Buscar

Empreendedorismo e Intraempreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Semestre: 1º
Disciplina: Gestão e Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn e Marcelo Ioris Koche
Acadêmico(a): SERGIO LINO PEREIRA RGM: 123.787
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8 NO PORTIFÓLIO 4. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 07 – Formação do Perfil e Características do Empreendedor
1 – Tendo por base os conceitos apresentados na Aula 07, responda. Você se considera um empreendedor e/ou possui perfil/características de empreendedor? Justifique sua resposta.
Considero-me uma pessoa empreendedora, por já ter participado da formação de empreendimentos e, principalmente, considero possuir perfil empreendedor, por buscar sempre a inovação e o aprendizado contínuo ao longo do tempo.
2 – Geraldo Rufino é um empreendedor brasileiro que não tem medo de arriscar. Já quebrou seis vezes e usa isso como aprendizado para descobrir novos caminhos para o sucesso. Assista ao vídeo: “Geraldo Rufino” (disponível em Material de Aula – Links) e em seguida faça suas considerações pessoais sobre o vídeo, seu entendimento, qual a mensagem que Reraldo Rufino lhe passou? (Mínimo 5 linhas). 
Ótimo vídeo motivacional que mostra o ponto de vista de um empreendedor nato e otimista sempre. Relata seu ponto de vista para o enfrentamento das crises e dificuldades que se apresentam a todo momento para a pessoa empreendedora.
A mensagem que me passou foi a de que devemos sempre ir a luta, independentemente da função que exercemos, pois o mundo real se apresenta todos os dias e só depende de nós a busca (e a luta) por nossos objetivos. O pensar positivo é fundamental para superarmos as dificuldades e empreender.
3 – Cite e comente sobre um caso de empreendedorismo que lhe chama a atenção por sua história e características empreendedoras. Pode falar de grandes empreendimentos famosos nacionalmente, mundialmente, ou até pode relatar o caso de sucesso de um empreendedor da sua cidade.
Sistema Brasileiro de Televisão: empreendimento idealizado na pessoa de seu fundador Senor Abravanel (Silvio Santos), nascido em 1930 na cidade do Rio de Janeiro. Pessoa com visão empreendedora e de futuro desde jovem, onde buscava inovações em todos os setores que tinha oportunidade de participar, de serviços de locução (agraciado por uma voz potente) a serviços de ambulante. Chegou ao grande sucesso no ramo de mídia televisiva, fundando um dos maiores sistemas de televisão do país.
AULA 08 - Intraempreendedorismo
1 – Diferencie o empreendedor do intraempreemdedor. Antes de ler a Aula 08, você tinha conhecimento sobre o termo intraeempreendedorismo? Tinha conhecimento sobre as principais diferenças existentes entre empreendedor e intraempreendedor? 
Empreendedor é o dono do capital, tendo por isso, o poder de chefiar e de montagem da(s) equipe(s) de trabalho. Tendo aumento de lucro pode aumentar a sua própria renda e tendo prejuízos significa a perda de rendas e a própria falência.
Já o Intraempreendedor: não é o dono da empresa, tendo recursos limitados tanto financeiros quanto de equipe de trabalho. Está, normalmente, subordinado a outras pessoas e o fracasso não acarreta diretamente suas perdas (no máximo a demissão). 
Antes de ler a Aula 08 eu não tinha conhecimento sobre o termo intraempreendedorismo, nem das diferenças existentes entre empreendedor e intraempreendedor.
2. Pesquise e relate a trajetória de um intraempreendedor de sucesso (Obs: não se esqueça de citar a fonte da pesquisa). 
Ken Kutaragi, da Playstation – Sony.
A fabricante conhecida anteriormente por aparelhos de som e seu walkman era totalmente contra a entrada no mercado de jogos. Ken Kutaragi resolveu trabalhar, por conta própria, em um chip de som para o que viria a ser o videogame 16-bits da Nintendo.
O que começou com um ultraje e uma “perda de tempo” para o alto escalão da Sony evoluiu ao que hoje conhecemos como a marca Playstation. 
 Fonte: blog.: equipe AEVO.
3. Você acha que ainda existem barreiras para se criar uma cultura intraempreendedora? Na sua opinião, pode haver objetivos em comum entre o intraempreendedor e o empreendedor (dono da empresa)? Justifique sua resposta.
Creio que ainda existem barreiras para a criação de uma cultura intraempreendedora, que vão desde impedimentos das próprias organizações (conflitos nos objetivos) e pressão por resultados. Uma prova disso é o pouco uso da palavra “intraempreendedor”.
Sim, pode haver objetivos em comum, pois com a realocação de recursos, cria-se um clima de inovação dentro da empresa e, com isso, surgem “gerentes” agindo como se fossem proprietários.

Outros materiais