Buscar

questoes tributario 2.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO TRIBUTARIO
WILLIAM WALLACE CAVALCANTE
1. Explique sobre o conceito de produto nacionalizado.
Produto nacional não se confunde com produto nacionalizado. O primeiro é produto que sofreu no território nacional alguma forma de industrialização, enquanto o segundo é aquele produto de procedência estrangeira, objeto de importação e que foi submetido ao desembaraço aduaneiro no País.
2. Discorra sobre a funcionalidade do GATT (Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras)
O principal objetivo do GATT era a diminuição das barreiras comerciais e a garantia de acesso mais eqüitativo aos mercados por parte de seus signatários e não a promoção do livre comércio, essa função do GATT pode ser traduzida como sinônimo de liberalização do comércio ou remoção de barreiras tarifárias
3. Discorra sobre o FOB (Free on Board: livre  ou  posto  a bordo)  e sua  relação com os impostos de exportação.
FOB – Free on Board - o exportador deve entregar a mercadoria, desembaraçada, a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque. ... A utilização desse termo obriga o exportador a desembaraçar a mercadoria para exportação e utilizar apenas o transporte marítimo ou hidroviário interior.
4. Com relação ao Imposto  sobre Produto  Industrializado, conceitue  as  operações de transformação, beneficiamento,  montagem,  acondicionamento e recondicionamento.
Podemos dizer que o Imposto sobre Produtos Industrializados tem grande relevância no orçamento do Fisco. Além da função arrecadatória, o IPI exerce um papel importante no que tange a regulamentação no mercado, pois o Imposto onera artigos nocivos à saúde (mais adiante falaremos sobre isso).
5. Em se tratando do princípio da não cumulatividade, é devido a incidência do IPI no desembaraço aduaneiro de veículo importado por consumidor para  uso próprio?
já que estamos falando de características do IPI, o que dizer sobre aqueles produtos que, antes de chegarem ao consumidor final, passam por mais de uma indústria? O imposto é cobrado mais de uma vez? A resposta é “não, o imposto não é cumulativo, ou seja, não é cobrado mais de uma vez”.
Além disso - e ainda sobre características do Imposto sobre Produtos Industrializados - dizemos que a incidência do IPI não cai sobre produtos industrializados cujo destino é a exportação.

Outros materiais