeiros ricos e tendo mais oportunidade para levar suas famílias para outros lugares.
	 d)
	A Lei Áurea de 1888, em 13 de maio, limitou-se em apenas libertar os escravos, sem amparo e sem sustento, pois eles não tinham para onde ir e muito menos um trabalho para continuar sua vida no Brasil.
	8.
	A filosofia nos leva a pensar e questionar sobre situações da realidade. Esse pensar e questionar não é feito de qualquer maneira, ele deve ter alguns critérios para que se diga uma reflexão filosófica. Nesse aspecto, é preciso que contemple três requisitos. Quais são eles?
	 a)
	A radicalidade, o rigor e o conjunto.
	 b)
	A criatividade, a mobilização e a flexibilidade.
	 c)
	O conjunto, a radicalidade e a espontaneidade.
	 d)
	A espontaneidade, a flexibilidade e a individualidade.
	9.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importânciade uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V -V - F - F.
	10.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	 b)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	 c)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	 d)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	11.
	(ENADE, 2017) O Projeto Político-Pedagógico(PPP), compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas como base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como o conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aos estudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania. Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as informações a seguir:
I- Na prática escolar, além do currículo explícito, há um currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II- No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
III- A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender os estudantes de acordo com suas necessidades.
IV- Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos: devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade.
V- Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática escolar, por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	II, IV e V.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I, III e V.
	12.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 b)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 c)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	 d)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando