Buscar

Releitura da Alegoria da Caverna - FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALEGORIA DA CAVERNA
 Um dia, em 2500, depois que a sociedade quase se destruiu, foi criado um projeto para prender jovens em uma antiga biblioteca (pois ninguém mais conhecia ou sabia a real finalidade da mesma).
 Este projeto tinha como objetivo ressuscitar a compaixão, o respeito, o senso comum e a própria humanidade que todos os seres humanos haviam perdido. Os jovens, após terem suas memórias perdidas, seriam presos nessa biblioteca, até então um “mundo” desconhecido. Tudo a que eles teriam visão seria uma parede extensa, onde imagens de uma sociedade correta seriam projetadas.
 A realidade para aquele grupo era uma totalmente diferente da realidade para o pouco que sobrou do mundo. O grupo estava aprendendo tudo desde o princípio. E, presos à arrogância, à crueldade, ao pensamento de que só se pode favorecer a si mesmo, eles ficavam lá, olhando para aquelas imagens de um mundo perfeito que eram representadas na parede.
 Um dia uma das jovens, a mais ingênua e audaciosa deles, se soltou. Pois nela não tinha nenhum resquício dos sentimentos que estavam tentando evitar na nova sociedade. Então, uma vez livre, ela disse para os companheiros “Vou explorar o local.”. Ninguém ligou para ele, porém, esta garota era muito curiosa para não seguir em frente. Ela explorou cada centímetro daquela biblioteca, até que achou uma porta oculta. E quando essa porta se abriu... Ela descobriu que tudo aquilo que ela passou anos vendo nas paredes eram apenas projeções de tudo o que existia fora daquela biblioteca, ela descobriu que esse lugar, que acabara de conhecer era a verdadeira realidade: um mundo em construção para se tornar um lugar melhor. Sem todos os atos desumanos que fez com que a sociedade quase se destruísse. Um lugar com um futuro...
 De volta à “caverna”, a garota se enrolou ao contar a nova descoberta para os outros jovens, ainda presos. Eles não acreditaram nela. “Eu solto vocês também e vocês veem com os próprios olhos”, disse a garota. Por ser tão pura, ela conseguiu soltá-los, porém não sabia que essa seria sua última escolha.
 Depois de libertos, os colegas da garota se revoltaram, dizendo que aquilo que ela havia visto não passava de uma ilusão. Então eles a mataram, provando que a sociedade sempre retrocede, pois alguns seres humanos já nascem ruins por natureza e não se pode mudar isso.

Outros materiais