Buscar

Fundamentos Contábeis - Juan Ribeiro Caldeira Paiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS CONTÁBEIS 
Juan Ribeiro Caldeira Paiva
28289871
Marketing
Como é possível de analisarmos, os erros no registro contábil iniciam-se no exato momento em que o bem é adquirido e não registrado. Então falando de ativo não circulante, sabe-se que ele está no meio de controle patrimonial, com isso, no instante que as contas do balanço são elaboradas, os ativos imobilizados, devem ser primordialmente lançados e detalhados.
Ativos imobilizados são; terrenos, edifícios, pátios, instalações, máquinas, móveis, entre outros. Sabendo-se que máquinas estão sendo utilizadas na produção da empresa, elas deverão ser lançadas com a depreciação (perda de valor pelo uso, diminuindo a vida útil do bem), no fechamento do balanço, após 365 dias. As máquinas sofrem depreciação por tempo de uso, que resulta em um desgaste natural, diminuindo seu valor gradualmente. O valor depreciado das máquinas anualmente é de 10%, ou seja, perde valor ao logo do tempo 
De acordo com a Lei 12.973/2014 -- artigo 15 existe um valor mínimo para o ativo imobilizado, “o custo de aquisição de bens do ativo não circulante imobilizado e tangível não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) ou prazo de vida útil não superior a 1 (um) ano. ” 
Dessa forma, o bem tangível de valor inferior a R$1.200,00 ou prazo de vida útil inferior a um ano não tem obrigatoriedade em relação a sua imobilização, sendo critério da empresa imobilizar, ou não, o bem. Tornando assim semelhante como nosso exemplo da atividade.
A problemática gira em torno da compra dessas máquinas e o prejuízo que esse grave erro contábil pode trazer para a gestão da empresa. Sabendo que os imóveis já eram bem valorizados, seu valor aumenta a cada ano, estar com um faturamento mensal alto, a empresa não se preocupou em registrar a compra das máquinas de forma adequada, pode ter graves problemas e prejuízos com os órgãos fiscalizadores, com a alegação de estarem mentindo sobre seus bens, além de poder desvalorizar os imóveis. Então a solução mais viável seria realizar um novo balanço, com registros adequados e detalhado, no prazo certo.
Referência Bibliográfica:
https://investorcp.com/gestao-ativo-imobilizado/ativo-imobilizado/

Outros materiais