Buscar

Cópia de resenha filme OS COBAIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patricia de Araújo Cunha
Tereza Thailine
Resenha: Ética e profissionalismo em Enfermagem
O filme os (Cobaias) retrata sobre a Ética, humanização e relação socia, esse filme baseados em fatos reias foi lançado no ano de 1932, Narrado por uma Enfermeira que se chamava, Eunice Evers, Essa enfermeira relata Estudos feitos sobre a sífilis em homens negros, das regiões próximas, pra início dos Estudos tiveram a presença de dois médicos e da Enfermeira, Eunice Evers, onde tinham total condições de verbas dadas pelo governo, com passar dos dias houve um corte de verbas, impossibilitando a continuidade desses estudos realizados na cidade de Tuskegee. existiam pacientes que não recebiam nenhum tipo de tratamento e eram enganados recebendo ao invés de mercúrio local outra substancia que não faz o efeito da medicação.
Eram tratados com descasos, desumanização, faziam os homens entenderem que eles estavam sendo tratados com os medicamentos que eles estavam usando, sem pensar na pessoa como um todo, sem pensar nas dores q eles iriam sentir, mortes, dor ou sofrimento. a questão racial foi bastante forte pois eles usavaram de diversos argumentos, pra tentar provar que havia diferença das contaminações em comunidades brancas e negras, onde o negro era considerado raça inferior a tudo, portanto mais suscetível a doença. Em médio 400 homens negros foram feitos de cobaia para estudos da evolução da doença. de acordo com relato da Enfermeira Eunice Evers, ela teve a chance de expor toda situação proposta na época, sobre o que estava acontecendo, com relação as medicações usadas, como a Penicilina, que estava sendo usada para o tratamento, mas se passaram 10 anos de estudos e não obtiveram resultados em suas pesquisas. 
A Enfermeira, Eunice Evers Foi mostrado ao decorrer do filme o cuidado com os seus pacientes, sendo fiel ao seu juramento ajudando a tratar das pessoas que necessitassem de seus cuidados, independente de cor, ou raça, manteve firme sua postura Ética profissional.
Na época, a sífilis era epidemia, e observava-se que existia muito preconceito, os negros tinham os locais separados dos brancos, como: escolas, hospitais, banheiros e etc. Para os brancos os negros sempre seriam inferior, tanto socialmente quando culturalmente. O hospital tinha como objetivo medicar, tratar e cuidar dos pacientes que estavam com sífilis.
 Artigo 4º: Benefício e dano
Cita sujeitos de pesquisa pela primeira vez, mas não se restringe a eles na extensão de benefícios e danos. Inclui possíveis indivíduos afetados. A esses dois grupos, qualquer dano possível deve ser minimizado e os benefícios maximizados quando se trata do avanço do conhecimento científico, das práticas médicas e tecnologias associadas.
Resolução CNS 466/2012 – Neste item fez-se necessário dividir benefício e dano, por apresentarem conceitos específicos ao longo da resolução, com abordagem diferente daquela do documento internacional. Os artigos limitam-se basicamente aos princípios da beneficência e não maleficência.

Continue navegando