Buscar

AV2 de Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV2 de Física da Unopar
1) Os termômetros têm por finalidade mediar a temperatura. Utiliza-se em seu tubo capilar substâncias como mercúrio ou álcool que se dilata e se contrai com muita facilidade quando ganha ou perde calor, mostrando assim através de uma régua graduada a temperatura de algo que se quer medir. Os termômetros são graduados em escalas diferentes, cada uma das três escalas estudadas, apresentam valores diferentes para a fusão do gelo e para a ebulição da água, e desta maneira temos leituras termométricas numericamente diferentes em cada uma dessas escalas, apesar da sensação térmica ser semelhante.
Considerando as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, podemos dizer que a temperatura de 36,5°C equivale respectivamente a:
Alternativas:
a) 100,2 °F e 312,4 K
b) 111,12°F e 300,4 K
c) 88,4°F e 278,5 K
d)90,5° F e 310,8 K
e) 97,7° F e 309,5 K
2) A dilatação irregular da água é extremamente importante para o meio ambiente. A água impede que se congelem por completo rios e lagos e até mesmo o mar, convertendo-os em blocos sólidos. A medida que vai congelando, forma-se uma camada de gelo na superfície, mas abaixo dessa superfície congelada a água permanece no estado líquido com temperatura em torno de 4°C , o que torna a vida subaquática perfeitamente normal. Quando a temperatura ambiente chega a 0° C a superfície da água congela e o restante da água permanece no estado líquido. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - O gelo é um isolante térmico, a camada sólida na superfície da água mantém constante a temperatura da água que está abaixo dela.
II - A camada superficial da água é a primeira a ter sua temperatura aumentada, em torno de 10°C pelo contato com o ar frio e torna-se menos densa.
III - Quando a temperatura cai a 0°C ou menos, a camada superficial congela e isola as partes mais profundas, que permanece no estado líquido.
IV - A camada superficial da água congelada desce e resfria a água que está mais profunda, assim o lago ou rio ou mar congela-se totalmente, o que torna impossível a vida subaquática.
Considerando o contexto apresentado, é correto apenas o que se afirma em: Alternativas:
a) II, III e IV.
b) I e III.
c) I, II, III. 
d) II e III.
e) I e IV.
3) A aplicação de uma força à superfície de um fluido sem permitir que ele escoe gera uma pressão neste fluido. No estudo da Mecânica três princípios têm de alguma forma a relação da pressão ou de sua densidade envolvida em seus conceitos. Estes princípios são: princípio de Stevin, princípio de Pascal e princípio de Arquimedes.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos feitos contidos na Coluna A com as definições, apresentadas na Coluna B.
Coluna A
I Princípio de Stevin
II. Princípio de Pascal
III. Princípio de Arquimedes
Coluna B
1. Estabelece que a pressão aplicada a um fluido enclausurado é transmitida sem atenuação a cada parte do fluido.
2. Define que um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido é sustentado por uma força vertical para cima e cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
3. Estabelece que a diferença entre as pressões de dois pontos em um fluido em repouso, independe da forma do reservatório e é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
a) I – 1; II – 2; III – 3.
b) I – 2; II – 1; III – 3.
c) I – 3; II – 1; III – 2.
d) I – 2; II – 3; III – 1.
e) I – 1; II – 3; III – 2.
4) A temperatura de um corpo é a propriedade que determina se um corpo está em equilíbrio térmico com outros corpos. Com base na lei zero da Termodinâmica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A descrição quantitativa de fenômenos térmicos exige definições cuidadosas de termos importantes como a temperatura, calor e energia interna.
 PORQUE
II - A definição da temperatura de um corpo está diretamente relacionada a lei zero da Termodinâmica: Se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si. Quando dois sistemas estão em equilíbrio térmico, eles têm a mesma temperatura.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5) A temperatura é algo que determina se haverá ou não transferência de energia entre dois corpos em contato térmico. Nos dias de verão, a agitação térmica das partículas dos corpos é mais intensa, ou seja, a energia térmica dos corpos tende a ser maior.
Com relação ao exposto acima, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
A Temperatura é uma das sete grandezas fundamentais do Sistema Internacional de Unidades (SI). Os físicos medem a temperatura na escala Kelvin. A escala Celsius é a mais usada no dia a dia. Existe também a escala Fahrenheit., a mais comum nos Estados Unidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
 Alternativas:
a) massa / Kelvin / Fahrenheit / Celsius.
b) temperatura / Celsius / Fahrenheit / Kelvin.
c) densidade / Kelvin / Celsius / Fahrenheit.
d) temperatura / Fahrenheit / Kelvin / Celsius.
e) temperatura / Kelvin / Celsius / Fahrenheit.

Outros materiais

Outros materiais