Buscar

Prévia do material em texto

DATA:27/04/2020
TURMA: 3°Ano
TEMA: Gênero Discursivo Fábula 
 PLANO DE AULA
OBJETIVO: promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero. 
CONTEÚDO: Fábula A Raposa e corvo
METODOLOGIA: 
•Professor providencia antecipadamente o vídeo da fábula A Raposa e o Corvo.
• Professor apresente para os alunos o conceito do gênero fábula
 •O que é uma fábula ?quais suas características ?o que ela nos ensina? •Apresente aos alunos o título da fábula que será estudada.
• Em seguida com o auxílio do Data Show repasse aos alunos o desenho animado da fábula A Raposa e o corpo.
•Após as crianças assistirem o vídeo induza um diálogo com as crianças sobre a fábula .Você já conhece esses animais ?Onde se passa a história ?Qual a lição de moral que a fábula nos traz?
• Professor Copie no quadro os questionamentos feitos orais, elabore outros questionamentos sobre a fábula e oriente os alunos a responder.
RECURSOS: Data show ,pincel ,quadro.
ATIVIDADE: questionamentos orais sobre conceito de fábula.
 Questões elaboradas pelo professor sobre a fábula estudada. 
NOME DA UNIVERSIDADE: Estácio de Sá 
NOME DO DEPARTAMENTO: Polo Tauá 
NOME DA DISCIPLINA: Didática 
TITULO DO RELATÓRIO: Gêneros discursivos
NOME E MATRICULA DO ALUNO: Ana Claudia Silva Souza
DATA:02/05/2020
OBJETIVO:
 Ampliar a competência do aluno. Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas. Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero.
INTRODUÇÃO TEÓRICA: 
 A leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. A partir da década de 80, começam a despontar a proposta de trabalho que tomam o texto como unidade de estudo essencial e com o reflexo das contribuições da linguística textual da teoria do gênero.
 Tomam como base o conceito de gênero textual apresentado por Bakhtin (1997). Segundo ele os gêneros textuais são formas relativamente estáveis de enunciados que se definem por aspectos relacionados ao conteúdos, a composição estrutural e aos traços linguísticos extremamente ligados ao aos contextos( condição e finalidade) nos quais estão inseridos.
 Os estudos dos gêneros se mostram de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno. 
PROCEDIMRNTOS METODOLOGICOS:
 De forma que a metodologia é de suma importância para a organização da aula, com isso desenvolvi os seguintes métodos: explicação do conceito de fábula, questionários orais sobre o gênero, transmissão através do vídeo da fábula em data show, diálogo sobre o assunto do texto questionamentos elaborados sobre a fábula, com a orientação do professor para responder.
RESULTADOS E CONCLUSÃO: 
 De maneira entretida os alunos observaram a fábula, conversaram entre si sobre a história e questionaram sobre a lição de moral da fábula.
 com isso conclui-se, que a partir dos gêneros textuais a imaginação e a criatividade do aluno é estimulada fazendo com que ele tenha um melhor desenvolvimento em uma produção e por vez melhores sua escrita.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
 BAKTHIN MIKAIL.ESTÉTICA DA CRIAÇÃO VERBAL,MARTINS:SP2013.DOSPONIVEL EM :HTTPS:EDUCADO.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR.ACESSO DIA 02/05/2020.

Continue navegando