Buscar

SÉRGIO RODRIGUES - AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA - AP3 31 05

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA DE CONTEÚDO
APLICAÇÃO PRÁTICA 3
REFERENTE AS UNIDADES “1” A “5”
	Turma: EIN079-60 – AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA
	Professor: RUBENS LOPES DE OLIVEIRA
	Semestre: 2020/1
	Aluno(a):SÉRGIO RODRIGUES FILHO
Questão 1 (1,0 pontos): As redes industrias se apresentam em uma ampla variedade de domínios. Como domínios de aplicação pode-se citar: as indústrias, que trabalham com linha de produção e são automatizadas, e os sistemas de supervisão de equipamentos automáticos.
As redes industriais empregadas nos diferentes domínios influenciam, diretamente, na produção e; em função das características do ambiente de produção, devem levar em consideração todas as peculiaridades do processo de automação, influenciando, diretamente, na especificação da arquitetura mais adequada ao atendimento de suas especificações.
Cite dois tipos de arquiteturas de redes industrias, identificando a seu tipo de aplicação mais adequado.
 RESPOSTA:
Redes Industriais são protocolos usados para que controladores, sensores e atuadores troquem dados de forma confiável e ágil para supervisionar ou controlar plantas industriais.
No entanto, cada uma delas conta com regras específicas que regem a transferência de dados. Por isso, podemos encontrar diversos tipos.
As Redes Industriais não visam somente a transmissão de dados. Com a indústria 4.0, muitas fábricas irão precisar se readaptar e com certeza as redes industriais serão grandes aliadas neste processo. 
As Redes Industriais trazem vantagens que garantem uma maior produtividade:
-Redução de instalações elétricas do tamanho do painel elétrico;
-Modularização de máquinas e equipamentos;
-Possuir diagnóstico real time em supervisório e de local de falhas;
-Flexibilidade da ampliação e modulação
-Não somente essas, mas também outras otimizações ocasionadas pela aplicação das redes, simplificam muitos processos de uma planta industrial.
Os temos LAN e WAN são comumente encontrados nas telas de configurações de modens, roteadores e access points. O termo LAN se refere à configuração da rede local provida pelo roteador enquanto WAN se refere à configuração da rede externa, da internet, que não faz parte da rede interna.
LAN é Local Área Network. Este termo geralmente se refere a redes de computadores restritas a um local físico definido como uma casa, escritório ou empresa em um mesmo prédio. Uma rede sem fio de uma empresa também faz parte da LAN. O que realmente limita a rede LAN é uma faixa de IP restrita à mesma, com uma máscara de rede comum.
WAN é Wide Área Network. Significa uma rede que cobre uma área física maior, como o campus de uma universidade, uma cidade, um estado ou mesmo um país. É usado freqüentemente nas configurações dos roteadores para se referir à rede externa à empresa, que não é considerada parte da LAN, como foi dito acima. WAN também é usado para se referir à rede da internet em geral, apesar desta ser uma designação genérica demais. As redes WAN se tornaram necessárias pois grandes empresas com milhares de computadores precisavam trafegar grande quantidade de informações entre filiais em diferentes localidades geográficas. Este nova demanda não podia ser satisfeita dentro das capacidades de uma rede LAN e novos protocolos para atender aos exigências de velocidade e qualidade das redes WAN foram criados.
Hoje em uma grande cidade existem dezenas de redes LAN, muitas delas sem fio e praticamente todas conectadas à internet, a maior rede WAN existente e possivelmente a outras redes WAN de empresas usando algum tipo de VPN ou mesmo por acesso remoto.
Questão 2 (2,0 pontos): No que se refere às redes LANs (Local Area Network) e WANs (Wide Area Network), assinale a alternativa correta.
a) Em uma LAN, um pacote enviado de um host para outro carrega os endereços do host de origem e do host de destino. Por isso que o host, na rede LAN, não possui um identificador, como ocorre na rede WAN, que é utilizado para identificá‐lo de forma unívoca na rede.
b) Alguns mecanismos de conexões inteligentes, como, por exemplo, os switches, não podem ser utilizados nas redes LANs. Isto se deve ao fato de as características de suas topologias não suportarem tais dispositivos.
c) Em grande parte das WANs, a subrede consiste em linhas de transmissão e elementos de comutação.
d) Uma rede WAN ponto a ponto é uma rede com mais de duas extremidades. Ela é utilizada no backbone das comunicações globais.
e) Diz‐se que o tamanho de uma rede LAN é, normalmente, ilimitado.
RESPOSTA: LETRA C
Questão 3 (1,0 ponto): Em relação às redes de computadores, podemos observar que existem diversos tipos de arquiteturas disponíveis, cada uma adequada a uma necessidade específica de uso. Analise e associe as redes às suas respectivas definições.
I. LAN
II. VLAN
III. MAN
IV. SAN
V. WLAN
(V) Redes locais sem fio empregadas onde se necessita de mobilidade.
(III) Redes com dimensões de no máximo algumas cidades.
(I) Redes locais ou área limitada que conecta ativos de redes em prédios, residências e outros locais.
(II) Redes virtuais que são definidas em redes locais.
(IV) Redes com curta distância entre servidores e dispositivos de armazenamento em massa.
Assinale a sequência CORRETA.
a) V, III, I, II, IV
b) IV, I, II, III, V
c) I, III, II, IV, V
d) II, I, IV, V, III
e) III, I, V, II, IV
RESPOSTA: LETRA A
Questão 4 (1,0 ponto): Os recursos tecnológicos empregados nas redes locais e de longa distância são aplicados na construção das redes denominadas LAN, MAN, WAN. Estes tipos de redes são também conhecidos como Intranets (LAN) e Internet (MAN, WAN) e, utilizam protocolos de comunicação distintos.
Sobre esses tipos de redes e seus protocolos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(V) Para as redes LAN, foi adotado o padrão Ethernet, 10Base-T, que define o nível físico (IEEE 802.3), utilizando o protocolo CSMA-CD.
(F) A evolução de uma rede de computadores 10Base-T para 100Base-T ou GigaBit é possível mantendo o mesmo meio de transmissão e equipamento de conectividade.
(V) Nas tecnologias Ethernet 10, 100, 1.000, predomina a topologia estrela e os padrões RJ45 e cabo UTP evoluindo com as categorias, mantendo a compatibilidade.
(V) O modelo de referência OSI para redes tem 7 camadas, mas a Internet é implementada sobre apenas 4 camadas.
Assinale a sequência correta.
a) F, V, F, V
b) V, F, V, V 
c) F, V, V, F
d) V, F, V, F
RESPOSTA: LETRA B
Questão 5 (2,0 pontos): Através da álgebra de Boole temos que todo circuito lógico pode ser descrito através de uma expressão booleana e que, um circuito, por mais complexo que seja, é composto pela interligação dos blocos lógicos básicos.
Assim sendo, escreva a expressão booleana executada pelo circuito
RESPOSTA:
Questão 6 (2,0 pontos): A partir de expressões booleanas é possível a sua representação através de circuitos combinacionais (portas lógicas). Nesse caso, como na aritmética elementar, parênteses têm maior prioridade, seguidos pela multiplicação (função E) e, por último, pela soma (função OU).
Desenhe o circuito lógico que executa a seguinte expressão booleana: S = (A.B.C) + (A+B).C
RESPOSTA:
Questão 7 (1,0 pontos): Com relação às qualidades dos robôs industriais, analise as afirmativas abaixo.
I – Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis. II - Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade.
III – Não podem ser reprogramados. 
IV – Podem ser conectados a outros sistemas de computadores. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. Resposta:
( ) I e II;
( ) I, II e III; ( ) II, III e IV (x) I, II e V;
( ) I, e IV.
RESPOSTA: I, II E IV
	Critérios de avaliação
	Indicadores
	Pontuação
	Coerência da resposta ao enunciado proposto
	4
	Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos
	3
	Correção gramatical
	2
	Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências
	1

Continue navegando