Buscar

DNA: O Ácido Nucleico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Dna é um tipo de acido nucleico relacionado com armazenamento da informação genética na maioria dos seres vivos. 
Ele nada mas é que um acido nucleico, o que seria um acido nucleico, 
O acido nucleico e uma macromolécula ou seja uma molécula formada por vários nucleotídeos, que tem a função de armazena e transmite informação genéticas do seres eucariontose procariontos. 
Para classisficar os ácidos nucleico existem dois tipos: Acido desoxirribonucleico “ Dna” esta apresente nos seres eucariontos e o acido ribonucleico esta presento apenas no seres procariontos, porem iremos falar apenas do Dna. 
O dna e composto pro nucleotídeos, os quais são compostos por: grupo de fosfato 1 açuca e base nitrogenada
o açúcar presente no DNA, uma desoxirribose. A desoxirribose é uma pentose, pois e formada por 5 atomos de carbonos, que se diferencia da ribose, e porque a desoxirribose possuir uma hidroxila .
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos ou seja duas fita, que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster, essa liga e equivalente a um grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos. Nessas ligações, um grupo fosfato conecta o carbono 3 de um açúcar ao carbono 5 do próximo açúcar.
Essa junção dos nucleotídeos forma um padrão típico de repetição de unidade de açúcar-fosfato, que forma a cadeia principal. A essa cadeia principal estão ligadas as bases nitrogenadas.
Ao observar as extremidades livres de uma cadeia de polinucleotídicos, é perceptível que, de um lado, temos um grupo fosfato ligado ao carbono 5' e, de outro, temos um grupo hidroxila ligado ao carbono 3'. Desse modo, temos duas extremidades em cada cadeia: a extremidade 5' e a extremidade 3'.
Nas base nitrogenada existem 5 tipos de bases nitrogenadas, Citosina, adenina gunina timina e uracila. Porém a timina esta presente apenas no dna, e a uracila esta somente o rna. Porque a uracila não esta presente o dna: quando o ocorre o empareamento das bases inadequada. A citosina pode perde o grupo de amino. Se transfomando em uracila, e ficaria difícil saber qual e qual ou seja a uracila poderia acaba fazendo pareamento com a gunania, ou citosina sem o amino com a adenina. Sendo dessa forma quando organismos ver uma uracila com guaniana ela altomatecamente corrige eliminando a uracila. 
 As bases nitrogenadas possuem um ou dois anéis, que apresentam átomos de nitrogênio, e estão classificadas em dois grupos: as pirimidinas e purinas. As pirimidinas possuem apenas um anel de seis átomos, sendo ele composto de carbono e nitrogênio. Já as purinas possuem dois anéis: um anel de seis átomos fusionados a um anel com cinto átomos. Citosina (C), timina (T) e uracila (U) são pirimidinas, enquanto a adenina (A) e a guanina (G) são purinas. Das bases nitrogenadas citadas, apenas a uracila não é observada no DNA.
As duas cadeias de nucleotídeo do dna são unidas uma á outra por ligação chamada de ponte hidrogênio, que é formado um pareamento de base a partir das ligação de cada fita. Esse pareamento de base ocorre quando uma púrica se liga coma pirimidina ou seja quando adenina se liga com uma timina, e guanina se liga com uma citosina. As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice. As cadeias principais estão localizadas na porção externa da hélice, já no interior são observadas as bases nitrogenadas que estão unidas por ligações de hidrogênio. As cadeias principais apresentam as direções 5’ → 3’ opostas, ou seja, uma cadeia está no sentido 5' → 3’, e a outra, no sentido 3' → 5’. Em razão dessa característica, dizemos que as fitas são antiparalelas.
 açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose.
 A desoxirribose esta presente no DNA que por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.
A pentose é um açúcar composto por cinco átomos de carbono ligados, formando uma cadeia fechada.
Os açúcares presentes nos ácidos nucléicos possuem, assim como o fosfato, função estrutural. o fosfato liga-se ao cabono 5 da pentose, base nitrogenada liga-se no cabono 3 da pentose
Forma estrutura do Dna e formado por duas linda onde um ponto 5’ geralmente ligado um fosfato, e a outra ponta geralmente com uma hidroxila livre. Os dois filamento que constituem o dna enrolaa-se uns a outros sobre um histona, fazendo assim o empacotamento do dna, dando em seguida uma cromatina. Que esta no núcleo de uma célula. Se o dna fosse esticado ele teria mais ou menos 3 metrod de comprimento.
Caracteristica: 
O dna possui papel fundamento na hereditariedade, sendo consierado o portadp da mensagem genética. É no dna que estão codificados todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduos. Através desse acido nucleicos, é possível identificar paternidade, solucionar crimes, identificar doença antes ate de se manifestarem. O DNA apresenta regiões específicas chamadas de genes, que são herdados de nossos pais. Esses genes são responsáveis pela produção de uma molécula de RNA, que serve para orientar a síntese de proteínas com base nas informações fornecidas pelo nosso DNA. O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias
Boa noite, eu vou falar um pouco sobre o processo de duplicação de DNA.
A replicação do DNA foi elucidada em 1953 pelos cientistas Watson e Crick, ao qual eles observaram que o DNA apresentava uma forma helicoidal, isto é, era uma estrutura dupla hélice que se girava entre si.
Como podemos ver nessa estrutura representada aí no slide, ao lado da foto dos cientistas, há o DNA. A fita azul é a representação do açúcar, o fosfato, é ela que faz o “molde” da estrutura e cada uma das fitas corre numa direção. As bases nitrogenadas formam os pares entre as fitas, e juntas formam a estrutura do DNA. 
Quando falamos em replicação, referimo-nos ao processo pelo qual cópias idênticas à cópia de uma molécula de DNA são formadas. Para que esse processo ocorra, o DNA desenrola-se parcialmente e nessa separação das duas cadeias de nucleotídeos inicia-se a síntese de uma nova fita a partir de uma copia do na dna A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase.Esse processo é considerado semiconservativo, pois o novo DNA formado apresentará uma fita nova e uma fita do DNA original.
A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para atransmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.
Slide 11
O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA, por meio da ação de enzimas, como a helicase Isso ocorre pontos separando os nucleotídeo. As helicases movem-se sobre as fitas de DNA, separando as cadeias. As regiões onde as cadeias separam-se apresentam a forma de Y e são chamadas de forquilha de replicação. À medida que essas separaçao ocorrem e a nova cadeia, denominada cadeia complementar, é sintetizada, por meio da ação da enzima primase, é denominada de oligonucleotídeo iniciador ou primer. O primer em seguida, vai adicionados os nucleotedos tendo a fita de DNA como molde.
Slide 12
A replicação ou duplicação do DNA é um processo complexo, realizado por um conjunto de proteínas que recebe o nome de maquinaria ou máquina de replicação.   A replicação do DNA só ocorre porque “proteínas iniciadoras” sintetizadas no momento adequado (fim de G1) se ligam a sítios específicos do DNA, denominados de origens de replicação. A ligação das proteínas iniciadoras nas origens de replicação promove a separação das duas fitas do DNA, expondo um pequeno número de bases sem pareamento    As origens de replicação são formadas por seqüências de nucleotídeos especiais – em leveduras, por exemplo, são conjuntos de aproximadamente 100 pares de bases (pb), ricosem bases AT (mais fáceis de serem separadas). O número de origens de replicação é variável, dependendo da espécie ou do grupo de organismos.
            O genoma das bactérias tem uma organização bem simples, sendo constituído por uma única molécula de DNA circular maior (o cromossomo bacteriano) e pequenos círculos de DNA (os plasmídeos), cada um desses elementos contém apenas uma origem de replicação.
Para os cromossomos eucariontes, formados por longas moléculas de DNA linear, existem várias origens de replicação, o que permite que a duplicação do DNA se inicie simultaneamente em vários locais dos cromossomos, tornando o processo mais rápido. Estima-se que o genoma humano, formado por um conjunto de 23 moléculas de DNA (células n), tenha aproximadamente 10.000 origens de replicação.

Outros materiais