Buscar

Atividade de Portfólio 3 Anatomia

Prévia do material em texto

Jefferson Borges Tokuda
Atividade de Portfólio 3
Atividade de Portfólio 3 da Disciplina de Anatomia Humana Profº Edson Donizzeti Verri.
 
Batatais
2019
1) Cite os órgãos que formam o sistema respiratório e a função deles. 
Nariz: região externa da via de condução. 
Cavidade nasal: início do processo da condução do ar. 
Seios paranasais: aquecimento e umidificação da cavidade nasal. 
Faringe: condução do ar até a laringe. 
Laringe: condução do ar. 
Traquéia: condução do ar. 
Brônquios: condução do ar para o pulmão. 
Pulmão: órgão responsável pelas trocas gasosas.
2) Dê as funções da cavidade nasal e dos seios paranasais. 
A cavidade nasal, em sua parede lateral, apresenta as conchas nasal superior, media e inferior separadas pelos meatos nasais superior, médio e inferior. Posteriormente, a cavidade nasal apresenta um a comunicação com a primeira parte da faringe denominada porção nasal da faringe. Com a cavidade nasal, as funções do nariz são aquecimento, purificação prévia e umidificação do ar inspirado. Também atua no olfato e como uma caixa de ressonância para a voz. 
Seios paranasais Os seios paranasais, são classificados em uma caixa de ressonância, composta por seio frontal, seio esfenoidal, seio etmoidal, seio esfenoidal e seio maxilar. Essas partes estão relacionadas com o aquecimento e a umidificação do ar que está passando pela cavidade nasal para, em seguida, chegar à primeira parte da faringe, denominada nasofaringe. Esses seios estão presentes em ossos classificados em pneumáticos (osso frontal, osso etmóide, osso esfenóide e osso maxilar). Em sua constituição, apresentam um revestimento denominado mucosa contínua, como a que está localizada na superfície da cavidade nasal. 
3) Dê a função das pregas voais (pregas verdadeiras) e vestibulares (falsas pregas). O vestíbulo da laringe é o início desse tubo. Há uma comunicação localizada em sua parte superior denominada á dito da laringe, relacionando as duas partes finais da faringe com a laringe, sendo fechada por meio desses tímulos nervosos pela cartilagem epiglote durante a deglutição e aberta durante a respiração.
Inferiormente, encontramos a região glote, que apresenta as pregas vestibulares (proteção das pregas vocais), as pregas vocais e a rima da glote durante a fonação, além dos músculos intrínsecos (músculos que se originam e se inserem na mesma região), que podem aduzir ou abduzir as pregas vocais, fechando e abrindo a rima da glote, respectivamente, e permitindo a emissão de sons. 
4) Dê a importância das pleuras pulmonares ou visceral e parietais que revestem os pulmões? 
Os pulmões ocupam o maior espaço da cavidade torácica e são revestidos por um saco seroso duplo, chamado de pleura. A pleura não está revestindo somente o pulmão, mas também reveste a parede interna da cavidade torácica, distinguindo dois folhetos pleurais contínuos: a pleura visceral ou pulmonar, que reveste o pulmão, e a pleura parietal, que reveste a parede da cavidade torácica. Entre as duas, encontramos um espaço virtual denominado cavidade pleural, contendo um líquido que ao mesmo tempo adere às duas pleuras entre si e permite o deslizamento de uma sobre a outra na mecânica respiratória (ventilação). O pulmão direito é mais curto que o esquerdo devido ao fato de o diafragma ser mais e levado à direita, enquanto o esquerdo é mais largo, porque o coração está mais deslocado para a esquerda. 
5) Cite os órgãos que formam o sistema digestório e suas funções. 
O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos e glândulas com a capacidade de realizar as reações químicas nos alimentos ingeridos para que, 4 horas depois, possam ser absorvidos pelo organismo. A essas reações químicas se dá o nome de digestão. Outra importante característica do sistema digestório é a mobilidade, isto é, os movimentos realizados por seus órgãos, denominado peristaltismo ou movimento peristálticos. Esse movimento permite a passagem do bolo alimentar de um segmento para outro. Os órgãos do sistema digestório incluem um longo tubo muscular (músculo liso), o canal alimentar, que se inicia na boca e termina no ânus, e os órgãos anexos. Os órgãos que compõem o tubo são: boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus . Os anexos do sistema digestório são: fígado, pâncreas e glândulas salivares. As funções do sistema digestório são: 1) Preensão dos alimentos. 2) Mastigação. 3) Deglutição. 4) Digestão e absorção dos alimentos. 5) Expulsão das fezes.
 
6) Quais são as glândulas salivares e a importância delas? As glândulas salivares são as responsáveis pela produção da saliva, que é um líquido viscoso cujas funções são umedecer, dissolver e lubrificar os alimento s, além de participar do início da digestão dos polissacarídeos através de uma enzima conhecida por amilase. São divididas em três pares de glândulas extraparietais: a glândula parótida, a glândula submandibular e a glândula sublingual. A glândula parótida está localizada lateralmente na face, em posição Antero inferior à orelha. É a maior das glândulas salivares e possui um ducto excreto longo, denominado ducto parótide, que secreta a saliva no nível do segundo dente molar superior. A glândula submandibular localiza-se abaixo da mandíbula anteriormente à glândula parótida e o seu ducto excreto, chamado ducto submandibular, abre-se abaixo da língua, próximo ao plano mediano. A glândula sublingual localiza-se no assoalho da cavidade da boca, e sua secreção é liberada por vários ductos, cerca de 12 canais, que se abrem lateralmente, de cada lado da língua. 
7) Qual é a importância da língua no corpo humano? Os humanos, assim como a maioria dos mamíferos, prendem e cortam os alimento s com os dentes e mastigam -nos antes da deglutição (ato de engolir). Durante a mastigação, o alimento é diminuído, umidificado e iniciam -se os processos de transformação de alguns componentes, como o glicogênio e amido, através das enzimas digestivas presentes na saliva. A língua te m um papel fundamental na diminuição e diluição dos alimentos e, também, na sensação do paladar, isto é, no reconhecimento de sabores. A língua é um órgão muscular encoberto por uma mucosa que a torna rugosa devido à presença de elevações conhecidas por papilas gustativas, sendo as principais e maiores as papilas valadas, disposta em forma de V no terço posterior da língua. Nessa mucosa, também estão presentes os chamados botões gustativos, responsáveis pela captação dos diferentes sabores. Portanto, a língua apresenta importantes funções na mastigação, na de glutição, na gustação e na articulação de palavras. Anatomicamente, a língua é dividida em uma porção anterior, o corpo, e uma porção posterior, a raiz, responsável por sua implantação. No terço posterior de seu corpo, apresenta um sulco em forma de V, conhecido por sulco terminal.
Os músculos envolvidos na constituição da língua dividem -se em intrínsecos e extrínsecos. Os músculos intrínsecos são os responsáveis pela sua forma geral, e os músculos extrínsecos são os que fixam a língua na cavidade da boca e realizam os seus movimentos. 
8) Qual é a importância do peritônio no processo de absorção? O peritônio é uma dupla membrana serosa que reveste toda a cavidade abdominal e as vísceras abdominais, semelhante à pleura da cavidade torácica. Possui duas lâminas contínuas, o peritônio parietal e o peritônio visceral. O peritônio parietal reveste a parede da cavidade abdominal, enquanto o peritônio visceral reveste o s órgãos. Entre as duas lâminas, existe um espaço denominado cavidade peritoneal, contendo uma pequena quantidade de líquido, que permite o deslizamento das lâminas entre si. Há órgãos abdominais que ficam posteriores ao peritônio parietal, sendo chamados de retro peritoneais, como os rins e o pâncreas. Devido à disposição, à mobilidade e ao desenvolvimento embrionário dos órgãos na cavidade abdominal, o peritônio apresenta algumas formações importantes, que são: o meso ou ligamento
9) Quais são os hormônios produzidospelo pâncreas. O pâncreas também é uma glândula anexa ao cana l alimentar, localizado à esquerda da cavidade abdominal, fixado à parede posterior do abdome, posteriormente ao estômago. Apresenta três partes: cabeça, corpo e cauda. A cabeça do pâncreas é a sua parte mais dilatada e está localizada no contorno do duodeno. O corpo dispõe-se transversalmente na parede abdominal, terminando numa extremidade estreitada, denominada cauda.
O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina. Sua secreção endócrina é a insulina que é liberada diretamente no sangue, e a sua secreção exócrina é o suco pancreático, que participa da digestão dos lipídios, glicídio e protídeos e é secretada através do ducto pancreático e do ducto pancreático acessório. Dois hormônios importantes na regulação da taxa de (glicose) açúcar no sangue: a insulina e o glucagon. 
10) Quais são as principais funções do fígado. O fígado é caracterizado por ser a maior glândula do corpo e encontra -se localizado na região hipocôndrio direito. Essa glândula é importante por participar ativamente na digestão das gorduras pela sua secreção exócrina, denominada suco biliar, que é inserido n o duodeno pelas vias biliares; porém, essa estrutura anatômica também produz secreção endócrina que é liberada, diretamente, na circulação sanguínea. Além das funções já citadas, o fígado também tem um papel fundamental no controle metabólico do nosso organismo, tendo em vista que ele a tua na síntese de proteínas, nos mecanismos de desintoxicação e no armazenamento de minerais. O fígado apresenta duas faces: u ma convexa, lisa, em relação com o diafragma e por essa razão denominada diafragmática; e a outra, inferior e posterior, é a face visceral. Ainda o fígado pode ser dividido em lobos, sendo eles: Lobo direito; Lobo esquerdo; Lobo quadrado; Lobo caudado.
11) Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório e do sistema digestório para o metabolismo humano? O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos e glândulas com a capacidade de realizar as reações químicas nos alimentos ingeridos para que, depois, possam ser absorvidos pelo organismo. A essas reações químicas se dá o nome de digestão. Outra importante característica do sistema digestório é a mobilidade, isto é, os movimentos realizados por seus órgãos, denominado peristaltismo ou movimento peristálticos. Esse movimento permite a passagem do bolo alimentar de um segmento para outro. Todos os organismos vivos necessitam de oxigênio para o seu funcionamento normal. O oxigênio está em abundância no meio ambiente e é absorvido pelo sistema respiratório por meio do processo d e respiração. A respiração consiste na absorção do oxigênio (O 2), que é utilizado pelo organismo, e na eliminação do gás carbônico (CO2), resultante dos processos oxidativos celulares. Didaticamente, o sis tema respiratório é dividido em duas porções: porção de condução e porção respiratória. 
12) Descreva a circulação portal do fígado. Considerado o maior órgão do corpo, o fígado pesa cerca de 1,5 Kg e está situado à direita do corpo humano e inferiormente ao diafragma, estando ligado a ele pelo ligamento coronário e pelo ligamento triangular esquerdo. É uma glândula cujas funções sã o a de produzir e a de secretar a bile para proteção do trato intestinal, e participação no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras.
13) Cite os órgãos que formam o sistema urinário e a função deles. Os rins são responsáveis pela produção e emissão da urina e funcionam também como glândulas endócrinas, pois produzem a urina que controla a secreção de aldosterona. Além disso, o s rins são a principal fonte de produção de e ritropoietina em adultos, que atua sobre a s células da medula óssea para estimular a produção de hemácias. Cada rim possui 1 .250.000 néfrons, a unidade estrutural e funcional do órgão. Bexiga Esse órgão é localizado na região posterior à sífise púbica, tendo por f unção armazenar por tempo determinado a urina p ara excreção. A partir dessa região, todo fluxo contínuo proveniente dos u reteres é controlado para u m sistema periodizado, ou seja, uma emissão intermitente. Ureter É definido como um tubo muscular que une o rim à bexiga, com um comprimento aproximado de 25 cm. Esse tubo se projeta da pelve renal, passando para um trajeto descendente por meio da parede posterior do abdome, penetrando diretamente na região da pelve até se conectar pelos óstios ureterais à bexiga. Durante todo o trajeto, são determinadas três porções que delimitam o ureter, sendo: abdominal (devido à passagem na região abdominal), pélvica (devido à passagem na região d a pelve) e intramural (devido à passagem pela parede da bexiga). O ureter pélvico cruza a artéria ilíaca comum e curva-se medialmente (flexura pélvica) para chegar à bexiga urinária. Esse tubo é capaz de realizar contrações, devido a presença de tecido muscular, sendo denominada essas contrações de movimentos peristálticos.
Uretra Constitui o último segmento das vias urinárias e será descrita juntamente com o sistema genital. Aqui vale lembrar que ela difere os dois sexos, ma s em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem, é uma via comum para a micção e a ejaculação, a o passo que, na mulher, serve apenas à excreção da urina. 
14) Cite os órgãos que formam o sistema genital feminino e a função deles. O sistema genital feminino é o conjunto de órgãos responsável pela reprodução feminina. Na verdade, o sistema genital masculino, o sistema genital feminino e o sistema tegumentar, este principalmente por incluir as mamas, constituem o aparelho reprodutor. Esse sistema é composto por órgãos formadores de gametas, ou seja, gametógenos, os que transportam esses gametas, denominados de gametóforos e um órgão responsável po r abrigar o embrião para o desenvolvimento, denominado útero. Todo o organismo feminino apresenta uma maior complexidade se comparado com o masculino, em vista do processo de desenvolvimento d e um novo ser vivo ocorrer no sexo feminino. Assim, os órgãos do sistema genit l feminino desempenham as funções de fornecer os gametas femininos, de cópula, de fecundação, de receber, alojar e manter o produto conceptual em desenvolvimento e da expulsão no parto. Além disso, as mamas, embora pertencentes ao sistema tegumentar, sã o anexadas a esse sistema devido à sua função de lactação para nutrir o lactente. Ovários Produzem os gametas femininos, ou óvulos, a o final da puberdade. Além d essa função gametogênica, produzem também hormônios, como os estrógenos e a progesterona, os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais
secundários e atuam sob re o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e início do desenvolvimento do embrião. Tubas uterinas As tubas uterinas, são responsáveis por transportar os óvulos para a cavidade uterina. Em direção oposta, os espermatozóides também passam, e se projetam diretamente para a tuba uterina, onde ocorre a fecundação. Útero É o órgão que recebe o s óvulos e, em caso de gravidez, aloja o embrião que aí se desenvolve até o nascimento. A vagina no final da gestação é o canal d e passagem do feto para o parto, formando nesse percurso o que se chama de canal do parto. Vagina A vagina é o órgão da cópula feminina, por meio desta é possível o recebimento d o sêmen durante uma relação sexual. Além disso, tem a função de facilitar que o sangue percorra esse canal, para que ocorra a menstruação, além de prover a passagem do produto conceptual. Órgãos genitais externos Os órgãos genitais externos da mulher são denominados, em conjunto, de pudendo feminino, ou vulva. Deste fazem parte o monte do púbis, lábios maior e menor, vestíbulo da vagina, bulbo do vestíbulo, óstio vaginal, glândulas vestibulares maiores e menores, clitóris e uretra feminina. 
15) Cite os órgãos que formam o sistema genital masculino e a função deles.
Os testículos são órgãos responsáveis pela produção do gameta masculino, como também na produção endócrina de umhormônio chamado de testosterona, responsável principalmente pelo aparecimento de características sexuais masculinas, como o engrossar da voz e a projeção de pelos. Epidídimo Apresenta o formato da letra C, localizado na região da margem posterior do testículo, podendo ser facilmente observado pela palpação. Constitui a parte das vias espermácias interposta entre a rede do testículo e o reservatório de espermatozóides. Os espermatozóides são aí armazenados até o momento da ejaculação (fenômeno da eliminação do sêmen). Ducto deferente Tem origem no epidídimo, com a função de realizar a condução de espermatozóides até o ducto ejaculatório. Ducto ejaculatório O ducto ejaculatório forma-se por meio da conexão do ducto deferente juntamente à glândula seminal, sendo a região de menor dimensão e calibre. Esse ducto, em seu trajeto, ultrapassa o parênquima prostático e projeta-se na região da uretra prostática, no calículo seminal. Uretra A uretra do sexo masculino apresenta duas funções distintas, a primeira sendo a micção e a ejaculação. Próstata A próstata é um órgão localizado na região pélvica, na porção inferior da bexiga, onde se passa em toda sua extensão a uretra prostática. Consiste principalmente de musculatura lisa e tecido fibroso, mas contém também glândulas. A secreção desta se junta à secreção das vesículas seminais para construir o volume do líquido seminal. As glândulas prostáticas secretam um componente pertencente ao esperma, lançado na região da uretra prostática, com a funcionalidade de prover o odor de característica do sêmen. Pênis Órgão da cópula do sexo masculino, que, quando cheio de sangue, todo seu tecido lacunar fica túrgido, aumentando seu volume e rigidez, promovendo a ereção.

Continue navegando