Buscar

AV2 Renovação Critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha da Segunda Avaliação Semestral (AV2)
Aluna Ana Virginia Mendes Borges RA 28278217
Coloque esta prova como um anexo e envie para o e-mail scavichioli@uol.com.br até 07.06.2020 às 10hs.
1. Maria Ozanira explica o SS no contexto da ditadura militar (1964-1985). Assinale a única alternativa que não corresponde a esse período. (valor 1,0)
a) ( ) A política social passa a se vincular cada vez mais ao sistema produtivo objetivando corrigir as distorções entre produção e consumo.
b) ( ) Os obstáculos ao desenvolvimento econômico se expressam pela resistência cultural às inovações, cabendo aos serviços públicos trabalhar para a reprodução e maior produtividade da força de trabalho. 
c) ( X ) É atribuído ao sistema educacional a tarefa de preparar recursos humanos para o desenvolvimento de projetos econômicos, lecionando sobre os direitos humanos, liberdades democráticas, as formações humanísticas e sociológicas e artísticas.
d) ( ) Em 1969 temos a instituição do Mobral, crescem as instituições privadas de ensino.
e) ( ) O BNH, PIS/PASEP, o FUNRURAL, o PROTERRA, o PROJETO RONDOM e muitas outras iniciativas são criados como instrumentos para uma política de desenvolvimento e integração absolutamente controlados pelo poder central.
2. 2. Maria Ozanira explica o SS no contexto da ditadura militar (1964-1985). Assinale a única alternativa que não corresponde a esse período. (valor 1,0)
a) ( ) Os programas de DC – Desenvolvimento de Comunidades, são assumidos como propulsores e aceleradores do desenvolvimento, sobretudo junto às camadas mais pobres da população.
b) ( ) O DC funcionou como elo integrador entre as populações e os programas governamentais dos governos militares. 
c) ( X ) As práticas de DC condenavam o uso gratuito da mão de obra local nas localidades em que se desenvolviam os projetos.
d) ( ) Os – CRUTACs – Centros Universitários de Treinamento em Ação Comunitária criados nas universidades brasileiras, bem como o PROJETO RONDON, foram responsáveis por mobilizar conhecimento e mão de obra à serviço do desenvolvimento nacional. 
e) ( ) O Ministério da Previdência e Assistência englobava: A LBA – Legião Brasileira de Assistência, A FUNABEM – Fundação do Bem-Estar do Menor, as Secretarias Estaduais de Bem Estar Social, e os Postos de Atendimento da Previdência. 
3. A partir do texto de Maria Ozanira, escreva três características que marcaram a atuação do Serviço Social no período 1964-1985. (Valor 2,0)
O Serviço Social atuou desempenhando um papel de promoção e ferramenta do governo desenvolvimentista na manutenção da ordem e controle das massas e com características antimarxistas, de pensamento católico e conservador.
4. A partir dos textos estudados e pesquisados escreva três características do Documento de Araxá. (Valor 1,5)
	
Nesse primeiro momento de autocrítica, os assistentes sociais se reuniram para discutir uma nova atuação, em busca da modernização e avanço técnico da profissão. Araxá foi a primeira iniciativa de teorização do Serviço Social, buscando neste documento identificar a natureza, objetivos, função, metodologia e a vinculação entre teoria e prática. 
	
5. A partir dos textos estudados e pesquisados escreva três características do Documento de Teresópolis. (Valor 1,5)
	Seguindo a tendência do Movimento de Reconceituação, já sendo colocada uma perspectiva marxista, com uma significativa proposta crítica e de transformação social.

Outros materiais