Buscar

desigualdade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De que modo as escolas como instituições sociais podem contribuir para o enfrentamento as desigualdades sociais?
 No seriado “CHAVES” criado por Roberto Gomes bolanos, é retrato de uma grande problemática do Brasil e do mundo, chama-se desigualdade social. Na série isso é visto quando o personagem conhecido como kiko deleita-se ao esbanjar os melhores brinquedos, melhores doces e uma melhor condição de vida, enquanto o personagem chaves vive em um barril, quase sempre diz estar com fome, sendo ele um personagem pobre e órfão. Saindo da ficção, é notório que, a situação relacionada a desigualdade social ainda está assolando em todos os lugares, quando analisa-se que ainda há pessoas em que vivem em situações degradante e com diversas complicações, enquanto outras esbanjam de uma ótima qualidade de vida, ótima educação e vários outros fatores favoráveis. Sob esse viés, é valido analisar as causas e consequências dessa desigualdade e como isso pode ser transformado.
 A desigualdade social é a distancia que separa as classes sociais mais ricas das mais pobres. As principais causas desse problema são: a falta de acesso a uma educação de qualidade, falta de formação escolar na maioria da população, baixos salários e dificuldades de acesso a serviços básicos: saúde, transporte publico, saneamento básico. Isso leva a diversas conseqüências negativas para essa população carente como: favelização, pobreza, desemprego, violência e preconceito social em diversas instituições.
 A escola é uma instituição educativa de base que molda e normatiza o individuo, tem como função primeira a formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade em que vivi. Entretanto, o ambiente escolar não está distante da realidade social, trazendo para seu interior as desigualdades vitais presentes na sociedade, muitas vezes essa instituição educativa é vista sem o seu valor necessário, problema que é muito enfrentado por essa classe de pessoas visando a escola de forma incorreta. Muitos problemas que consistem nesses lugares acabam influenciando grandiosamente nessa instituição, como a violência, a falta de uma alimentação adequada, a falta de um sustento familiar, isso faz com que muita vezes esses jovens deixem de freqüentar a escola e vão em busca de emprego que provavelmente é de baixa qualidade e salário inadequado e formando um ciclo de pobreza por tamanho prejuízo pela falta de entendimento da importância da formação escolar para um futuro melhor.
 Vendo que para uma transformação e diminuição em massa dessa desigualdade social, a escola é de grande valor para que sejam alcançados melhores futuros, com melhores empregos e melhores cidadãos. Há uma grande necessidade de soluções para que isso possa acontecer, e uma dessas formas pode ser ofertada com a parceria das escolas comas famílias organizando palestras com intuito de alcançar vários jovens para falar sobre a importância das instituições, da igualdade, da educação moral, da segurança, e planejamentos financeiros e acadêmicos, a segunda forma que pode ajudar seria com a união das instituições seja familiar, educacional, a segurança publica em junção com a mídia e veículos de comunicação, em prol de programas para todos voltados para o incentivo a formação acadêmica onde as pessoas pudessem enxergar os benefícios de concluir os estudos para alcançar objetivos maiores como empregos de qualidade e prosperidade financeira, sendo assim resultaria num declínio de desigualdade social e mais igualdade entre as classes.

Outros materiais