Buscar

história do brasil repúblicano discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cpeso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A proclamação da República no Brasil ocorreu no final do século XIX, com a participação do Exército Brasileiro, que emergiu como figura central dos ideais positivistas, de ordem e progresso. Por conta disso, a primeira fase da República, comandada pelo militar Marechal Deodoro da Fonseca, possuía características extremamente autoritárias, propondo diversos rompimentos com a antiga ordem imperial. Disserte sobre as mudanças ocorridas nesse período.
	Resposta Esperada:
Neste período da história brasileira, as mudanças governamentais ressaltaram principalmente destruir todas as estátuas e símbolos que enfatizassem o Império, ocorreu a separação definitiva do Estado e da Igreja, estruturou-se uma nova organização do espaço geográfico brasileiro, transformando as áreas territoriais em estados. Houve a expulsão da família real portuguesa e, por fim, a oficialização de uma nova Constituição.
	2.
	Uma das primeiras medidas de castelo Branco, juntamente com os seus ministros do Planejamento - Roberto Campos e da Fazenda - Otavio de Bulhões, foi a reforma do sistema econômico capitalista, tendo como fim conter a ameaça comunista. O plano impactou diretamente na vida da população pobre que perdeu o poder aquisitivo devido à compreensão dos salários e direitos trabalhistas previstos na CLT. O plano de estabilização alcançou os resultados desejados pelo governo, mas a população manifestou seu descontentamento nas eleições para governadores dos Estados em 1965. Após a derrota dos candidatos do governo nas eleições, Castelo Branco se amparou na justificativa que o sistema multipartidário seria responsável pela crise política e extinguiu todos os partidos políticos. Após análise do enunciado, disserte sobre o bipartidarismo e os problemas que acarretou para o cenário político nacional.
	Resposta Esperada:
O AI 2 reforçou os poderes do Presidente da República que poderia agora tomar decisões de ordem política e de segurança nacional por meio de decretos-lei. Sendo assim, o Ato Institucional número 2 deu respaldo legal ao Presidente Castelo Branco para extinguir todos os partidos políticos criados no fim do Estado Novo. Sendo assim, a governo Castelo Branco permitiu a organização de apenas dois partidos políticos, a ARENA - Aliança Renovadora Nacional, agrupando os partidários do governo e o MDB - Movimento Democrático Brasileiro, reunindo a oposição. A extinção dos partidos políticos acarretou um retrocesso no cenário político, haja vista que apenas os representantes do MDB tentavam exprimir, de maneira muito limitada, a opinião pública. Em outras palavras, o poder legislativo praticamente perdeu a sua função diante dos Atos Institucionais, haja vista que o Poder Executivo centralizou o poder e além disso, os deputados, senadores ou mesmo vereadores não puderam cumprir a função de elaborar leis, contestar os projetos encaminhados pelo poder executivo e principalmente, fiscalizar as contas pública. Os integrantes do MDB que fizessem oposição ao governo militar poderiam ter os seus direitos políticos cassados por dez anos, sofrer perseguições políticas e corriam risco de morte.
Parte inferior do formulário

Outros materiais