Buscar

Atividade I da AD2 2020 1º

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 2020/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): 
Polo:
Orientações:
· Esta primeira atividade da AD2 vale 2,0 pontos e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”. 
· Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
· A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 10/05/2020).
· Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos mediadores a distância.
· Pré-requisito: Leitura do texto-síntese da Experiência de Hawthorne, de autoria de Idalberto Chiavenato. 
ATIVIDADE I DA AD2: 
Conhecendo e analisando a Experiência de Hawthorne
O texto-síntese da Experiência de Hawthorne, de autoria de Idalberto Chiavenato, está disponível para você na ferramenta "Exercícios e Complementos" e constitui a base para Atividade I da AD2.
Leia atentamente o texto-síntese da Experiência de Hawthorne.
Releia o texto-síntese, agora, observando as quatro fases da Experiência de Hawthorne, e, marque os pontos que você considerou mais relevantes para fundamentar as conclusões da pesquisa.
A experiência de Hawthorne foi desenvolvida por Elton Mayo, junto com seus colaboradores, e colocou em xeque a teoria clássica da administração, mecanicista e rígida. O experimento contou com quatro fases. A primeira delas consistiu em observar dois grupos de operárias para desempenhar as mesmas funções sob as mesmas condições de trabalho: o primeiro tinha iluminação variável e o segundo grupo possuía iluminação constante. Os pesquisadores não encontraram relação entre a iluminação e a produtividade, mas sim a existência de uma variável psicológica. Assim, nesta fase eles concluíram que o fator psicológico afetava a eficiência das operárias e, por considerar isto negativo, tentaram isolar este fator do experimento. Na segunda fase, o primeiro grupo contava com seis moças, das quais cinco montavam o equipamento e a sexta era responsável por fornecer as peças necessárias ao trabalho. O segundo contava com um contador de peças que marcava a produção. A pesquisa com o primeiro grupo foi subdividida em doze fases e constatou-se que as moças não temiam a supervisão porque a consideravam branda, ao contrário do grupo dois; o ambiente amistoso aumentava a satisfação no trabalho; tornaram-se amigas; desenvolveram objetivos comuns como aumentar a produtividade.
Na terceira fase os pesquisadores deixaram de analisar as condições físicas e priorizaram as relações humanas no trabalho. Em 1928, teve início um programa que tinha como objetivo ouvir sugestões e conhecer melhor os sentimentos das funcionárias no trabalho e em 1931 elas já tinham liberdade para falar livremente.
A quarta fase consistia na observação da organização informal das operárias e o sistema de pagamento foi organizado de acordo com a produção de cada grupo. Constatou-se uma espécie de solidariedade grupal. Foram estudadas a relação entre a organização criada pelas próprias funcionárias e a formal da fábrica.
Releia as conclusões da Experiência de Hawthorne apresentadas por Chiavenato. Agora, selecione, na sua opinião, os 5 tópicos mais relevantes e formule (elabore) uma frase-síntese para cada uma das conclusões escolhidas, expressando sua essência.
A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.

Continue navegando