Buscar

3 ORG POLITICAS PUB TEST CONHECIM MARY


Continue navegando


Prévia do material em texto

3 ORG POLITICAS PUB TEST CONHECIM MARY
	
	 
		
	
		4.
		Leia as afirmações abaixo e indique as CORRETAS:
I - O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a VIII Conferência Nacional de Saúde.
II - O movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um movimento popular em busca da universalidade, isto é, a saúde como direito de todo o cidadão,independente de ter contribuído ou não.
III - O movimento da Reforma Sanitária Brasileira tinha como proposições concretas a não exclusão ou discriminação de qualquer cidadão brasileiro ao acesso à assistência pública de saúde.
IV - O controle social das ações de saúde também foi uma das propostas do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
	
	
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
Explicação:
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.
Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.
As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Referencia: PenseSUS - Fiocruz
https://pensesus.fiocruz.br/reforma-sanitaria
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a Conferência internacional sobre Promoção à saúde, assinale a correta:
	
	
	
	Aconteceu no ano de 1976, na cidade de Toronto, Canadá.
	
	
	Aconteceu no ano 1974, na cidade de Paris, França.
	
	
	Aconteceu no ano de 1986, na cidade de Chicago, Illinois.
	
	
	Aconteceu no ano de 1986, na cidade de Acapulco, México.
	
	
	Aconteceu no ano de 1986, na cidade de Ottawa, Canadá.
	
Explicação:
Em 1986 aconteceu a Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		 Complete a frase a seguir e marque a opção correspondete. "Durante _____________, não se podia votar, logo, o povo não podia escolher seus representantes, não se podia ter liberdade de expressar as indignações, logo também não havia acesso à participação nas decisões políticas do país. Implantou-se um sistema de saúde caracterizado pelo predomínio financeiro das instituições previdenciárias e por burocracia que priorizava a mercantilização da saúde."
	
	
	
	Primeira guerrra mundial
	
	
	Regime militar
	
	
	Conferência Internacional de Saúde
	
	
	Segunda guerra mundial
	
	
	VIII conferência
	
Explicação:
O Regime militar foi um  momento da história foi caracterizado por ausência de democracia (onde uma nação escolhe seus representantes), durante essa época, não se podia votar, logo, o povo não podia escolher seus representantes, não se podia ter liberdade de expressar as indignações, logo também não havia acesso à participação nas decisões políticas do país.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
	
	
	
	A gratuidade para trabalhadores assalariados.
	
	
	A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
	
	
	A integralidade e a Universalidade do atendimento.
	
	
	O desenvolvimento tecnológico acessível.
	
	
	O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
	
Explicação:
A Constituição Federal Brasileira de 1988 - estabelece o Sistema Único de Saúde - SUS, de caráter público, formado por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção única em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usuários.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O sistema que antecedeu o SUS no ano de 1987 foi :
	
	
	
	SUDS
	
	
	INPS
	
	
	SADS
	
	
	SAD
	
	
	INAMPS
	
Explicação:
O SUDS foi criado em um momento de transição entre a ditadura e a democracia muitos entraves ocorreram e a tensão entre Estado e sociedade civil repercutiu sobre a saúde. Por isso, pouco se avançou na descentralização e na construção da democracia
		
		São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS:
	
	
	
	Comissão Intergestores Triparte e Comissão Intergestores Bipartite
	
	
	Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
	
	
	Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
	
	
	Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde
	
	
	Conselho Nacional de Saúde
	
Explicação:
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS os Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
 Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde ¿ SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) - Órgão que congrega os secretários de saúde dos estados e do Distrito Federal e seus substitutos legais, tendo por finalidade operar o intercâmbio de experi- ências e informações entre seus membros, assegurando a implementação dos princípios e diretrizes constitucionais e da legislação complementar da saúde brasileira, na implementação de ações e serviços de saúde.
Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) - Entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de representar as secretarias municipais de Saúde. Sua importância no cenário político brasileiro deve-se à constatação de que cabe, prioritariamente, ao município a prestação de serviços de saúde, com a cooperação técnica e financeira dos estados e da União.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica:
I - Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos.
II - Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
III - Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente.
São CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	A afirmativa III está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
Estão corretas as sentenças I e II que tratam do fundamento da atenção básica que é possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
A opção III está errada porque descreve que não se deve trabalhar aspectos individuais de cada cliente. E o correto é trabalhar aspectos coletivose de interesse da comunidade, sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
	
	
	
	Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
	
	
	Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
	
	
	Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
	
	
	Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
	
	
	Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
Explicação:
Não faz parte do pacto em defesa do SUS, elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o:
	
	
	
	pacto pela saúde.
	
	
	pacto intergestores.
	
	
	pacto de atenção básica.
	
	
	pacto de atenção terciária.
	
	
	pacto de atenção secundária.
	
Explicação:
O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.
Significa uma ação prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0399_22_02_2006.html
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
	
	
	
	uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
	
	
	a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
	
	
	um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
	
	
	a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
	
	
	a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Estabelecer as diretrizes para a gestão do SUS é uma das prioridades do Pacto pela Gestão do SUS, com ênfase na, EXCETO:
	
	
	
	descentralização.
	
	
	financiamento.
	
	
	regionalização.
	
	
	controle social.
	
	
	desigualdade.
	
Explicação:
Estabelecer as diretrizes para a gestão do SUS é uma das prioridades do Pacto pela Gestão do SUS, com ênfase na descentralização, regionalização, financiamento, programação pactuada e integrada, regulação, participação e controle social, planejamento, gestão do trabalho e educação na saúde.  O que se busca é a equidade da atenção em saúde e não a desigualdade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre o financiamento do SUS, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios apenas dos estados e municípios, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada esfera governamental deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios da União, estados e municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada esfera governamental deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios apenas da União e dos estados, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada esfera governamental deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados somente com recursos próprios de fontes suplementares de financiamento, devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada recurso deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios da União  e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada esfera deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
Explicação:
As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios da União, estados e municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. Cada esfera governamental deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde de acordo com a Emenda Constitucional nº 29, de 2000.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Vários compromissos inter gestores surgiram com o pacto em defesa da vida. Qual a alternativa FALSA em relação a esse pacto?
	
	
	
	Como política prioritária temos o enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.
	
	
	A educação em saúde é uma das metas.
	
	
	Como eixo estruturador temos a redução da mortalidade materno-infantil.
	
	
	Como eixo estruturador temos o fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na Dengue, Hanseniase, tuberculose, Malária e Influenza.
 
	
	
	Como prioridade temos a implementação da política do idoso.
	
Explicação:
A opção falsa é: Como política prioritária temos o enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Pois esta prioridade é da Política Nacional de Promoção da Saúde
No Art. 10 da PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014, São temas prioritários da PNPS, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Dentre elas: V - enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, que compreende promover, articular e mobilizar ações para redução do consumo abusivo de álcool e outras drogas, com a corresponsabilização e autonomia da população, incluindo ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais
		A Política de Qualificação da Atenção à Saúde do Sistema Únicode Saúde, denominada Qualisus, tem pactuação?
	
	
	
	Bipartite.
	
	
	Sispacto.
	
	
	Integrada.
	
	
	Monopartite.
	
	
	Tripartite.
	
Explicação:
Comissão Intergestores Tripartites (CIT)
Instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios. Tem composição paritária formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde (MS), cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A representação de estados e municípios nessa Comissão é regional, sendo um representante para cada uma das cinco regiões no País. Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação. A CIT está vinculada à direção nacional do SUS. 
Fonte: SUS de A a Z
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações é conhecido por:
	
	
	
	De Volta Para Casa
	
	
	ReforSUS
	
	
	HumanizaSUS
	
	
	Farmácia Popular
	
	
	QualiSUS
	
Explicação:
O Programa de Volta para Casa foi instituído pela Lei nº 10216/2003 e tem como objetivo contribuir para inserção social das pessoas que permaneceram internadas por períodos longos em instituições psiquiátricas. Buscando incentivar a organização de uma rede ampliada e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitando o convívio social.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um dos objetivos do QualiSUS é:
	
	
	
	Permitir aos usuários do SUS a tomada de decisão sobre todas as questões que envolvam a direção do SUS
	
	
	Ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais
	
	
	Maior resolubilidade em todos os níveis de assistência prestada à população
	
	
	Aumentar as filas e o tempo de espera dos usuários do SUS
	
	
	Diminuir o tempo de capacitação dos gestores dos estados e municípios, agilizando o processo de gestão
	
Explicação:
Um dos objetivos do QUALISUS é dar maior resolubilidade em todos os níveis de assistência prestada à população.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As ações do QualiSUS estão voltadas para:
	
	
	
	redução da fila de espeera para atendimentos no setor privado.
	
	
	atendimento acolhedor e resolutivo, baseado na ordem de chegada do cliente.
	
	
	gestão centralizadora, com participação dos gestores eb líderes de equipe.
	
	
	implementação das atividades que valorizem apenas as ações curativas.
	
	
	melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada a toda população.
	
Explicação:
As ações do QualiSUS estão voltadas para melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada a toda população.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A ___________________ traz informações sobre seus direitos ao procurar atendimento de saúde no Brasil. Ela traz princípios básicos de cidadania.
	
	
	
	 carta dos direitos dos usuários da Saúde
	
	
	carta de esclarecimentos dos usuários da saúde
	
	
	carta de usuários da saúde suplementar
	
	
	carta de deveres dos usuários da saúde
	
	
	carta de responsabilidades dos serviços de saúde
	
Explicação:
A carta dos direitos dos usuários da Saúde traz informações sobre seus direitos ao procurar atendimento de saúde no Brasil. Ela traz princípios básicos de cidadania.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O programa de Volta para Casa tem buscado incentivar a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, tendo como objetivo:
	
	
	
	Reduzir as filas e tempo de espera.
	
	
	contribuir para a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram longos períodos hospitalizados.
	
	
	melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada a toda população.
	
	
	garantir a gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários.
	
	
	Implementar atividades de valorização e cuidado.
	
Explicação:
O programa de Volta para Casa tem buscado incentivar a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, tendo como objetivo contribuir para a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram longos períodos hospitalizados.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Vários programas de saúde foram implantados no Brasil nos últimos anos. O programa que busca a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram por longos períodos hospitalizados é conhecido por:
	
	
	
	Farmácia Popular
	
	
	ReforSUS
	
	
	QualiSUS
	
	
	De Volta Para Casa
	
	
	HumanizaSUS
	
Explicação:
O programa de Volta para Casa visa contribuir para a reinserção social dos pacientes com transtornos mentais que ficaram longos tempos hospitalizados.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garanti r a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. Diante disso foi criada a _____________________________ que estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais.
Assinale a aternativa correta.
	
	
	
	Unidade de Acolhimento
	
	
	Centro de Atenção Psicossocial
	
	
	Leitos de atenção integral
	
	
	Residência terapêutica. 
	
	
	Rede de Atenção Psicossocial 
	
Explicação:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
		1.
		(2017/ FCC/TRE-SPP/Técnico Judiciário /Enfermagem) Ao acolher o usuário que procura atendimento nos serviços de saúde com uma escuta qualificada, a instituição de saúde estará atendendo a uma das diretrizes lançada em 2003 na Política
	
	
	
	Nacional de Estratégia Acolher/SUS.Parte inferior do formulário
	
	
	do Programa de Escuta Especializada.
	
	
	Nacional de Humanização.
	
	
	do Programa Mais Médicos
	
	
	 Nacional de Promoção da Saúde.
	
	1.
	 PROVA POLITICAS PÚBLICAS
	Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
	
	
	
	a expectativa de vida saudável é de 2 anos;
	
	
	quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 55 anos.
	
	
	a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	
	cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
	
	
	a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
	
	
	
	Os primeiros movimentos sanitaristas da Fiocruz.
	
	
	Os movimentos políticos buscando os princípios éticos norteadores.
	
	
	A construção dos primeiros hospitais gerais no Brasil.
	
	
	A descentralização do governo.
	
	
	A derrubada de casarõese cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
	
	
	13ª Conferência
	
	
	3ª Conferência
	
	
	8ª Conferência
	
	
	14ª Conferência
	
	
	6ª Conferência
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Os princípios doutrinários do SUS são:
	
	
	
	Integridade, parcialidade, universalidade
	
	
	Universalidade, integralidade e eqüidade
	
	
	Universalidade, integralidade e municipalidade
	
	
	parcialidade, eqüidade e municipalidade
	
	
	Universalidade, capacidade, um
nicipalidade
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida no âmbito municipal pelo seguinte órgão:
	
	
	Secretaria Municipal de Saúde.
	
	
	Congresso Nacional.
	
	
	Secretaria Estadual de Saúde.
	
	
	Ministério da Saúde.
	
	
	Comissão Intergestores.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A Política de Qualificação da Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, denominada Qualisus, tem pactuação?
	
	
	Tripartite.
	
	
	Integrada.
	
	
	Sispacto.
	
	
	Bipartite.
	
	
	Monopartite.
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		As Conferências Internacionais de Saúde propuseram ações para a melhoria da saúde no mundo. Em 1986 aconteceu uma Conferência Internacional  que gerou um documento considerado fundador do movimento atual da promoção da saúde. Como é conhecido esse documento?
	
	
	Declaração de Alma Ata
	
	
	
Carta de Ottawa
	
	
	Declaração de Adelaide
	
	
	Declaração de Jakarta
	
	
	Declaração de Sundsval
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		De acordo com a Lei n 8.080 de 1990 no Art. 6º § 1º entende se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo. Dentre as diversas ações desenvolvidas qual delas está  INCORRETA em relação à vigilância sanitária?
	
	
	
	
	Controle dos alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares.
	
	
	Controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	
	Controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	
	Controle e fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano e animal.
	
	
	Controle dos medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Os dados obtidos em saúde servem de material de produção de:
	
	
	
	
	informação.
	
	
	evento.
	
	
	texto.
	
	
	cultura.
	
	
	dado.