Buscar

resumo video Durkheim e o Fato Social prof Anderson

Prévia do material em texto

RESUMO VIDEO: Durkheim e o fato social - Prof. Anderson
Assim como nas ciências naturais (física, química e a biologia) analisam os seus objetos de estudo com objetividade e neutralidade, a sociologia também o pode, ou seja, a objetividade existe também na sociologia; desta feita, ela se consolida como ciência.
	A partir dessa ideia, Durkheim escreve “AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO”, de onde ele explica como analisar os seus objetos de estudo de forma que a sua subjetividade não atrapalhe nas suas análises. Essa subjetividade seriam seus valores, conceitos, correntes, vícios, paixões etc.; esses elementos não podem interferir na análise dos elementos que compõem a sociedade como um todo. Devem os sociólogos analisarem esses elementos como “FATOS SOCIAIS”, e partir daí poderão os mesmos analisarem esses elementos como “COISAS”, conseguindo dessa forma a objetividade que existe nas demais ciências naturais, e aplicá-la na sociologia.
	Os “FATOS SOCIAIS” são elementos que constituem a nossa realidade e que são caracterizados, identificados, através de 3 características que são comuns:
- Exteriores: ou seja, existem fora dos indivíduos, já são pertencentes à nossa realidade que nos envolve. São elementos que não dependem de nós indivíduos.
- Coercitivos: exercem influência em todos os indivíduos, nos sentimos coagidos a agir ou não agir de determinada maneira, em detrimento desses Fatos Sociais.
- Gerais: servem para todos nós, indivíduos que vivem em sociedade, compõem a mesma, fazem parte dela.
	Coisas que seriam consideradas como Fato Social:
- família
- idioma
- educação
- direito
- desemprego
- crime
- suicídio
Todas essas coisas são então: exteriores, coercitivos e gerais.
Em relação ao suicídio, apesar de ser um ato, um fato individual, é também um Fato Social, sendo assim pode ser estudado com objetividade, como ciência.
	Quando Durkheim nos diz para analisarmos a realidade social como Fato Social, ele faz duas coisas: nos diz como devemos proceder para analisarmos esses aspectos, esses elementos da realidade social; e também nos ensina que o objeto de estudo dos sociólogos são então os fatos sociais, que deverão ser estudados com: imparcialidade, objetividade e neutralidade.

Continue navegando