Buscar

CIÊNCIAS 9º ano 903 - ATIV 3

Prévia do material em texto

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA DE CORDEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
	UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PINHO DE CARVALHO
	ALUNO(A):
	ANO ESCOLAR: 9º
	PROFESSOR(A): JÂNIA
	TURMA: 903
	DATA: 25/05/2020
	HORAS/AULA: 3
	DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS
A teoria de Darwin e Wallace 
Em 1831, o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) embarcou no navio HMS Beagle como naturalista de bordo. Uma das missões da viagem era percorrer diversos locais do mundo e mapear áreas pouco exploradas. Darwin aproveitou a viagem para coletar dados sobre as rochas e os seres vivos dessas regiões.
A seguir são destacados alguns fatos relevantes dessa expedição. 
• Na região da Patagônia (sul da América do Sul), Darwin encontrou fósseis de animais gigantes, como o da preguiça-gigante, também conhecida como megatério, extinta há cerca de 11 mil anos. Comparando-os com animais atuais, Darwin notou muitas semelhanças, embora as preguiças viventes fossem bem menores.
 • Na Cordilheira dos Andes, no Chile, Darwin encontrou diversos fósseis de animais marinhos nas montanhas. Ele imaginou que a única explicação possível para aquele fato era que, em um passado remoto, aquelas montanhas estiveram no fundo de um oceano. 
• No arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, Darwin observou que várias daquelas ilhas eram colonizadas por espécies distintas de pássaros tentilhões, que exibiam bicos adaptados a diferentes hábitos alimentares. Como essas aves se assemelhavam muito a exemplares vistos na América do Sul, Darwin supôs que elas seriam descendentes de ancestrais sul-americanos que migraram e se diversificaram nas ilhas Galápagos.
• As tartarugas de Galápagos podem atingir até 300 kg e 1,8 m de comprimento. Desde a chegada desses animais ao arquipélago, há milhões de anos, eles se alimentam de plantas encontradas nessas ilhas vulcânicas. Darwin constatou que as populações de tartarugas apresentavam diferenças relacionadas com as condições ambientais particulares de cada ilha. As tartarugas que habitam as ilhas cuja vegetação é composta de plantas mais altas apresentam projeções em sua carapaça, logo acima do pescoço. Essa característica permite que o pescoço se mova para cima, ajudando-as a se alimentar das plantas mais altas. Nas ilhas mais áridas, as tartarugas não apresentam essas projeções e se alimentam das plantas mais baixas, típicas desses locais. Essas observações, aliadas a outras evidências constatadas por Darwin, contradiziam a teoria mais aceita na época, de que a Terra era imutável, habitada por seres vivos que nunca se modificam. A leitura do livro Ensaio sobre o princípio da população (1798), do economista britânico Thomas Malthus (1766-1834), também contribuiu para a elaboração da teoria darwiniana. O livro tratava do grande crescimento da população humana em contraste com o lento crescimento da produção de alimento, sugerindo que haveria competição por alimentos e apenas os que tivessem acesso a eles sobreviveriam. Darwin inferiu que, se a espécie humana passa por uma seleção decorrente da escassez de alimento, as demais espécies de seres vivos também passariam. Surgia, assim, o conceito de seleção natural. Em 1856, o naturalista britânico Alfred Russel Wallace (1823-1913) enviou a Darwin um manuscrito com a descrição do processo de seleção natural, pedindo-lhe que avaliasse suas ideias. Ao ler o manuscrito, Darwin concluiu que ele e Wallace haviam chegado, de forma independente, às mesmas conclusões. Wallace concebera a teoria de evolução por seleção natural, também influenciado pela obra de Malthus e por evidências obtidas em suas viagens para a América do Sul e para o arquipélago Malaio, onde estudou plantas, insetos, aves e outros animais. Wallace e Darwin apresentaram seus trabalhos sobre a teoria evolutiva com base na seleção natural em um encontro da Sociedade Lineana, em Londres, em 1858. O trabalho de Darwin foi publicado em 1859 como um livro, A origem das espécies. Segundo a teoria elaborada por Darwin e Wallace, a diversificação das espécies e a adaptação delas ao ambiente ocorrem pelo processo de seleção natural que atua ao longo de várias gerações. Outro aspecto importante da teoria é a ideia de ancestralidade, segundo a qual espécies semelhantes descendem de um ancestral comum. Dessa forma, partindo do mesmo ancestral, as espécies divergiram, acumulando características que as distinguem atualmente e as tornam adaptadas aos seus ambientes.
 Leia o texto acima, depois responda o que se pede:
1- Marque a resposta incorreta sobre o objetivo de Charles Robert Darwin ao embarcar em uma viagem no navio HMS Beagle.
a) Uma das missões da viagem era percorrer diversos locais do mundo; 
b) Darwin aproveitou a viagem para coletar dados sobre as rochas e os seres vivos dessas regiões.
c) Cuidar das pessoas doentes que estavam na Patagônia;
d) Mapear áreas pouco exploradas;
2- Quais foram as conclusões de Darwin ao passar pela região da Patagônia (sul da América do Sul), após encontrar fósseis de animais como a preguiça-gigante extinta 11 mil anos e compará-los com os indivíduos que vivem atualmente?
a) Darwin notou muitas diferenças, embora as preguiças viventes fossem bem maiores;
b) Darwin notou muitas semelhanças, embora as preguiças viventes fossem bem menores;
c) Darwin disse que tal descoberta não trouxe contribuições para o seu estudo;
d) Darwin não conseguiu fazer nenhuma observação sobre o fato;
3- No arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, Darwin observou que várias daquelas ilhas eram colonizadas por espécies distintas de pássaros tentilhões, que exibiam bicos adaptados a diferentes hábitos alimentares. Sobre a afirmativa marque a alternativa correta.
a) Como essas aves se assemelhavam muito a exemplares vistos na América do Sul, Darwin supôs que elas não seriam descendentes de ancestrais sul-americanos que migraram e se diversificaram nas ilhas Galápagos.
b) Para Darwin, essas aves pertenciam a mesma espécie;
c) Como essas aves se assemelhavam muito a exemplares vistos na América do Sul, Darwin supôs que elas seriam descendentes de ancestrais sul-americanos que migraram e se diversificaram nas ilhas Galápagos.
d) ) Darwin não conseguiu chegar a nenhuma observação sobre o fato;
Bons Estudos!!!

Continue navegando