Buscar

1. Uma célula de músculo esquelético necessita produzir ribose-5-fosfato, mas não necessita produzir NADPH. Qual será a sequência de reações que ir...

1. Uma célula de músculo esquelético necessita produzir ribose-5-fosfato, mas não necessita produzir NADPH. Qual será a sequência de reações que irá ocorrer nesta célula?

A. Três moléculas de glicose-6-fosfato entram na fase oxidativa da via das pentoses-fosfato. O esqueleto carbônico proveniente dessas moléculas entra na fase não-oxidativa da via das pentoses-fosfato. Neste caso será produzido apenas NADPH.
B. Cinco moléculas de glicose-6-fosfato entram na via glicolítica formando quatro moléculas de frutose-6-fosfato e duas de gliceraldeído-3-fosfato. Essas moléculas entram na fase não-oxidativa da via das pentoses-fosfato. A produção de ribose-5-fosfato pelas reações inversas da fase não-oxidativa da via das pentoses-fosfato necessita de frutose-6-fosfato e gliceraldeído-3-fosfato como precursores. Para cada quatro moléculas de frutose-6-fosfato (total de 24 carbonos), mais duas de gliceraldeído-3-fosfato (total de 6 carbonos) que entram na fase não-oxidativa da via das pentoses-fosfato, cinco moléculas de ribose-5-fosfato são produzidas (total de 30 carbonos).
C. Seis moléculas de glicose-6-fosfato (total de 36 carbonos) entram na fase oxidativa da via das pentoses-fosfato. Após cada molécula sofrer descarboxilação (liberando 6 carbonos no total), o esqueleto carbônico proveniente destas moléculas é convertido a moléculas de ribose-5-fosfato (total de 30 carbonos). Neste caso será produzido tanto NADPH quanto ribose-5-fosfato.
D. Dez moléculas de fosfoenolpiruvato entram na rota gliconeogênica sendo convertidas a quatro moléculas de frutose-6-fosfato e duas de gliceraldeído-3-fosfato. Essas moléculas entram na fase não-oxidativa da via das pentoses-fosfato. O músculo esquelético não consegue produzir frutose-6-fosfato a partir de fosfoenolpiruvato.
E. A via das pentoses-fosfato não produz ribose-5-fosfato sem produzir NADPH. As fases oxidativa e não-oxidativa da via das pentoses-fosfato podem ocorrer de forma independente uma da outra.

2. Qual a etapa limitante da velocidade do fluxo de carbono pela fase oxidativa da via das pentoses-fosfato?

A. A etapa da frutose-1,6-bisfosfatase. A frutose-1,6-bisfosfatase não é uma enzima da via das pentoses-fosfato.
B. A etapa da 6-fosfogliconolactonase. A conversão não enzimática de 6-fosfoglicono-δ-lactona em 6-fosfogliconato já ocorre a uma velocidade significativa, e, portanto, a reação catalisada pela 6-fosfogliconolactonase não limita a velocidade da rota.
C. A etapa da glicose-6-fosfato-desidrogenase. A glicose-6-fosfato-desidrogenase é inibida quando a razão NADPH/NADP+ estiver alta e é ativada quando a razão estiver baixa. Desta forma, o fluxo de glicose-6-fosfato pela fase oxidativa da via das pentoses-fosfato é controlado pelos níveis de NADPH, e, consequentemente, pela atividade da glicose-6-fosfato-desidrogenase.
D. A etapa da ribulose-5-fosfato-isomerase. A reação da ribulose-5-fosfato-isomerase não é regulada e, portanto, não limita a velocidade da rota.
E. A etapa da fosfofrutocinase-1. A fosfofrutocinase-1 não é uma enzima da via das pentoses-fosfato.

3. Um paciente alcoolista foi levado para emergência do hospital com sintomas neurológicos. Essas pessoas são geralmente mal nutridas, por causa da lesão direta no sistema gastrointestinal e podem apresentar deficiência de tiamina devido a má absorção dessa vitamina. Qual enzima da via das pentoses-fosfato estaria afetada no caso de deficiência de vitamina B1.

A. Transaldolase. A reação da transaldolase não é afetada por tiamina.
B. Transcetolase. A transcetolase estaria afetada por deficiência de tiamina, pois sua reação é dependente da coenzima tiamina-pirofosfato.
C. Piruvato-descarboxilase. A piruvato-descarboxilase estaria afetada por deficiência de tiamina, pois sua reação é dependente da coenzima tiamina-pirofosfato. Contudo, ela não é uma enzima da via das pentoses-fosfato, mas sim da fermentação etanólica.
D. Fosfofrutocinase-1. A fosfofrutocinase-1 não é afetada por tiamina e não é uma

1. A sequência de reações que irá ocorrer em uma célula de músculo esquelético que necessita produzir ribose-5-fosfato, mas não necessita produzir NADPH, é a alternativa C.
2. A etapa limitante da velocidade do fluxo de carbono pela fase oxidativa da via das pentoses-fosfato é a alternativa C.
3. No caso de deficiência de vitamina B1, a enzima da via das pentoses-fosfato que estaria afetada é a transcetolase, alternativa B.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIOS - BIOQUÍMICA SISTMICA I
13 pág.

Bioquímica I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A sequência de reações que irá ocorrer em uma célula de músculo esquelético que necessita produzir ribose-5-fosfato, mas não necessita produzir NADPH, é a alternativa C. 2. A etapa limitante da velocidade do fluxo de carbono pela fase oxidativa da via das pentoses-fosfato é a alternativa C. 3. No caso de deficiência de vitamina B1, a enzima da via das pentoses-fosfato que estaria afetada é a transcetolase, alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais