Buscar

Conceitos em Saúde

Prévia do material em texto

1- A opção que melhor define o entendimento da Atenção Primária de Saúde, é :
	
	
	Devem cumprir a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme o estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
	
	
	Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.
	
	
	Este nível desempenha papel imprescindível na resolubilidade e integralidade do cuidado, com ampliação do acesso a consultas e procedimentos especializados.
	
	
	Nesse nível existem tecnologias médicas e profissionais capazes de atender a situações e casos mais raros ou complexos.
	
	
	Esse nível compreende a longitudinalidade, comunicação, primeiro contato e orientação familiar.
Pergunta 2
Em relação a temática “Problematização em Saúde” avalie as asserções a seguir.
 
I. Urbanização: tem sido encontrada uma associação entre viver em grandes cidades e ter um maior risco de doenças.
DEVIDO
II. diversos fatores de stress e circunstâncias adversas, nomeadamente o enfraquecimento dos laços familiares, a superpopulação e as inerentes dificuldades no acesso a bens essenciais...”
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é considerada uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é considerada uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Pergunta 3
Os determinantes da saúde podem ser definidos como os fatores que influenciam,  afetam  e/ou determinam a saúde  dos povos e cidadãos. Leia as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	No modelo Dahlgren e Whitehead os determinantes da saúde estão dispostos  em diferentes níveis, sendo o centro do modelo os determinantes relacionados com  aspectos econômicos, ambientais , culturais da sociedade em geral.
	
	
	Na “Declaração Política do Rio” (OMS, 2011) um dos três princípios de ação é abordar a distribuição desigual de poder, dinheiro e recursos, os motores estruturais das condições de vida referida, nos níveis global, nacionais e locais.
	
	
	Os princípios de justiça social, iniquidade em saúde, direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os Determinantes Sociais de Saúde.
	
	
	Os determinantes da saúde são divididos pelas 2 categorias: determinantes econômicos e sociais.
	
	
	Os determinantes sociais são uma rede de casualidade, são um complexo de fenômenos sociais interligados que produzem riscos diferenciados à saúde de comunidades e indivíduos.
 
ergunta 4
Na proposta de intervenção de saúde em uma localidade, espera-se que sejam realizadas ações que visam melhorar a situação em questão. Considerando uma proposta de intervenção e o planejamento estratégico situacional em uma comunidade, avalie as afirmações a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):   
 
(  ) No momento explicativo é feito o diagnóstico da situação e seleção de problemas.
(  ) No momento tático operacional o desenho das ações, bem como os responsáveis e prazos são elaborados. 
(  ) A análise de factibilidade e viabilidade do plano, identificação de aliados e oponentes:poder e estratégias são analisados no momento estratégico
(  ) Caso o profissional, no momento da realização da intervenção na comunidade, verifique a necessidade de realizar alterações em sua abordagem para melhor atingir os objetivos, ele poderá alterar desde que comunique aos seus superiores.
(  ) No momento normativo do planejamento estratégico são executadas as ações de intervenção.
Assinale a alternativa que corresponde respectivamente a sequencia correta:
	
	
	F; V; F; F; V
	
	
	F; V; F; V; F
	
	
	V; F; F; V; F
	
	
	V; F; V; V; F
	
	
	V; F; V; V; V
Pergunta 5
A Metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade, tendo como referência o Método do Arco de Charles Maguerez. Considerando esta metodologia do Arco de Maguerez, descreva a sequência das 5 etapas na ordem de execução.
a. 1)Observação da realidade,
b. 2) Identificação dos problemas-pontos chaves
c. 3) Teorização
d. 4) Hipóteses de Solução - Planejamento 
e. 5) Aplicação - Execução da Ação
Pergunta 6
A humanização da saúde vem sendo muito debatida, é um tema que aborda pontos de retomada de valores éticos e morais na assistência atual. Sobre esse tema é correto afirmar que o SUS hoje ainda enfrenta algumas questões para garantir seus princípios. Assinale a alternativa abaixo que não consta na lista das questões enfrentadas hoje pelo SUS:
	
	
	União do processo de trabalho e das relações entre os profissionais.
	
	
	Formação profissional distante do debate e da formulação da política de saúde.
	
	
	Controle social frágil dos processos de atenção e gestão do SUS.
	
	
	Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores.
	
	
	Precária interação e despreparo nas práticas das equipes.
Pergunta 7
A organização do SUS sob os moldes de redes de atenção também tem sido apontada como estratégia para consolidação de seus princípios. Em relação ao conceito de integralidade é correto a alternativa:
	
	
	A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
	
	
	Considerar as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
	
	
	Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
	
	
	Os usuários participam da gestão do SUS através das Conferências da Saúde, que ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
	
	
	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, com direção única em cada esfera de governo, visando compartilhar as responsabilidades referentes à gestão em saúde entre União, estados e municípios da federação e reforça o papel de cada esfera na execução das ações de saúde
Pergunta 8
Transição epidemiológica  é um conceito que descreve as mudanças ocorridas no tempo nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas. A respeito dos cinco principais estágios da transição epidemiológica assinale a opção que se refere ao estágio três:
	
	
	Período das doenças degenerativas e provocadas pelo comportamento individual: níveis de mortalidade em declínio, podendo tornar-se estáveis em valores relativamente baixos.
	
	
	O período de longevidade paradoxal, emergência de doenças ainda consideradas enigmáticas: capacitação tecnológica para assegurar a atenção às necessidades especiais de indivíduos com limitações permanentes, através de próteses químicas e físicas.
	
	
	O período das pragas e da fome: níveis de mortalidade e fertilidade elevados, predomínio de doenças infectocontagiosas, desnutrição e problemas de saúde reprodutiva, endêmicas e epidemias que assumiam, com frequência, caráter pandêmico, devastando as populações.
	
	
	O período do desaparecimento das pandemias: níveis de mortalidade diminuem progressivamente; a queda da mortalidade se acentua quando as epidemias tornam-se menos frequentes ou desaparecem.
	
	
	Período do declínio damortalidade por doenças cardiovasculares: envelhecimento populacional, modificações no estilo de vida, doenças emergentes e surgimento de novas doenças.
Pergunta 9
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde que buscam garantir a integralidade do cuidado. Analise as afirmativas abaixo sobre as característcas da RAS:
I- O acolhimento a todos deve limitar-se ao recebimento da demanda espontânea para identificação de urgências.
II- Os sistemas Logísticos e de Apoio necessariamente devem ser transversais a todas as redes temáticas e níveis de atenção.
III- Poliárquica- Formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo Atenção primária à saúde como centro de comunicação.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	 I
	
	
	II e III
	
	
	I, II,III
Pergunta 10
A epidemiologia é “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.” Sendo assim, pode-se utilizar a epidemiologia como ferramenta na Vigilância em Saúde.
De acordo com a epidemiologia, analise as seguintes afirmativas:
 
I. As medidas de prevalência refletem o número de casos existentes em um dado ponto no tempo em uma população.
II. Medidas de mortalidade: tipo especial de medida de incidência, refletindo o número de óbitos ocorridos em um dado período de tempo em uma população.
III. Maior duração da doença aumentam as taxas de prevalência
IV. As medidas de incidência: refletem o número de casos novos ocorridos em um dado período de tempo em uma população.
V- As medidas de ocorrência revelam a magnitude, a relevância, a gravidade do problema a ser estudado.
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos:
	
	
	I, II, IV.
	
	
	I, II, III, IV e V
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, II,III e IV.
	
	
	I, III e V

Continue navegando