Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - Via das pentoses (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – BIOQUÍMICA 
1. Sobre a via das pentoses: descreva o que é e quais são os seus produtos. 
A via de pentose fosfato é uma via alternativa para o metabolismo da glicose que não resulta na formação de ATP. Suas principais funções são a formação de NADPH( o que mais é formado, serve para reações de síntese de lipídios e síntese de corpos cetonicos)  para a síntese de ácidos graxos e esteroides, assim como a síntese de ribose-5-fosfato para a formação de nucleotídeos e ácidos nucleicos. A via das pentoses forma 3 Moléculas de CO2 e 3 açúcares de 5 carbonos, a partit de 3 moléculas de glicose-6-fosfato. É realizada por todas as células.
2. Qual a função dos produtos da via das pentoses no organismo?
O NADPH ( é uma enzima reduzida) é usado em diferentes biossínteses redutoras como a dos ácidos graxos, compostos esteroides e no combate a efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio, é produzido predominantemente na via das pentoses fosfato, além disso, a sua capacidade de oxirredução faz desta coenzima um importante mecanismo anti-oxidante. O outro produto essencial gerado na via das pentoses fosfato é a ribose-5-fosfato, que faz parte da síntese dos nucleotídeos (RNA,DNA,ATP).Todo o resto retorn a via glicolítica, através de reações intermediarias para formar piruvto, NADPH e ATP (para evitar um ciclo fútil).
3. Em que região da célula ocorre a via das pentoses?
Ocorre no citosol, por que as enzimas necessárias para essa via acontecer estão distribuídas no citosol.
4. De que forma ocorre a ligação entre a via glicolítica e a via das pentoses? Por que isso é importante?
Em um situação em que a célula esteja saturada de glicose, a via das pentoses é favorecida pelo acúmulo de ATP intracelular, de modo que o excedente de glicose passa a ser oxidado pela via das pentoses por intermédio da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase. O produto dessa via é a formação de NADPH e ribose-5-fosfato, esta última participa da síntese de ácidos nucleicos e em grande parte retorna a via glicolitica integrando reações intermediárias para formar piruvato, NADH e ATP.
5. Sabe-se que a viaa das pentoses tem atividades variáveis de acordo com o tecido. Em quais tecidos ocorre predominantemente?
Fígado, tecido adiposo, glândulas mamárias, e tecido nervoso.tecidos ativos, muscular eh uma exceção 
6. A glicose-6 fosfato é uma molécula presente tanto na via glicolítica, quanto na via das pentoses; Considerando esse argumento, o que define se esta substancia vai atuar em uma via ou em outra?
É  relação ATP/ADP. Quanto mais alto o nível de ATP, mais fácil a reação migra para a via das pentoses e o contrário também acontece. No estado alimentado a via migra mais fácil para a via glicolítica, e no estado jejuado ela migra mais para a via das pentoses. Quanto mais piruvato, mais fácil de ocorrer a via das pentoses.
7. Qual a relação da via das pentoses com a síntese de ácidos graxos?
O NADPH é a coenzima que participa das primeiras reações da glicogenese, logo na ausência dessa coenzima essa via não ocorre.
8. Explique a importância da enzima glicose-6 fosfato desidrogenase; de que forma a ausência desta enzima pode impactar no metabolismo?
A Glicose-6-Fosfato Desidrogenase, mais conhecida como G6PD, é uma enzima presente em todas as células do nosso corpo, auxiliando na produção de substâncias que as protegem de fatores oxidantes. Ela inicia a via das pentoses, uma consequência da sua falta é a manor produção de nucleotídeos, de corpos cetonicos, ácidos nucleicos e ácidos graxos.
9. Pesquise sobre os sistemas glutationa reduzida e oxidada e sobre o sistema citocromo p450; descreva a importância biológica destes mecanismos. 
Os dois são sistemas anti-oxidantes, o sistema glutationa está presente em praticamente todos os tecidos, e o sistema citocromo P450 é uma importante via de metabolização hepática; os dois mecanismos por serem anti-oxidantes combatem a produção de radicais livres de qualquer natureza.
A glutationa, também, é importante na regulação do ciclo do ácido nítrico, que é fundamental para a vida, apesar de poder ser prejudicial se mal regulado. Ela também é utilizada na síntese e reparo de DNA, síntese proteica, transporte de aminoácidos, ativação de enzimas. Pode-se dizer que cada sistema corporal pode ser afetado pelo estado da glutationa, especialmente os sistemas imune, nervoso, gastrointestinal e os pulmões. CYPS.. É importante para facilitar a excreção de substâncias indesejáveis, mas também são responsáveis pela ativação ou desativação de muitos fármacos, toxinas e pela síntese de hormônios esteroides e ácidos graxos.[1] Podem ser encontrados em todos os seres vivos. Nos animais vertebrados se encontra principalmente nas células do fígado e do intestino delgado.[2][3]
10. Parte das pentoses 5-fosfato produzida pela via das pentoses segue para a participação na síntese de nucleotídeos; o que ocorre com o restante?
Ela é usada na via glicolítica, para formar piruvato, ATP e NADH

Outros materiais