Buscar

Empreendedorismo - (AOL1) Desafio Colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Empreendedorismo - 20201.A
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
Olá, alunas e alunos.
Sejam bem-vindos ao Desafio Colaborativo da disciplina de Empreendedorismo!
Como o próprio nome diz, o objetivo desta disciplina é desafiá-los e analisar seus conhecimentos sobre o tema.
No desafio colaborativo, todos participam e dão suas respostas com base no que aprenderam e entenderam sobre o assunto. É muito importante que todos participem, pois só assim poderemos enriquecer nosso conhecimento e explorar como cada um toma decisões diante da mesma situação.
É uma excelente oportunidade para você pesquisar referências importantes sobre a nossa disciplina. Essas informações não precisam necessariamente estar na internet, você poderá usar outras fontes, como por exemplo: livros, revistas e artigos acadêmicos. 
Caso queira citar tais fontes em suas respostas, não se esqueça de referenciá-las!
Então, vamos lá?!
1. Leia a situação a seguir:
Luiz Alberto acabou de se formar em medicina veterinária e deseja entrar na área. Ele sempre pensou em ter sua própria clínica e trabalhar por conta. Sendo assim, resolveu comprar um Pet Shop para iniciar seu empreendimento.
O mercado de Pet Shop é um segmento promissor e o que mais cresce no mundo, portanto, Luiz achou interessante abrir uma clínica veterinária onde poderia atender os clientes do Pet Shop. Desta forma, comprou um Pet Shop de um senhor que estava se mudando para o interior. Depois de alguns meses de funcionamento de sua loja, Luiz Alberto estava muito desmotivado, acreditando ter feito um mau negócio. Ao analisar o cenário em que se encontrava, ele percebeu que:
· Não entendia sobre o segmento de pet shop, apenas sobre pets;
· A sua loja estava localizada em uma área de muitos comércios e ele não tinha ideia se havia residências ao redor;
· Os poucos clientes que iam à loja reclamavam muito da falta de produtos e serviços que a loja oferecia;
· O faturamento da loja não era suficiente para pagar as despesas da empresa, nem atraia clientes para a sua clínica veterinária.
Diante dos fatores apresentados, se Luiz Alberto não tomasse uma atitude imediata, ele iria falir e perder todo o investimento que fizera na clínica, o que o tornaria um empresário frustrado.
1. O Desafio:
Leia, reflita e responda aos questionamentos a seguir em relação à situação de Luiz Alberto:
· Como Luiz Alberto pode atrair novos clientes para a sua loja e consequentemente para a sua clínica veterinária?
· Como resolver o problema de localização da loja para atrair novos clientes?
· Como resolver o problema de insatisfação dos poucos clientes que ainda restam?
· Quais ações Luiz poderia fazer, acompanhando a inovação tecnológica, para se reinventar e fidelizar clientes?
Para responder às questões, leia estudos de caso, realize pesquisas dentro do tema e, principalmente, discuta com seus colegas. Não há nada tão enriquecedor quanto a troca de ideias!
RESPOSTA
Luiz deve desenvolver um espaço atraente que suporte diferentes casos veterinários que vão desde vacinação, avaliação, consulta, cirurgia, entre outros aspectos.
A clínica deve estar em um local acessível e com acessibilidade para todos os tipos de animais.
A insatisfação dos clientes pode ser resolvida após Luiz desenvolver as medidas novas no espaço, uma dica importante é interdita-lo por um curto período de tempo e abrir promoções para aqueles que já são clientes fixos, reinventando o serviço.
Bem, vemos um típico comportamento de empreendedores jovens que se aventuram no mercado sem antes fazer um plano de negócio e análise de mercado. Muitos deles acreditam que se darão bem no negócio apenas por julgar conhecer o produto, no caso do Luiz Alberto que conhecia pets, mas não o mercado de pets em si, como um todo. Este é o equivoco de muitos empreendedores, possuem o conhecimento do produto, porém, não conhecem o mercado como deveria e suas necessidades, sem falar, que não desenvolveu nenhuma pesquisa referente seu público alvo.
O Luiz Alberto poderia cogitar uma reestruturação completa de seu negócio, passando por uma pesquisa de mercado, sendo assessorado por profissionais, investimento em marketing, fazer uma pesquisa com seus poucos clientes sobre satisfação e o que poderia melhorar ou algo do tipo para tentar voltar a competir.
Desta forma ele poderia descobrir quais são os anseios de seus clientes para suprir essa necessidade.
Vencida ou pelo menos equilibrada esta dificuldade, seus próprios clientes começarão a agir como agentes de marketing, atraindo outros clientes.
A partir daí, poderão ser implementadas outras ações para corrigir os demais desvios: Investimentos em marketing no bairro e na fachada da loja para dar maior visibilidade ao negócio; acompanhar as tendências de mercado, como feiras de artigos para pets e eventos ligados ao segmento para atender ainda melhor seus clientes; Planos e cartões fidelidade, com promoções para clientes frequentes. Desta forma ele fideliza suas clientelas e atraem novos.

Continue navegando