Buscar

MOdulo reiki

Prévia do material em texto

Introdução
Nosso objetivo nesse curso é que você acesse o Reiki, de forma clara e fácil, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa desde que ela seja sintonizada por um mestre. 
Vamos também falar de pontos que podem te auxiliar ainda mais nesse mergulho.
Sua Iniciação ao Reiki foi uma procura, um caminho que você buscou e encontrou, assumindo compromisso com seres cósmicos, com as falanges de luz. Seja amoroso e responsável no uso do Reiki.
 O Reiki vem com uma proposta de uma técnica simples já que não requer profundo conhecimento de uma área específica, porém sua eficácia é inquestionável uma vez que ela atinge várias camadas do nosso campo.
 Os Níveis de Reiki 
O Reiki é dividido em IV partes de acordo com a linhagem seguida. Nível I - Cura do Físico, Nível II – Cura Emocional, Mental e a Distância, Nível III - Potencialização, Símbolo do Reikiano e Grupos. No nível I abordaremos os assuntos abaixo. 
No Reiki Nível I:
· O que é o Reiki. 
· A história do Reiki.
· O Símbolo e sua utilização em pessoas, plantas e animais.
· Os sete Chakras principais 
· Selamento dos Chakras 
· Orientação sobre o local de aplicação 
· Como fazer a sessão de Reiki. 
 		 O que é o Reiki? 
Reiki é uma técnica terapêutica milenar de origem japonesa, que promove o bem-estar e relaxamento em função da sua atuação se dar nos níveis físico, emocional, mental e sutil. É veiculado por meio de um agente da técnica, por imposição das mãos e baseia-se na premissa que a energia vital, essencial à vida, flui através de nós. Quando a energia vital está baixa, ficamos mais propensos a desequilíbrios de ordem física, emocional, mental e energética, quando alta, ficamos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis. O Reiki é considerado um tratamento e, segundo o Manual de Implantação de Serviços de Práticas Integarativas e Complementares no SUS, está fundamentado na concepção vitalista de saúde e doença e na harmonização das condições gerais do corpo e da mente de forma integral – BRASÍLIA – DF 2018. 
Na utilização da técnica, o fluxo da energia supracitada passa através e ao redor do corpo do indivíduo. O Reiki trata a pessoa de forma integral, ou seja, na esfera do corpo, da emoção, da mente e do sutil, criando muitos efeitos benéficos que incluem um estado de relaxamento, profundo, sentimento de paz, segurança e bem-estar. Reiki é um método simples, natural e seguro que todos podem usar. Pode ser empregado concomitantemente com outras técnicas.
Em tratamentos médicos pode ser utilizado concomitantemente, porém sem substituí-los, proporcionando alivio dos efeitos colaterais e promovendo uma recuperação mais rápida. Não havendo, portanto, nenhuma contraindicação.
REI energia cósmica, nível de vibração energética que está além das polaridades, além das ondas de rádio, raios-X, ultravioleta, REI é energia pura Reiki porque é a arte de conectar a energia cósmica o KI energia que circula pelos canais energéticos do corpo e dos meridianos.
A grande diferença que existe entre o Reiki e outras terapias energéticas, como acupuntura Do-In Cristaloterapia é que elas trabalham com energia polarizada, procurando equilibrar o Ying e Yang, ou KI* (CHI dos chineses) onde a habilidade do diagnostico é fundamental, e qualquer erro pode prejudicar o campo energético do paciente. 
Quer seja profissional ou não de hoje em diante você passa a ser um agente de cura.
Os Efeitos do Tratamento do Reiki 
Equilíbrio de Energias, Expansão da Consciência, Aumento da Criatividade, Aumento da energia vital, Liberação das emoções e bloqueios, Relaxamento de Tensões, Ação sobre as causas das doenças, elimina toxinas e negatividades. 
A Origem do Reiki: 
A versão que contam
O fundador do Reiki como sistema de harmonização natural é o Dr. Mikao Usui, um sacerdote, que no final do século XIX era reitor da universidade de Doshisha, Kioto – Japão.
Um de seus alunos perguntou se o Dr. Mikao Usui aceitava o conteúdo da Bíblia. Após a resposta afirmativa, o aluno continuou seu questionamento perguntando como é que processava - se a cura, propiciada por vários mestres na antiguidade. Não sabendo responder ao seu aluno, a resposta a essa questão fundamentou a procura de Mikao Usui, transformando completamente seu objetivo de vida. Uma semente foi plantada. No dia seguinte, Dr. Usui demitiu-se de seu cargo de reitor da universidade e viajou para os Estados Unidos da América, onde permaneceu durante anos.
Aprofundou seus estudos nas escrituras sagradas na universidade de Chicago, na tentativa de desvendar o segredo de como Jesus e seus discípulos curavam os doentes.
Não tendo encontrado a resposta, retornou ao Japão e aprofundou-se na filosofia Budista em diversos mosteiros. Encontrou apoio de um abade que também estava interessado nessa questão. E assim entrou em contato com os seus sutras, escrituras budistas.
Estudou as traduções japonesas nas escrituras budistas, mas não encontrou a explicação que buscava. Decidiu apender sânscritos para ter acesso aos textos budistas originais e as documentações que não tinham sido traduzidas.
Após sete anos, finalmente encontrou o que tanto procurava! As anotações de um discípulo de Buda lhe deram a chave, os símbolos e as descrições de como este grande mestre curava. Embora tenha redescoberto o conhecimento, não tinha ainda o poder da cura. Havia comentado o fato com o seu velho amigo abade e decidiu dirigir - se a uma montanha sagrada para meditar em busca desse poder.
Na montanha sagrada meditou durante vinte e um dias. Para ajudar na sua contagem do tempo, colocou diante de si a mesma quantidade de pedrinhas que eram descartadas uma a uma, dia após dia. No 21° dia, viu no horizonte luzes, que vindo ao seu encontro, deram formação aos símbolos que ele havia encontrado nas anotações em sentidos e ao recobra-los percebeu ter entrado em contato com o poder de cura que tanto procurava.
Primeira constatação foi que apesar de ter jejuado durante 21 dias, não se sentia faminto, nem esgotado. Tinha recobrado miraculosamente as suas energias.
A segunda, quando movido pela alegria de ter encontrado a resposta e querendo transmitir estes conhecimentos para seu amigo abade, feriu-se no dedão do pé, impondo suas mãos sobre o ferimento, constatou, para sua surpresa, que a hemorragia e a dor cessaram instantaneamente. Ao pé da montanha Mikao Usui parou num pequeno albergue e pediu uma refeição. O proprietário percebendo pelo aspecto do monge, que o mesmo havia passado por um jejum de vários dias na montanha sagrada, decidiu preparar-lhe uma refeição leve. Esta foi servida por uma menina que pelo seu aspecto, percebia-se estar com muita dor de dente. 
Com o toque das mãos de Mikao Usui, a dor que afligia a menina desapareceu. Ao regressar ao mosteiro, Usui soube que seu amigo estava acamado com ataque de artrite. Impondo-lhe a mão nos pontos doloridos, aliviou da dor com as suas mãos de cura. 
O abade curado exclamou contente: Isto é Reiki!”Energia Universal da vida”. Durante sete anos seguintes, Dr. Usui trabalhou curando doentes em um gueto de mendigos no Japão. Algumas pessoas que haviam sido beneficiadas pelo toque de suas mãos assumiram novos papéis em suas vidas. Mas, algumas retornaram a vida antiga, pois não queriam assumir as suas responsabilidades. Mikao Usui diante deste fato sentiu necessidade de criar as máximas de vida do sistema Reiki. 
 A Origem do Reiki: Nova Versão
 Em 1922 Mikao Usui abriu uma escola em Tóquio para ensinar um sistema de cura baseado em energia. Mikao Usui criou um sistema utilizando elementos do Qigong Taoísta, Budismo Tendai Japonês e medicina Chinesa. 
O sistema propõe uma forma de viver, através do uso intencional de conjunto de afirmações que deverão fazer parte do dia a dia dos praticantes. 
A história de Hawayo Takata parecem ter sido criadas para tornar os ensinamentos de Usui aceitáveis para os americanos pós- guerra. 
Mikao Usui nasceu em15 de Agosto de 1865 no Distrito de Gifu, Japão. Por volta de 1900, ele criou um sistema natural de cura baseado na medicina Oriental estabelecida. O sistema utilizava símbolos, tinha um grupo de afirmações e empregava sete posições de mãos fixadas em importantes acupontos. Era baseada em antigas práticas energéticas Taoístas, permitindo ao praticante atrair energia e passa- lá para o cliente sem a necessidade de “recarregar”. Ele foi enviado muito jovem a um monastério budista que fundamentou seu interesse de cura. Ele não teve nenhuma conexão com qualquer escola cristã e nunca foi à Chicago (Universidade da Califórnia Divinity School, nem mesmo existia na época). Ele provavelmente nunca deixou o Japão e provavelmente fez todas as suas pesquisas em uma das bibliotecas de Kioto. Depois de gastar muitos anos em uma pesquisa de modo a se conectar a energia sem passar anos em exercícios e treinamentos, ele meditou no templo de Kurama na região que era um “ponto de poder”.
Afirma-se que ele passou por um período de 21 (vinte e um) dias de purificação e foi presenteado com as informações, com as quais ele vislumbrou completar seu sistema ao final da meditação.
Histórias relativas a um dedo do é esfolado, espontaneamente curado e o consumo de uma enorme refeição seguida de cura de abscesso dental do doente não deveria ser tratadas com muita credibilidade. Elas só aparecem nas versões ocidentais da história. Ele então passou sete anos na parte pobre de Kioto e em 1922 abriu uma escola em Tóquio, onde ele treinou muitos alunos, dezesseis até o nível de professor, antes de morrer em 09 de março de 1926 em Fukuyama. Usui não era doutor. O título dele era de “Sensei” um termo que significa professor ou mestre. O termo “Doutor” no Oeste foi aplicado, a acadêmicos, inicialmente da igreja.
O termo Sensei é aplicado aos professores de artes marciais japonesas, como o Karatê. O fundador de uma sociedade curativa daquele tempo, Jiro Asuke, tinha comentado que Usui era curandeiro muito popular, considerado um pioneiro nesta forma de cura. 
Os nomes de alguns de seus alunos são conhecidos. Havia três oficiais navais: Taketomi, Hayashi e Guida que estudaram em 1925. Seu aluno principal era chamado Egushi, que estudou em 1923 e passou o sistema a um homem denominado Miyazuki. 
Chujiro Hayashi nasceu em 1878 e recebeu o treinamento em 1925.
Ele utilizou o conhecimento para abrir a clínica curativa em Tóquio. Hayashi desenvolveu um complexo sistema de imposição das mãos satisfatório para uso clínico; a clínica dele empregou ao mesmo tempo, em um único cliente de forma a maximizar o fluxo de energia, Hayashi, além de mudar o enfoque do sistema para se ajustar a um “modelo médico”, também introduziu um sistema gradativo de aulas. 
Para concluir a história do Reiki, temos que nos anos 70, a Sra. Tanaka começou a formar outros mestres, morrendo em 1980, entre eles formou sua neta Phyllis Lei Furomoto, que veio dar origem a Reiki – Aliance. 
Nos Estados Unidos a Dra. Barbara Rey, também sintonizada por Tanaka, deu origem a The Radiante Tecnique (antiga AIRA). 
Hoje existem Mestres independentes espalhados pelo mundo que não estão ligados a nenhuma corrente ou ligas anteriores, mas que mantém a forma de ensino e transmissão do Reiki, tal como o Dr. Usui o fazia (Usui Shiki Ryoho).
Dr. Mikao Usui
Os Cinco princípios do Reiki
1° Precisamente hoje, não te preocupes.
2° Precisamente hoje, não te aborreças.
3º Honra os teus pais, mestres e amigos.
4º Ganha teu pão diário honestamente.
5° Demonstra Gratidão para com tudo que é vivo.
Os Símbolos do Reiki
Os símbolos do Reiki são a chave de abertura para o acesso direto a níveis diferentes e intensos de energia cósmica curativa. Está energia é o resultado de uma união entre som (mantra) e desenhos energéticos (yantra)
Os símbolos do Reiki são um instrumento, um recurso auxiliar, mais poderoso e intenso na captação de energia de cura. Não é uma energia de Cura o Reiki!
A energia de cura é cósmica, e universal, presente em todas as coisas do universo. Assim os símbolos do Reiki, após a sintonização realizada adequadamente por um mestre, permite que quem o utiliza possa canalizar, conduzir, ampliar e potencializar essa energia cósmica curadora, transmitindo-a fora da relação espaço – temporal que nos limita neste plano de existência. Isto quer dizer que após determinada sintonização o estudante pode enviar e canalizar a energia fora da relação da necessidade da presença física (cura à distância) e independente do tempo, pois na mente cósmica não existe passado, podendo ser usado para pessoas, locais, animais e plantas. 
Os símbolos são secretos, sagrados. Use-os com dignidade, respeito e nunca de forma vulgar, para que não percam seus atributos cósmicos para nós, daí a necessidade de uso consciente e responsável, evitando vulgariza-los, desenhar ou nomear em qualquer lugar.
Quando for usar o símbolo, desenhe-o corretamente e repeta 03 vezes o nome do símbolo. 
Como os símbolos são as chaves para conexão, você não precisa estar em estado mediúnico ou meditativo para utilizar. Esteja apenas amoroso, consciente, receptivo e ciente do que o uso para um sentimento nobre e elevado de cura e harmonia de um ser vivente. 
O PRIMEIRO SIMBOLO
Símbolo de poder – Chokurei 
Significa a “Descida da Luz, Poder e Energia”. É um símbolo de ação e poder de energia quando há limite de tempo e espaço, cura em nível do corpo físico, traz grande quantidade de energia cósmica para o local onde for aplicado. Traz luz para o consciente aumentando o fluxo energético e pureza. E energiza alimentos, cristais, lugares, objetos e pessoas. Aplica-se sobre os chakras bloqueados, transmutando emoções para outro patamar. Quando se está com dor aplica-se direto sobre a área afetada. 
A aplicação de Reiki faz com que a energia se amplifique permanecendo atuante por horas/dias no ambiente, paciente, mesmo após o término da aplicação.
CHO – Significa espada curva
KU- Integração 
 REI – Essência Cósmica Universa 
 l
CICLO DOS 21 DIAS
Recomenda-se que depois de cada sintonização em cada um dos três níveis, o aluno perceba o processo de purificação psíquica, pois a frequência vibratória liberada do corpo físico e etéreo causa certo desconforto, à medida que ocorre a liberação/ depuração/ desbloqueio. 
A Sintonização do Reiki, qualquer nível, harmoniza nossos veículos da consciência, amplificando a frequência vibratória que acelera os processos depurativos das energias que precisam ser transmutadas, transubstanciando-as para energias amorosas, que passam a tonificar nossos sistemas orgânicos, gerando desconforto-psíquico. As mudanças vibracionais são rápidas, mas o ajuste leva de 03 até 07 dias, para que esta energia se mova por entre cada um dos sete chakras principais, mesmo sabendo que a concentração / abertura ocorre principalmente entre o cardíaco e o coronariano, os chakras inferiores se ajustam de forma simultânea. 
Nos 21 dias posteriores a sintonização, recomenda- se a autoaplicação do Reiki para facilitar a circulação energética. 
Após o período de 21 dias, devemos continuar aplicando Reiki para uma melhoria continua. 
 CHAKRAS 
Chakra é uma palavra em sânscrito e significa “Roda de Energia”. Os chakras são centros nervosos sutis, responsáveis pelo fluxo energético do corpo. 
Sua principal função é captar e absorve energia universal, transforma-la pela metabolização e distribui-las para os canais de energia, que a levará para os outros charkas e assim alimentarão o corpo com essa energia universal. 
Os charkas são responsáveis pelas funções de equilíbrio do corpo humano. 
Trabalhamos os sete Charkas principais, porém a energia é inteligente e vai para onde houver necessidade.
Os Chakras são centros nervosos sutis responsáveis pela captação e distribuição da energia cósmica para o organismo. Existem milhões de chakras no corpo humano, sendo que sete são os principais localizadosno corpo sutil, correspondendo ao longo da coluna vertebral no corpo físico.
Muitas vezes, uma pessoa “suga” as energias da outra. Quem nunca se sentiu mal ou exaurido após conversar com uma pessoa que parecia “carregada”?
Isso acontece porque uma das pessoas absorve a energia vital da outra, provocando o que conhecemos de “vampirismo”. 
MULADHARA (Básico ou Raiz) Vermelho 
Elemento: Terra 
Órgãos: 
Suprarenais (Parte interna produção de adrenalina), Gôndolas, Cólon descendentes, reto e ânus, Uretra. 
Órgãos sexuais externos, Sacro coluna. 
Características: 
Instinto de auto -preservação (ataque e fuga), Procriação, Manter os pés no chão, Capacidade de realizar 
Vontade, segurança, tomada de decisões, Reagir à energia física, a vontade de viver.
2-SWADHISTANA (Umbilical) – Laranja 
Elemento: Água.
Órgãos: 
Cavidade pélvica, Baço, Gônadas (produção de hormônios), Rins e Bexiga, Intestino grosso, intestino delgado, cólon, apêndice, Vertebras lombares.
Características:
Energia Vital – Prana, Sistema imunológico, Libido e desejo sexual.
3-MANIPURA (Plexo) Amarelo
Elemento: Fogo
Órgãos: 
Cavidade abdominal, Estômago, Duodeno, Fígado, Vesícula Biliar, Pâncreas, 
Suprarenais (Córtex, hormônios corticosteroides).
Características:
Controlar a própria vida; planejar as necessidades, Poder, segurança e possessividade,
Chakra das emoções 
4-ANAHATA (Cardíaco) Verde 
Elemento: Ar
Órgãos: 
Cavidade Torácica, Coração, Timo, Pulmão. 
Característica:
Chakra dos sentimentos, Sede de magoas, Carências e frustações (principalmente no amor).
Autoestima 
5- VISHUDI (Laríngeo) Azul
Elemento: Éter
Órgãos: 
Garganta, Cordas Vocais, Traqueia, Tireoide, Paratireoide, Vertebras cervicais, Sistema Nervoso Parassimpático.
Característica:
Traz ideias do plano mental para o físico, possibilitando a criatividade em todas as suas manifestações.
Centro da Vontade, Desintoxica, depura venenos.
6- ANJA (Frontal) Índigo
 Órgãos: 
Sistema Nervoso Central (Cérebro e Medula), Hipófise ou pituitária, Órgãos dos sentidos: olhos, ouvidos, nariz e seios paranasais.
Característica:
Intuição e telepatia, Clareza Mental e Espiritual, Clarividência e Clariaudiência.
7- Sahasrara - KI ( Coronário) Violeta 
Tem relação com a consciência e a inteligência: permite o crescimento harmonioso dos seres vivos, já que é responsável pela organização dos sistemas vivos, construindo e renovando os seus veículos de expressão.
Orientações ao Terapeuta Rekiano
1º Nunca se negue a atender quem precisa de ajuda.
2º Seja apenas um amoroso distribuidor de luz, cuidado com as palavras que diz ao paciente, evite diagnósticos, previsões de cura ou duração do tratamento, se ele deve ou não continuar com o tratamento médico. 
3º Transforme- se em um doador universal, não interferindo nas crenças pessoais, religiosas, filosóficas ou morais do paciente.
4° A cura depende sempre de vários fatores internos e externos: a atitude mental frente aos problemas cotidianos e a vida, a respiração, alimentação, portanto depende muito o prazo para verdadeira harmonização, respeite os limites do paciente. 
5° Não é você O CURADOR. Você é apenas um canal que distribui a energia curadora chamada de Reiki.
6° Para iniciar o tratamento não são necessários uma longa diagnose do paciente. Basta uma pequena pesquisa tipo nome, idade, sintomas, se está em tratamento médico, qual o tratamento, e o que mais sentir necessidade. 
.
SOBRE O LOCAL DE APLICAÇÃO E O MATERIAL AUXILIAR
Devemos aplicar Reiki em local limpo e harmonioso.
Lembre – se de desligar aparelho celular antes de iniciar.
A luz preferencialmente baixa. A penumbra facilita o relaxamento do paciente que, se possível dormirá. 
Música suave, relaxante e baixa é recomendada. A música cria um ambiente relaxante e a atmosfera mais adequada e auxilia no tratamento, funcionando como musicoterapia. Além disso, é ótimo contador do tempo. Dica é fazer um CD que altere as músicas até fazer 45 minutos ou 1 hora. 
Cada posição do Reiki pode durar, em média, de 03 a 05 minutos.
Óleos essenciais: Aromaterapia é bom usar óleos relaxantes e amorosos para gerar sentimento de amorosidade e bem-estar. Mas só utilize caso o paciente não tenha objeção ou alergia. 
Melhor forma de aplicar Reiki é em uma maca ou cama, como últimos recursos, podem ser aplicados no chão ou em uma cadeira. 
Solicitar que o paciente retire adornos metálicos, como pulseiras, anéis, brincos e colares, enfeites de cabelos e principalmente relógio é importante o mesmo deve fazer o terapeuta. Os metais possuem vibração própria e pode atrapalhar a frequência da energia do Reiki.
Lavar as mãos em água corrente antes de começar a aplicação é essencial por motivos higiênicos. 
Não de deixe de voltar aos locais mais afetados e intensificar a aplicação e não retire as duas mãos das posições no corpo do paciente simultaneamente para não haver desconexão. 
Braços e pernas, dos envolvidos na aplicação de Reiki, devem estar sempre descruzados durante o tratamento. 
As mãos devem ser levemente côncavas e os dedos unidos. 
IMPORTANTE RESPEITAR
Não se pode obrigar ninguém a se curar, só podemos ajudar uma pessoa que aceita a nossa ajuda. 
Reiki não é religião, quando uma pessoa procura o tratamento com o Reiki ele deseja tratamento terapêutico e não aconselhamento. 
Vangloriar-se pela cura é altamente errado, afinal somos apenas um canal por onde a energia passa. O ego é um inimigo que devemos combater. Também não devemos alimentar expectativas de cura. 
O Reiki pode ser utilizado com outras técnicas, mas só deve ser utilizado se o paciente autorizar. 
SELAMENTO DOS CHAKRAS
Existe, dentro do Reiki, uma forma muito simples de proteger, pratico e rápido, o selamento dos charkas permite que o (a) reikiano (a) utilize o Reiki para se proteger e se limpar de qualquer energia.
Faça o seu selamento dos chakras sempre antes de sair de casa, quando tiver um insight ou intuição.
Para fazer o selamento dos chakras, basta seguir os seguintes passos. 
1)trace o símbolo 1 na cor violeta a sua frente, não esquecendo de repetir seu mantra três vezes. 
2)Passe por dentro do símbolo e volte para o mesmo lugar. 
3)trace o mesmo símbolo 1 na palma de cada mão, não esquecendo de repetir seu mantra três vezes. 
4) trace o mesmo símbolo nos sete charkas principais, iniciando de baixo para cima, tocando a parte do corpo físico correspondente com ambas as mãos ao repetir seu mantra três vezes. 
 APLICAÇÃO DE REIKI 
Alimentos e água: 
Pode ser utilizado, para purificar água, potencializar os efeitos benéficos dos alimentos, para isso basta traça o símbolo (mantra e Yantra) e posicionar as mãos sobre os alimentos ou tocar no copo com a água.
Plantas:
Plantio em vaso: Ativar os símbolos e colocar as mãos ao redor do vaso, colocar a mãos no fundo do vaso ou na terra. 
Antes de colocar a planta na terra, segurar as raízes para que a mesma receba a energia. 
Caso seja sementes segurar as sementes antes de plantar.
Após a ativação do símbolo não se faz necessário repetir o processo em cada etapa, só refaça caso não se sinta seguro. 
Planta doente: Colocar as mãos ao redor do vaso, colocar a mãos no fundo do vaso ou na terra para tratar as raízes, e em seguida tratar as folhas. 
Tratamento de Animais:
Tratamento de Cães 20 ou minutos ou o tempo que permitirem, gatos são mais sensíveis 15 ou 20 minutos ou o tempo que permitirem. 
Cães e Gatos Colocar as mãos atrás das orelhas, mão sobre a cabeça e outra na frente do pescoço, também se pode tratar diretamente nas partes que esteja doente. O mesmo para cavalo e vaca. Para peixes em aquário colocar as mãos na água no aquário, para pássaros manter ele em suas mãos ou colocar na gaiola. 
POSIÇÕES DE APLICAÇÃO DE REIKI
POSIÇÕES DE APLICAÇÃO DE REIKI – Modelo 02.
 POSIÇOES DE APLICAÇÃO DE REIKI – AUTO APLICAÇÃO.

Continue navegando