Buscar

Prova de Laboratório de textos 3

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Portuguesa: Laboratório de Texto (LET45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512340) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Refletir sobre diferentes fatos linguísticos, reconhecer e analisar a variação linguística em suas diferentes dimensões, bem como reconhecer a natureza dominante de um texto, muito auxilia na compreensão textual. Assim, para que haja a compreensão plena de um texto, necessitamos identificar os mecanismos utilizados para que, dessa maneira, a progressão dos sentidos e a manutenção da coerência sejam garantidas. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os articuladores textuais são um recurso linguístico que promove a conexão de parágrafos, períodos, orações, enunciados, entre outras.
II- Somente funcionam como articuladores textuais os advérbios de texto e outras expressões adequadas que estabelecem tipos de relações semânticas.
III- As palavras podem produzir sentidos diferenciados, dependendo da maneira como estas estão dispostas no texto para o leitor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Ao escrever, ler e ouvir um texto, são variados os conhecimentos que colocamos em prática para poder codificá-lo ou decodificá-lo. Para que haja o processamento do texto, três são os sistemas de conhecimento que entram em ação: o enciclopédico, o linguístico e o interacional. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico. 
II- O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem. 
III- O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos de mundo, tanto os declarativos quanto os episódicos, que são armazenados na memória dos indivíduos. 
IV- Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Sua principal função é ligar uma sentença a outra com a finalidade de compor textos lineares. Ela oferece pistas que podem orientar o leitor na construção de sentido. A qual definição esta passagem pertence?
	 a)
	Anáfora.
	 b)
	Coesão.
	 c)
	Intertextualidade.
	 d)
	Catáfora.
	4.
	A charge utiliza a ilustração. Ela geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por ironia. Acerca do gênero textual charge, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual.
	 b)
	Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade.
	 c)
	Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados.
	 d)
	Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem.
	5.
	Ao produzir um texto, o autor seleciona, de maneira consciente ou não, a quantidade e a qualidade das informações que vai oferecer ao receptor. O autor ainda escolhe se colocará à disposição do receptor uma informação menos ou mais conhecida, ou absolutamente nova, ou ainda com maior ou menor riqueza de detalhes. Assim, a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade da informação apresentada no texto. Partindo do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Algumas informações são consideradas óbvias e previsíveis pelo leitor. Assim, o texto apresentará um grau de informatividade baixo e tende a ser recusado ou rejeitado pelo leitor.
(    ) Se o leitor lê um texto e esse texto ofertar apenas informações novas, o leitor pode julgá-lo como incoerente, pois não encontra suporte.
(    ) O autor do texto estabelece as informações de maneira estratégica no texto, de acordo com sua intensão.
(    ) O autor do texto geralmente apresenta um fato novo para o leitor de uma única maneira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	A sequência descritiva não tem uma estrutura fixa, ela é gerada por operações de base descritivas. Elas possuem força ilocucionária, uma vez que é um sujeito que realiza a descrição, ação que não é independente de um ponto de vista que pretende levar o interlocutor a aderir ao enunciado proferido. Com relação às características das sequências descritivas, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A falta de progressão temporal é uma das distinções marcantes das sequências descritivas com relação às narrativas.
	 b)
	É necessário saber qual é o objetivo do texto, para representá-lo com palavras.
	 c)
	Sua função é proporcionar os aspectos e as propriedades de um ser, num determinado estado, num ponto estático do tempo.
	 d)
	Para que haja uma apresentação de ocorrências assincrônicas, uma não pode ser considerada cronologicamente anterior a outra.
	7.
	Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos [...]? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. Só o Facebook já tem mais de 500 milhões de usuários, que, juntos, passam 700 bilhões de minutos por mês conectados ao site - que chegou a superar o Google em número de acessos diários. A internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade e está transformando nossas relações: tornou muito mais fácil manter contato com os amigos e conhecer gente nova. Será que as amizades on-line não fazem com que as pessoas acabem se isolando e tenham menos amigos off-line, "de verdade"? Essa tese, geralmente citada nos debates sobre o assunto, foi criada em 1995 pelo sociólogo americano Robert Putnam, e provavelmente está errada. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto constatou que a internet faz você ter mais amigos - dentro e fora da rede. Durante a década passada, período de surgimento e ascensão dos sites de rede social, o número médio de amizades das pessoas cresceu. Os chamados heavy users, que passam mais tempo na internet, foram os que ganharam mais amigos no mundo real - 38% mais. Já quem não usava a internet ampliou suas amizades em apenas 4,6%. A partir da análise do texto, assinale a alternativa CORRETA que o descreve adequadamente:
FONTE: https://super.abril.com.br/comportamento/como-a-internet-esta-mudando-a-amizade/. Acesso em: 3 dez. 2019.
	 a)
	Podemos observar que os fatores de textualidade estão ausentes no texto em questão, afinal, de fato, a internet não é uma ferramenta capaz de criar amizades do zero.
	 b)
	Podemos observar que o texto em questão respeita o fator da informatividade e de aceitabilidade - autor e leitor, juntos, constroem os sentidos do texto.
	 c)
	Podemos observar, a partir do texto, que a internet faz com que você "consiga desacelerar o processo, mas não salva as relações", conforme afirma o antropólogo Robin Dunbar.
	 d)
	Podemos compreender que há uma obscuridade no texto - ele é um texto de difícil compreensão; por muito pouco, acaba sendo ferido o princípio da aceitabilidade.
	8.
	Narrativaé uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, entre outras, são formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas. Ela é expressa por diversas linguagens: pela palavra, seja através da linguagem verbal, oral e/ou escrita, ou pela imagem, através da linguagem visual ou, ainda, pela representação, através da linguagem teatral etc. Para que haja uma narrativa, são necessários alguns elementos. Baseado no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos elementos essenciais da narrativa é a presença de pelo menos dois atores que garantam a unidade de ação.
II- Para que uma narrativa se constitua, é preciso que haja uma intriga, capaz de integrar os fatos em uma ação.
III- O desfecho é outro elemento importante, ele encerra ou resolve a intriga constituída anteriormente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo, um meio e um fim. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características do gênero narrativo:
	 a)
	O gênero narrativo é marcado pela afetividade e pela emotividade do clima lírico, sempre relacionado com o íntimo e a introspecção.
	 b)
	O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.
	 c)
	No gênero narrativo, há sempre um eu que se expressa, elemento que é responsável pelo subjetivismo atribuído a esse tipo de composição.
	 d)
	O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo. O narrador fala do passado, o que justifica os verbos sempre empregados no tempo pretérito.
	10.
	Ao elaborar um texto de qualidade, vários são os processos colocados em ação. Um deles é a construção da coesão. Esse processo solicita que seja observado constantemente qual o referente que se pretende evocar. Depois disso, qual o termo mais correto a ser utilizado para reconvocar esse referente. A partir disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A coesão textual ocorre quando há referência a algum outro termo ou elemento inferível.
(    ) A coesão textual deixa de existir quando é necessário inferir qual o referente.
(    ) É possível perceber duas formas remissivas gramaticais: as livres e as presas.
(    ) As formas remissivas lexicais podem fazer referência a elementos extralinguísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2012)
OS RESISTENTES
Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo. Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que, quando toca, a pessoa diz "É o meu!", e passa a procurá-lo freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz "alô" várias vezes, aperta botões errado, desiste e desliga, para repetir toda a função quando a musiquinha toca outra vez. Não sei, a gente escolhe a musiquinha quando compra o celular? Sei que alguns celulares ronronam e vibram, discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer. É como o que nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.
FONTE: VERÍSSIMO, L. F. Disponível em: <http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 12 jul. 2012.
Considerando as características do texto acima, infere-se que a crônica
I- É uma composição breve relacionada à atualidade.
II- Realiza uma tradução livre da realidade, frequentemente com humor e ironia.
III- É um gênero literário mais ficcional que opinativo.
IV- É um gênero jornalístico relacionado com os gêneros literários clássicos.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I e III.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e IV.
	12.
	(ENADE, 2014)
Texto 1
Toco a sua boca com um dedo, toco o contorno da sua boca, vou desenhando essa boca como se estivesse saindo da minha mão, como se, pela primeira vez, a sua boca entreabrisse, e basta-me fechar os olhos para desfazer tudo e recomeçar. (...) Você me olha, de perto me olha, cada vez mais de perto (...) as bocas encontram-se e lutam debilmente, mordendo-se com os lábios, apoiando ligeiramente a língua nos dentes, brincando nas suas cavernas, onde um ar pesado vai e vem, com um perfume antigo e um grande silêncio. (...) E se nos mordemos, a dor é doce; e se nos afogamos num breve e terrível absorver simultâneo de fôlego, essa instantânea morte é bela.
FONTE: CORTÁZAR, J. O jogo da amarelinha. Tradução de Fernando Castro Ferro. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2009 (adaptado).
Texto 2
Ciência comprova a importância do beijo
Alguns cientistas acreditam que a união dos lábios evoluiu por que facilita a seleção de parceiros. "O beijo envolve uma troca bem complicada de informações - olfativa, tátil e ajustes de postura que costuma acionar mecanismos neurológicos sofisticados e também inconscientes, permitindo às pessoas determinarem subjetivamente até que grau elas são geneticamente incompatíveis", afirma o psicólogo evolucionista Gordon G. Gallup, professor da Universidade de Albany e da Universidade do Estado de Nova York. (...) 
Dos 12 ou 13 nervos cranianos que afetam a função cerebral, cinco estão em ação quando beijamos, carregando mensagens de nossos lábios, língua, bochechas e nariz para o cérebro - que capta informações sobre temperatura, sabor, cheiro e movimentos de toda a situação. Parte dessa informação chega ao córtex somatossensorial, faixa de tecido na superfície cerebral responsável pela leitura das informações vindas do corpo. 
FONTE: Ciência comprova a importância do beijo. Disponível em: <http://cmba.org.br/>. Acesso em: 20 jul. 2014. (adaptado).
Os textos 1 e 2 apresentam, sob diferentes perspectivas, a temática de beijo. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I- A utilização de palavras de cunho científico no texto 2, como "córtex somatossensorial", dificulta o entendimento do texto pelo público leitor.
II- A expressão "a dor é doce", no texto 1, é incoerente, uma vez que os vocábulos "dor" e "doce" estão relacionados à percepções sensoriais diferentes.
III- A presença de apenas uma citação, no texto 2, é prejudicial à argumentação do texto, que por isso perde credibilidade.
IV- O uso constante de palavras que se referem à primeira pessoa, no texto 1, reforça a subjetividade própria de um texto literário.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	IV.
	 c)
	I.
	 d)
	I e III.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando