Buscar

Análise dos sistemas de medição- Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise dos Sistemas de Medição (CGQ05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514008) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18469319
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Um diagrama de blocos é uma representação simplificada e pictórica da relação de causa e efeito entre a entrada e a saída de um sistema físico, de acordo com Distefano III, Stubberud e Williams (2014). Os elementos mais utilizados em um diagrama de blocos são elemento único, elemento de adição e ponto de tomada. Disserte sobre a diferença entre os elementos mais utilizados no diagrama de blocos.
FONTE: DISTEFANO III, J. J.; STUBBERUD, A. R.; WILLIANS, I. J. Sistemas de controle. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
	Resposta Esperada:
A diferença entre os elementos mais utilizados no diagrama de bloco são: no elemento único é utilizado um bloco retangular com uma entrada e uma saída. No elemento de adição é utilizado um elemento circular que relaciona uma operação de adição ou subtração, entre duas ou mais entradas. Por fim, o ponto de tomada se refere a um pequeno círculo preenchido que mostra a divisão do sinal para utilizar o mesmo sinal como entrada em blocos diferentes.
	2.
	Um sistema de medição apresenta várias características e parâmetros, os quais devem ser estabelecidos antes de iniciada a medição, de modo a explorar ao máximo a medida que se pretende realizar. Nessas características, pode-se citar a sensibilidade, a curva de erros, a estabilidade, a precisão e exatidão, entre outras. Disserte sobre a sensibilidade, a acessibilidade e a estabilidade na medição.
	Resposta Esperada:
Sensibilidade pode ser definida como o quociente entre a variação da resposta (sinal de saída) e a correspondente variação do estímulo sinal de entrada. A acessibilidade mostra o quanto varia a indicação do sinal de saída conforme a variação do sinal de entrada (variação da grandeza física medida).
A estabilidade pode ser definida como a aptidão de um sistema de medição em manter constantes suas características metrológicas. Essa avaliação é feita sobre uma grandeza de influência, sendo muito comum a estabilidade temporal, visto a importância de um sistema de medição se manter estável por longos períodos de tempo, principalmente em condições industriais.
Parte inferior do formulário

Outros materiais