Buscar

PCC DE CURRICULO - TEORIA E PRÁTICA - VANESSA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
VANESSA FELIPE DA COSTA
MATRÍCULA: 201403005087
RIO DE JANEIRO
2019
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS RECREIO EAD – RJ
PCC DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA 
SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR THAUANA PAIVA.
.
 AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL:
	
 O objetivo dessa pesquisa é entender como funciona a Avaliação Institucional da Educação Básica e reconhecer os principais tipos de avaliações e métodos utilizados. 
 Após a pesquisa, foi possível entender que a Avaliação Institucional é de suma importância para o planejamento e gestão compartilhada da escola, um processo de prestação de contas à sociedade.
 Vejamos agora, os sistemas de avaliações pesquisados: 
· SAEB - Sistema de Avaliação De Educação Básica
Permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, unidades da Federação e municípios e escolas. Os resultados do SAEB, combinados com os dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 
 
· IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 
 Criado em 2007, formulado par medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. 
 O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação da população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhoria, é calculado através de taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho nos exames que são aplicados pelo INEP. 
 As metas são estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao Sistema Educacional dos países desenvolvidos.
· PROVA BRASIL -
 Tem o objetivo de avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro a partir de testes padronizados e questionários sócio econômicos. 
 As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do índice de desenvolvimento da Educação Básica ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
· PNE – Plano Nacional de Educação – 
 O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. 
 LEI N°: 13.005/2014.
 O PNE foi criado para garantir a todo brasileiro o direito á educação básica de qualidade. Suas 20 metas visam erradicar as desigualdades educacionais, formar os alunos para o mercado de trabalho, promover o acesso a permanência destes na escola, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, valorizar a pluralidade cultural , valorizar os profissionais da educação e etc.
O cenário educacional e a Avaliação Institucional no Brasil após os anos 90 :
 Observando a realidade do Brasil, podemos dizer que não existia uma metodologia unificada para avaliar a educação antes da década de 1980.
 
 Foi investigada a necessidade real de buscar dados concretos de problemas sobre a escolaridade dos alunos para nortear as decisões do governo.
 Aconteceram algumas mudanças que forçaram essa necessidade: 
· Aumento da evasão e reprovação escolar.
· Processo acelerado de urbanização e necessidade de maior nível de escolarização. 
· Processo de redemocratização.
Neste momento de mudança aparece o Censo Escolar, que foi criado em 1931 por meio de um acordo firmado na IV Conferência Nacional de Educação. O Censo Escolar quase foi extinto entre 1991 e 1994, em 1996 foi incorporado ao INEP. 
Os dados censitários comprovavam a necessidade de um programa nacional para avaliar o rendimento do aluno à gestão educacional e as condições existentes ao cenário brasileiro. 
É possível citar algumas iniciativas que foram colocados em práticas nos diferentes níveis da educação brasileira:
· SAEB
· IDEB
· ENEM – Criado em 1998, com o objetivo de avaliar o aluno no ensino médio. Por meio do ENEM o aluno também pode obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.
· ENCEJA – Foi criado em 2002, é um exame de certificado no nível de conclusão do ensino médio ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos.
· PROVA BRASIL 
 
REFERÊNCIAS:
 
- Avaliação Institucional na escola pública os (des)caminho de uma política educacional, Mary Angela Teixeira Brandalise. Disponível acesso em: out,2018.
- https://www.mec.gov.br/	
 
3

Continue navegando