Buscar

AD3 - questões corrigidas

Prévia do material em texto

Avaliação a distância 3 
 Leia o texto a seguir:
A morte de um espanhol de 50 anos pode ser o terceiro caso de suicídio cometido por motivo de despejo domiciliar em menos de um mês no país. Segundo a polícia, o homem, que mora em Córdoba, se jogou de uma janela nesta sexta-feira, um dia depois que o governo anunciou uma suspensão de emergência para execuções hipotecárias.
O homem morto enfrentava um processo de despejo, mas não há confirmação imediata se ele era inquilino ou proprietário da casa, nem se o despejo está relacionado a problemas financeiros. Ontem, o governo da Espanha anunciou a suspensão de dois anos para os despejos domiciliares de pessoas mais vulneráveis, após pressão popular devido aos suicídios ligados a uma onda de execuções de hipotecas.
No dia 9 de novembro, a ex-política socialista Amaia Egana, de 53 anos, pulou da janela de seu apartamento no município basco de Baracaldo, enquanto oficiais de justiça estavam a caminho para despejá-la. Seu suicídio aconteceu 15 dias depois da morte de José Luis Domingo, também de 53 anos, que se enforcou pouco antes dos agentes chegarem à sua casa, na cidade de Granada. As informações são da Dow Jones.
Fonte: ESTADÃO. Espanha já conta com três suicídios ligados a despejo. 16. nov. 2012. Disponível em: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,espanha-ja-conta-com-tres-suicidios-ligados-a-despejo,961083. Acesso em: 02 mai. 2019.
Você estudou, que o sociólogo Émile Durkheim apresenta diferentes tipos de suicídio. De acordo com a perspectiva do autor, o trecho jornalístico acima, pode ser classificado, como sendo:
a- Suicídio altruísta 
b- Suicídio anômico 
c- Suicido estrutural 
d- Suicídio egoísta 
 A sociedade não é apenas um conjunto de indivíduos que vivem juntos em determinado local. Designa, também, o pertencimento a uma dada organização social compartilhada entre seus membros, com a presença de instituições e leis que regem a vida de cada indivíduo e da coletividade. A sociedade é objeto de estudo de diferentes áreas das ciências sociais, como Sociologia, História, Geografia e Antropologia e também, amplamente estudada pela Filosofia. Em todos os casos referenciais teóricos foram desenvolvidos fundamentando cientificamente cada uma destas áreas. No caso da Sociologia, temos três pensadores clássicos que estabeleceram a base desta ciência humana. Neste sentido, assinale a alternativa que relaciona corretamente o autor clássico da Sociologia, a visão da sociedade (macro ou microssocial - da parte para o todo ou do todo para a parte) e o conceito:
a- Max Weber: visão microssocial = fato social; Durkheim: visão macrossocial = ação social; Karl Marx: visão macrossocial = força de trabalho.
b- Max Weber: visão macrossocial = força de trabalho; Durkheim: visão macrossocial = fato social; Karl Marx: visão microssocial = ação social.
c- Max Weber: visão microssocial = ação social; Durkheim: visão macrossocial = fato social; Karl Marx: visão macrossocial = força de trabalho.
d- Max Weber: visão microssocial = ação social; Durkheim: visão macrossocial = força de trabalho; Karl Marx: visão macrossocial = fato social.
 Leia o trecho a seguir:
Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. (COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979.) A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada em:
a- A ação social possui um sentido que orienta a conduta dos atores sociais.
b- O sociólogo deve investigar o sentido das estruturas sociais e não das ações individuais.
c- Os fatos sociais não são coisas, e sim acontecimentos que precisam ser analisados.
d- A luta de classes tem sentido porque é o que move a história dos homens.
 Leia do texto a seguir:
Hasna Ait Boulahcen pode ser a primeira mulher-bomba na França. Prima de Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ter arquitetado os ataques de 13 de Novembro em Paris, ela trocou uma rotina regada a festas pelo islamismo radical poucos meses antes de sua morte. O nome de Hasna entrou nos noticiários globais na madrugada da última quarta-feira (18), quando a polícia francesa conduziu uma operação antiterrorismo num apartamento em Saint-Denis, no norte de Paris, onde Abaaoud se escondia. "Onde está seu amigo? Onde está?", grita um policial das forças especiais francesas, em vídeo feito por vizinhos. Uma voz feminina e estridente responde: "Ele não é meu amigo!". A palavra "copain", em francês, também pode significar namorado, mas não se sabe em que sentido ela foi usada. Em seguida à conversa, várias explosões são ouvidas. Segundo a polícia, a jovem morreu ao ativar um cinto de explosivos preso ao corpo. O primo, Abaaoud, também foi morto durante a operação, segundo François Molins, procurador da República de Paris.
Fonte: TERRA. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/quem-era-a-mulher-bomba-de-saint-denis,a0d55a94a400d0bab6da76d50a b256909aiw26ir.htmll. Acesso em: 16 jun. 2018.
Você estudou, que o sociólogo Émile Durkheim apresenta diferentes tipos de suicídio. De acordo com a perspectiva do autor, o trecho jornalístico acima, pode ser classificado, como sendo:
a- Suicídio anomico 
b- Suicídio estrutural 
c- Suicídio altruísta 
d- Suicídio egoísta 
 Leia do texto a seguir:
Uma família inteira na China cometeu suicídio depois de acumular uma grande dívida em cartões de crédito. As mortes despertaram um debate nacional no país sobre os perigos ao fácil acesso a crédito. A tragédia aconteceu na cidade oriental de Xangai. A família – marido, esposa e um filho de 25 anos de idade – acendeu um recipiente com carvão em sua casa e esperou que os gases letais os matassem. De acordo com a polícia, que interrogou parentes depois que os corpos foram encontrados, a família estava desesperada por nunca ser capaz de pagar uma montanha em dívidas que acumularam com uso de cartões de crédito. Os parentes disseram aos policiais que a família já havia comentado em tirar a própria vida, mas eles não levaram o aviso a sério.
Fonte: DAILYMAIL. Família inteira comete suicídio depois de acumular dívida alta usando cartões de crédito. Disponível em: http://www.gadoo.com.br/noticias/familia-inteira-comete-suicidio-depois-de-acumular-divida-alta-usando-cartoes-de-credito/. Acesso em: 02 mai. 2019.
Você estudou, que o sociólogo Émile Durkheim apresenta diferentes tipos de suicídio. De acordo com a perspectiva do autor, o trecho jornalístico acima, pode ser classificado, como sendo:
a- Suicídio estrutural 
b- Suicídio egoísta 
c- Suicídio anomico 
d- Suicidio altruísta
 Uma das questões centrais na Teoria Social se refere a discussão sobre a liberdade individual em contrapartida do poder da sociedade na definição sobre as nossas ações. Em termos mais sociológicos, estamos apontando para o debate entre agência e estrutura. Assinale a alternativa correta:
a- Anthony Giddens explica que nas sociedades modernas é a tradição do grupo que leva o indivíduo a agir de determinada forma, assim para o autor para entendermos comportamentos individuais precisamos entender como a sociedade se comporta coletivamente
b- Para Durkheim a sociedade é superior e exterior aos indivíduos, assim, nessa perspectiva teórica os indivíduos não têm espaço de ação, pois é a sociedade que determina como os indivíduos se portam na vida.
c- Para Bourdieu a sociedade determina as ações individuais, assim a partir das trajetórias pessoais é possível que cada indivíduo escolha seu caminho de ação na sociedade.
d- Para Weber a ação individual é reprodução das ações coletivas, pois para o autor é a sociedade que determina a ação decada indivíduo na sociedade.

Continue navegando