Buscar

Coqueluche e Epidemiologia

Prévia do material em texto

COQUELUCHE X EPIDEMIOLOGIA
Maria Poliany Rosa Barros
01314234
Enfermagem
 A coqueluche é uma doença infecciosa aguda e altamente transmissível que se caracteriza por uma crise de tosse seca, comprida e espasmódica. Sua transmissão é respiratória e ocorre na fase catarral, por meio de contato direto, com gotículas de saliva de pessoas infectadas. O paciente transmite a doença por ate três semanas após o inicio do período paroxístico caso não faca o uso dos antibióticos, ou ate cinco dias após o inicio do tratamento com o mesmo. 
 A faixa mais acometida são os menores de um ano de idade, especialmente com menos de seis meses são grupo que apresenta taxa de incidência e letalidade mais acentuadas, incluindo os grupos de ricos como grávidas e idoso. A doença e de evolução longa, inicialmente aparenta ser uma simples gripe, dividido no mínimo em seis semanas de evolução, a primeira semana características gripais ( tosse, febre baixa, olho remelando e coriza ), depois de duas semanas iniciais começa a tosse característica, chegando uma hora que tenta buscar o ar e faz um barulho respiratório. 
 As estratégias disponíveis atualmente pelo sistema de vigilância epidemiológica devem ser reforçadas, como manutenção de cobertura de vacinas elevadas, ampliarem a conscientização dos profissionais da saúde para a inclusão do diagnostico diferencial para tosse prolongada em adultos, alem de prover diagnósticos e tratamento precoce a os doentes e profilaxia antimicrobriana para os contatos promovendo a expansão da doença dos indivíduos suscetíveis.
 A ferramenta usada para analise de informação epidemiológica é a construção de indicadores. A partir de referencias e critérios, pode fornecer informações sobre as condições de saúde de uma população, alem de serem utilizado como um dos instrumentos para ser categorizados em de eficiência, eficácia e efetividade. 
Referencias;
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26788/2/ve_Ant%c3%b4nio_Mendes_IAM_2000.pdf
http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-42722008000500001&lng=p&nrm=iso&tlng=p

Continue navegando