Buscar

AV1 PATOLOGIA 3001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 PATOLOGIA 3001
1 Um homem adulto jovem, 35 anos, sofreu acidente de moto em que colidiu com um carro. No local do acidente percebeu-se o extravasamento de sangue de forma moderada. No hospital realizou radiografia da perna para avaliação da região de muita dor e edema local. A radiografia diagnosticou fratura da cabeça da fíbula. A fratura foi reduzida e engessada por um mês, e após a retirada do gesso o homem não conseguia mais movimentar a perna e o pé. Uma nova radiografia foi feita, constatando uma falha no processo de calcificação devido a lesão. Todos estes eventos em destaque são mecanismos patológicos que fazem parte da etiologia de várias doenças. Desse modo, analise esses eventos acima citados e discorra sobre eles, definindo, classificando e exemplificando-os.
Conforme a história clínica do paciente, o mesmo apresentou problemas de calcificação na região que foi lesionada, foram realizados todos procedimentos necessário no momento do atendimento, com tudo isso houve falha de calcificação, fazendo assim um quadro de deformidade no membro atingido. Uma fratura dependo do local pode levar dias ou meses para uma consolidação total, no caso deste jovem de 35 anos a fratura ocorreu na cabeça da fíbula, houve outros fatores endógeno o qual não foi diagnosticado até o momento, podendo assim ter sido a causa provável para esta falha de calcificação. 
2 A membrana celular é uma estrutura bastante especializada e com funções vitais para qualquer tecido. As lesões que acometem as membranas geram respostas celulares que muitas vezes visam reestruturar esse componente importante das células. Lesões que culminam na sua perturbação podem ocasionar eventos caracterizados por acúmulo de substâncias que, normalmente, não estão presentes nestas células. Discorra sobre esse caráter patológico, abordando todas as suas características.
A membrana celular é composta principalmente de uma mistura de proteínas e lipídios . Dependendo da localização da membrana e função no corpo, lípidos pode fazer-se em qualquer lugar de 20 a 80 por cento da membrana, com o restante sendo proteínas. Como a camada da membrana plasmática é dividida em diversas partes onde tem a função de proteger a integridade do interior da célula, permitindo que certas substâncias para a célula, enquanto mantendo a outras substâncias. Algumas bactérias produzem ionóforos: substâncias hidrofóbicas com locais de ligação a iões e com grande facilidade de se difundir através da membrana. Em alguns casos os ionóforos formam poros através da membrana. Estas substâncias são antibióticos potentes, pois destroem os gradientes iónicos necessários para a manutenção das funções celulares. Os três principais grupos de lipídios da membrana são os fosfolipídeos, o colesterol e os glicolipídeos. Os fosfolipídeos possuem uma cabeça polar e duas caudas de hidrocarboneto hidrofóbicas (característica que confere a dupla camada lipídica). As caudas são normalmente ácidos graxos com diferenças no comprimento, o que influi na fluidez da membrana. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades de permeabilidade das duplas camadas lipídicas. Ela torna a bicamada lipídica menos sujeit a a deformações, e assim, diminui a permeabilidade da membrana. Os glicolipídeos auxiliam na proteção da membrana plasmática em condições adversas, como pH baixo. Sua presença altera o campo elétrico através da membrana e das concentrações dos íons na superfície da membrana. Acredita-se que essas moléculas participem dos processos de reconhecimento celular, e alguns glicolipídeos propiciam pontos de entrada para algumas toxinas bacterianas. A membrana plasmática não é uma estrutura estática, os lipídios movem-se proporcionando uma fluidez à membrana. Os lipídios podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos. A fluidez da membrana plasmática depende também da temperatura e da quantidade de colesterol, pois quanto maior a temperatura e Proteínas da Membrana As proteínas de desempenham a maioria das funções específicas das membranas.
3. Elabore um texto, com suas palavras relacionando a ausência ou diminuição no suprimento de oxigênio à morte tecidual.
 A ausência ou diminuição do oxigênio podemos chamar de Hipóxia, cuja o acontecimento é atribuída a diversos fatores. Este fator ocorre de forma natural sendo assim é a manifestação final de uma célula que sofreu uma lesão irreversível, em outras palavras é quando param as funções orgânicas e os processos reversíveis do metabolismo. Por exemplo, a falta de oxigênio no cérebro pode causar a anoxia cerebral, que pode ser um caso irreversível como isso ocorre? Devido a uma hemorragia ou parada respiratória, podendo ser perceptível ao observar as extremidades dos dedos e lábios ambos ficam de cores azulados, a pessoa fica com dificuldade para respirar dentre outras.

Continue navegando