Buscar

Sociologia Organizacional Responsabilidade Social e Empresarial Apol 3 80

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
No estudo das tecnologias sustentáveis, a ecoinovação é imprescindível para as empresas porque, para se manterem competitivas e atender os desafios do desenvolvimento sustentável, têm que combinar inovação e ecologia. A ecoinovação é uma estratégia de gestão que possibilita agir nas questões ambientais relevantes para o negócio, ao mesmo tempo que agrega valor e satisfaz as necessidades dos consumidores. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no material de apoio e a partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I - O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) considera as questões ambientais em todas as atividades logísticas no transporte de carga rodoviária e por isso, não pode ser exemplo de ecoinovação.
II - Uma empresa ecoeficiente não precisa ser responsável em reduzir, reciclar e reutilizar os resíduos gerados pelo negócio.
III - Ecoinovação é um conceito que ainda não comprova resultados.
IV - É exemplo de ecoinovação a produção limpa ou produção mais limpa (P+L), o método que busca produzir mais, com menos insumo (matéria prima, água e energia elétrica) e menos poluição, menos resíduos tóxicos e não biodegradáveis. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativa I, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa IV, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (E). A afirmativa IV é verdadeira. É exemplo de empresa ecoeficiente aplicar o sistema “produção mais limpa (P+L)”. As demais alternativas estão incorretas porque não se se adequam aos conceitos e exemplos. de ecoeficiência.III. Ecoinovação já comprovou resultados inseridos nas diretrizes da sustentabilidade.  Rota 4 – Tema 4.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
“Líderes mundiais devem enfrentar os desafios de duas tendências extremamente preocupantes: o declínio dos direitos pessoais, segurança individual, tolerância e da inclusão; assim como o lento e desigual progresso social em grande parte dos países. Essas são algumas das conclusões da pesquisa que dá base ao Índice de Progresso Social (IPS), realizada pela Social Progress Imperative, organização global sem fins lucrativos, com apoio da Deloitte, empresa associada da Aberje. Das 128 nações que participaram do estudo em 2017, o Brasil ocupa a 43ª posição do Índice de Progresso Social. Apesar de não ser a ideal, o País subiu três posições em relação a 2016. 
 (http://www.aberje.com.br/indice-de-progresso-social-mostra-recuo-em-direitos-seguranca-e-tolerancia-em-paises-do-mundo-todo/) Adaptado. 
A partir do texto e considerando as dimensões do índice de Progresso Social (IPS), analise as afirmações a seguir: 
(  ) Gestores de Responsabilidade Social encontram no IPS um importante instrumento de Tecnologia Social.
(  ) O IPS se fundamenta em três dimensões do progresso social: atender as necessidades humanas; fundamentos de bem-estar e oportunidades.
(  ) O IPS é a primeira medida abrangente de desempenho social dos países que passou a não depender somente de indicadores econômicos. 
(  ) O texto afirma que o progresso social tem alcançado rápido desenvolvimento em grande parte dos países. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (A), As afirmativas I, II e III são verdadeiras.  Os fundamentos e conceito do Índice de Progresso Social (IPS) se inserem em ambas. A afirmativa IV é falsa, o progresso social tem sido lento e desigual em grande parte dos países. Rota 4 – Tema 2.
 
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	V, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
O desenvolvimento de tecnologia de informação revolucionou a forma de se comunicar. Tendo em vista que a comunicação é uma forma de ação social, a reboque das transformações tecnológicas vieram alterações culturais. As aplicações dos avanços tecnológicos afetam diretamente na ordem social. Sobre esse aspecto, analise as afirmações:
I – Os avanços da tecnologia permitiram que as informações circulem de forma quase que instantânea na rede mundial de comutadores – a internet. 
II – O tempo e o espaço foram comprimidos uma vez que uma mensagem que se origina do outro lado do mundo leva apenas segundos para que seja acessada, por exemplo, por um smartphone na palma da mão. 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	a) Apenas a afirmação I é verdadeira
	
	B
	b) Apenas a afirmação II é verdadeira
	
	C
	c) Ambas afirmativas são verdadeiras mas não estão relacionadas.
Comentário: A tecnologia da informação comprimiu o tempo e o espaço, segundo Giddens (2008). Isso se deve à alta velocidade com que os dados são transferidos com a utilização de satélites e pela rede mundial de computadores. Aula 4; Tema - 01.
	
	D
	d) Ambas afirmativas são verdadeiras e a I complementa a II.
	
	E
	e) Ambas alternativas estão incorretas.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Os avanços tecnológicos aceleraram a produção e o consumo tanto de produtos e serviços quanto de informações. A complexidade das cadeias de produção e das redes de interações organizacionais se tornou tão complexa a ponto de ser mais difícil calcular o risco sistêmico das atividades. Por exemplo, uma nação que não controla a emissão de gases que agravam o fenômeno do aquecimento global pode levar outros países a sofrerem as consequências. Entretanto, as emissões desses gases podem ser resultantes da negligência de uma cadeia produtiva e que tem consequência sobre as pessoas, a vida em sociedade e sobre o meio ambiente. As atividades que demandam combustíveis fósseis podem ser analisadas sob o ponto de vista da sociedade do risco se:
Nota: 0.0
	
	A
	a) É auto suficiente na produção de energia que demanda na produção de seus produtos.
	
	B
	b) Possui tecnologias que mitigam seus impactos ambientais e sociais a ponto de não serem relevantes.
	
	C
	c) Demanda muita energia de fonte não renovável e produz resíduos não suficientemente tratáveis pelas tecnologias disponíveis que podem gerar grandes passivos ambientais com efeitos diretos e indiretos.
A sociedade do Risco é caracterizada pelos riscos latentes que derivam de suas atividades produtivas. Impactos socioambientais fora do controle podem ser caracterizados como inerente a este tipo de sociedade. Aula 4; Tema 2
 
	
	D
	d) Os riscos são gerenciáveis em toda cadeia produtiva permitindo monitoramento dos impactos diretos e indiretos dos riscos sociais.
	
	E
	e) apresenta risco de descontinuidade das atividades em função de recessão econômica causada pela regulamentação do uso de recursos naturais, como por exemplo, o petróleo.
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Uma das ferramentas para combater o desperdício na geração de energia e melhorar o aproveitamento dos recursos naturais é a eficiência energética. Promover a eficiência energética é, inclusive, fazer a atualização dos sistemas de iluminação residencial, comercial, industrial e pública, incluindo a geração de eletricidade a partir de fontes limpas (solar, eólica, hidráulica, biomassa), passando pela modernização dos parques de motores, de refrigeração, entre outros. Diante das novas responsabilidades corporativas para substituir sistemas e processos que utilizem recursos não renováveis para uma gestão sustentável. Assinale a alternativa que implementaria como solução. 
(https://exame.abril.com.br/negocios/dino/com-maior-consumo-de-eletricidade-eficiencia-energetica-e-a-melhor-saida-shtml/). Adaptado. 
Agora, marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	energia com gás natural.
	
	B
	energia a base de derivados de urânio.
	
	C
	energia de carvão mineral e petróleo.
	
	D
	iluminação com lâmpadas incandescentes.
	
	E
	energias renováveis adequadas à geografia do local.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta incorreta é a (E), porque as energias renováveis são as adequadas parapromover a eficiência energética.
As demais alternativas estão incorretas porque se referem às energias não renováveis, portanto poluentes e não condizentes com a gestão da sustentabilidade. Rota 4 – Tema 3.

Continue navegando