Buscar

ideologia para Marx, Althusser e Ricoeur

Prévia do material em texto

· Com suas palavras, o que é ideologia para Marx, Althusser e Ricoeur? Para Marx, a sociedade é dividida em duas classes, burguesia e proletariado, a saber, respectivamente a classe dominante a dominada. Sendo assim a primeira é detentora dos meios de produção e do poder de movimentar a sociedade. Desta forma, sendo a classe dominante quem possui este poder, ela possui também o controle para disseminar ideias que visam o interesse desta classe, gerando um pensamento coletivo, ou seja, as ideias da classe dominante passam a ser a ideia de um todo. Assim, podemos entender em Marx, que a ideologia é um conjunto de ideias que deve ser seguido e que orienta a forma como devemos pensar ou agir. 
Em Althusser podemos também perceber uma classe dominante que gera mecanismos para espalhar suas ideias, que seria através de aparelhos repressores (governo, exército, polícia, etc.) ou aparelhos ideológicos (família, religião, informação, cultura, etc.). Althusser explica a ideologia em três hipóteses: 
· É a relação imaginária dos indivíduos com suas reais condições de existência – Para Althusser só vivemos dentro de uma ideologia porque somos dependentes da linguagem. E é através dela que construímos uma realidade que podem ser diferentes de acordo com nossa realidade social. No entanto, nossa ideologia não representa o que de fato é real, ela reflete uma realidade imaginária entre o sujeito e o mundo real.
· A ideologia tem uma existência porque existe sempre num aparelho ou na sua prática ou práticas - o indivíduo deveria ser capaz de livremente criar suas próprias ideias e crer nelas, mas isso não acontece, então acreditamos em ideias impostas por outros. Então para Althusser, essas ideias se materializam em uma instituição, ou seja, um aparelho ideológico, que passa a ditar as práticas que determinam as ações do sujeito.
· A ideologia interpela indivíduos como sujeito - Acontece quando o indivíduo é inserido em atitudes e práticas estipuladas pelos aparelhos ideológicos. 
O que entendemos diante do que Althusser nos diz é que toda vida vivida debaixo de uma ideologia é uma vida falsa. Falsa no sentido de que uma vida sem ideologia é uma vida nua, crua, difícil de viver. Neste sentido, a ideologia seria uma forma de amenizar essa vivência dura da própria vida. O modo como a pessoa se porta diante da realidade já em si uma ideologia. 
No entendimento de Ricoeur, a ideologia atua com três funções:
· função geral, sendo de mediação nos conflitos sociais, na coesão de um grupo.
· função de dominação, que atua na produção de valores e crenças que geram a dominação. 
· função de deformação responsável por alterar a realidade com a intenção de manipular as massas.
 De acordo com Ricoeur a ideologia se faz presente em todos e é produzida intencionalmente, pois constitui o conjunto de ideias e posições assumidas que, muda uma realidade e o modo de ver e ser do mundo, mascarando e falseando a realidade de modo que a classe dominadora tenha seus interesses resguardados. 
Podemos pensar, no entanto, que se uma pessoa consegue identificar que uma ideologia consegue influenciar seu modo de vida, ela poderia manipular um sistema ideológico e controlar as massas segundo a sua vontade. 
· Qual a importância de se definir 'ideologia' para os estudos sobre o discurso? 
Considerando que o discurso acontece entre indivíduos que conversam entre si, podemos dizer então que discurso é toda atividade de comunicação. Desta forma, não podemos levar em consideração somente as regras gramaticais. Faz-se necessário observar se há compreensão entre todas as partes envolvidas, a produção de sentido e relacioná-los ao contexto em que está inserido e a bagagem dos envolvidos.
Deste modo, ao compreender o que é ideologia em suas definições e entender que todo discurso é pautado por estas ideologias, conseguimos perceber os aspectos que formam um discurso e as bagagens que o indivíduo, que é o sujeito do discurso, carrega. Conseguindo identificar o sujeito da fala, seu local de fala e de que forma esse discurso foi constituído. 
· Refletindo sobre o conteúdo estudado, qual a relação entre língua, discurso e ideologia?
De acordo com os textos estudados, podemos entender discurso como a forma em que utilizamos a língua. Sendo assim, a linguagem  passa a fazer uma mediação da realidade social e o homem. Levando em consideração que utilizamos a linguagem diariamente, ela se torna algo natural e mecânica, porém, é necessário que além de conhecimentos linguísticos e extralinguísticos, haja sentido. Este sentido é constituído através de interações sociais, situações, lugares, pessoas... dotados de ideologias. Assim, podemos dizer que língua, discurso e ideologia estão intrinsecamente ligados, mantendo uma relação de dependência para que haja sentido.

Continue navegando