Buscar

atividade extra botanica 2

Prévia do material em texto

As plantas são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta. Essas constituem a base da cadeia alimentar de vários ecossistemas, servindo de alimento para os consumidores primários. Elas são, inclusive, parte da alimentação humana, sendo comum na nossa dieta as frutas, legumes e verduras.
Ao observar o quintal da minha casa o ciclo de vida da maioria das espécies vegetais começa pelas sementes e termina com a formação de novas sementes. A germinação compreende o início das atividades de degradação de reservas da semente até a formação da plântula e início da atividade fotossintética. A fase de crescimento inicia na germinação e vai até a primeira floração. Nessa fase, a planta aumenta de tamanho e inicia o acúmulo de reservas que permitirão produzir frutos e sementes no futuro. Assim, é definida como uma fase de fotossíntese, onde se produz mais através da fotossíntese do que é consumido na respiração.
A fase de senescência ocorre a partir dos últimos ciclos reprodutivos, quando a planta não possui mais condições de produzir na fotossíntese todo o necessário para a manutenção dela. Assim, a planta começa a morrer. Este é um processo natural, inevitável e irreversível que ocorre em todos os vegetais onde, a partir de certo ponto da vida desses, a produção realizada pela fotossíntese é insuficiente para satisfazer as necessidades da planta.

Continue navegando