Buscar

SOCIOLOGIA DO DIREITO 01

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	No que diz respeito à função social do Direito, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	pode-se dizer que a função precípua do Direito é harmonizar a vida social e para tal deve-se ater ao cumprimento irrestrito da norma única forma de garantir a segurança jurídica;
	 
	o ato de contratar não é disciplinado  apenas pela simples vontade dos contratantes, tal como o direito de propriedade está sujeito a interesses sociais ;
	 
	com base em uma perspectiva tradicional, as principais funções do Direito são prevenir e compor litígios, no entanto o Direito não desempenha apenas essas duas funções cabendo-lhe prover o bem comum;
	 
	a atual ordem jurídica brasileira dá grande ênfase à função social do Direito colocada como limite para o exercício de todo e qualquer direito, verdadeiro cinto de segurança, além do qual o direito se torna abusivo;
	 
	a decisão judicial não é a única forma de resolver os problemas sociais. Em algumas circunstâncias, outros mecanismos de composição dos conflitos podem ser igualmente saudáveis para o convívio social;
	Respondido em 09/06/2020 17:38:51
	
		2a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Eduardo, descuidando-se ao dirigir seu automóvel, atinge o veículo de Bosco, danificando-o. Após discussão acalorada, Eduardo concorda em pagar os danos por ele causados, pondo fim ao conflito, sem a intermediação de terceiros. Relativamente ao caso em epígrafe, Eduardo e Bosco utilizaram o critério de composição:
		
	 
	conciliação
	
	autoritária
	
	arbitral
	 
	autocomposição
	
	mediação
	Respondido em 09/06/2020 17:39:32
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Marque a latrenativa incorreta. A concepção sociológica da origem do Direito pressupõe:
		
	
	O direito adquire significação e se reproduz nas ações individuais, transformando-se em padrões de comportamento e condutas regulares.
	 
	A ideia de leis naturais, eternas e imutáveis, dirigindo tanto o universo quanto as relações humanas, desponta como algo inerente à nossa própria natureza.
	 
	O direito seria um fato social imposto às pessoas como algo externo.
	
	As normas são concebidas como tendências que só se tornam parte do ser humano se forem coercitivas.
	Respondido em 09/06/2020 17:42:34
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Tipo clássico de constituição que protege as liberdades individuais e coletivas, bem como limita o poder do Estado é denominada de constituição
		
	
	Ditatorial
	
	Sintética
	
	Formal
	 
	Garantia
	
	Dirigente
	Respondido em 09/06/2020 17:43:06
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os juízes gozam das seguintes garantias:
		
	
	Nenhuma das opções anteriores está correta.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício no cargo, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão unânime do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	 
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após dois anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do respectivo Tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça e irredutibilidade de vencimentos.
	Respondido em 09/06/2020 17:48:31
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Controle prévio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, desistiu da proposta de criar um controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso. Em reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Antonio Palocci, e representantes do Senado para tratar do Pacto Republicano, Peluso disse que abria mão da proposta e afirmou que a sugestão foi um pensamento em voz alta. A proposta permitiria que o STF analisasse a constitucionalidade dos projetos aprovados pelo Congresso antes que fossem encaminhados para a sanção presidencial. (01.04.2011) A proposta do presidente do STF sobre o controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso indica um fenômeno chamado de:
		
	 
	judicialização da política
	
	pluralismo jurídico
	 
	socialização do direito
	
	politização do judiciário
	Respondido em 09/06/2020 17:51:08
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comuns dos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
		
	
	A lei é eficaz quando é imposta pelas relações de força dominantes.
	
	A lei é ineficaz se estiver vigendo.
	
	A lei pega, ou seja, é eficaz se antecipar uma realidade social que não existe.
	
	A lei é ineficaz, ou seja, a lei não pega se estiver adequada às necessidades do grupo.
	 
	A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza.
	Respondido em 09/06/2020 18:00:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Émile Durkheim é considerado um dos grandes pensadores da sociologia entre suas contribuições temos a explicação dos adventos de problemas sociais e da transição social que provoca consequências sérias na sociedade que podem levar a sua desintegração. Tal fenômeno é denominado:
		
	
	Altruísta
	
	Calamidade social
	 
	Anomia
	
	Socialização
	
	Desintegração social
	Respondido em 09/06/2020 18:03:30
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O direito é um conceito interpretativo e a determinação no sentido das leis não é obra de um único intérprete, mas de um intérprete coletivo (Dworkin). Esse intérprete coletivo pode ser considerado como:
		
	
	juiz
	 
	legislador
	 
	opinião pública
	
	súmulas vinculantes
	
	desembargadores
	Respondido em 09/06/2020 18:06:39
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Emile Durkheim utilizou as taxas de desvio do comportamento e o estado da lei e punição como índices da anomia social. Mesmo evitando conceitos psicológicos, acreditava que o egoísmo, a competição insaciável e a ausência de sentido e de objetivos poderiam ser apontadas como as reações prováveis dos indivíduos que vivem em uma sociedade anômica, na qual os obstáculos estão no funcionamento ordenado da sociedade. (http://www.infoescola.com/) Sobre o conceito de anomia em Durkheim é incorreto afirmar que:
		
	
	Ocorre quando os valores estão ausentes ou se surgem, estão em conflito e os indivíduos não estão adequadamente socializados às diretrizes culturais
	 
	Falar de anomia é o mesmo que falar do estado social de ausência de normas, de um estado de anarquia, de ausência ou desobediência das regras sociais, considerando a relação entre os indivíduos e as forças do controle social.
	 
	O conceito de anomia dialoga com o de alienação, tal como concebido por Karl Marx, pois anomia representa um problema de legitimidade do controle social, é um problema de poder, expresso no ato da dominação.
	
	O estado anômico de uma dada sociedade, segundo a perspectiva teórica durkheimiana, refere-se aos problemas de controle social em um determinado sistema social

Continue navegando