Buscar

Análise do Filme A onda ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise do filme A Onda Disponível em: http://www.youtube.com/watch? v=zG3TfjAhs30. Acesso em 04 de junho de 2020, as 22:00 horas.
ATIVIDADE: Análise do filme A ONDA E RESPONDER AS PERGUNTAS ABAIXO, articulando com os temas sobre ideologia, processo grupal e comunicação (2,0 pontos, em dupla).
 
1. Conceitue ideologia e processo grupal para psicologia social crítica?
O conceito de grupo está relacionado com uma interação contínua e comum entre indivíduos, que apresentam um objetivo em comum, estando ligados em relação ao espaço e tempo.
Dessa forma, partindo desses preceitos, o papel do psicólogo na comunidade torna-se mais fácil, uma vez que a identificação grupal já foi perpassada, e o diagnóstico torna-se mais completo. Avaliação dos estímulos necessários para a mudança de comportamento - na verdade, quer dizer que ele avalia quais são os aspectos (como liderança, remuneração, socialização) que podem motivar os colaboradores. Auxílio no melhoramento do controle emocional de cada colaborador o que, na prática, contribui para a redução dos conflitos internos e aumento da produtividade como um todo.
2. Qual relação que o filme possui com a discussão de IDEOLOGIA, PROCESSO GRUPAL E FORMAS DE COMUNICAÇÃO?
O professor de história da Escola Secundária Cubberley, de Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967. Incapaz de responder aos questionamentos de seus alunos sobre como o povo alemão teria sido capaz de apoiar as atrocidades nazistas, Jones decidiu realizar um experimento sociológico. No período de uma semana, transformou sua classe de 30 alunos em um verdadeiro movimento fascista, com direito a uniforme, saudação e parafernália ideológica. Começando com simples exercícios de como sentar-se apropriadamente nas carteiras, Jones passou a impor-se como uma figura autoritária em sala de aula. Os mais altos valores por ele defendidos passaram a ser comunidade, força e, sobretudo, disciplina.
3. O filme faz referencia a diversas ideologias (fascismo, anarquismos, nazismo). De que formas essas ideologias influenciam os jovens ao longo ao filme e qual as consequências disto?
É importante identificar os principais tópicos, como autocracia, fascismo, fanatismo, “alternativas de poder” e legitimação indireta de um líder, por exemplo, e memorizar algumas cenas que exemplifiquem as situações. mostrar a seus alunos que ideias autoritárias como Nazismo e Fascismo ainda podem existir, bastando um discurso que leve cidadãos a seguirem suas regras. Mostrando assim o poder da comunicação em influenciar atitudes em grupos a partir da massificação de ideais.
  
4. O filme nos mostra que determinadas situações podem nos levar a alienação e cultivo de pensamentos autoritários. Faça uma relação disto com a realidade atual que vivemos no nosso país.
A forma de conduzi a população manipulação de massa e os mecanismo do fascimo Mesmo uma sociedade que se considere democrática não está imune ao crescimento do fascismo, que pode ser considerado perigosamente sedutor.  
Certos regimes, como o nazismo, podem não ressurgir em sua totalidade, mas alguns elementos considerados inofensivos podem, em conjunto, desencadear um efeito devastador.
5. De que forma o envolvimento com “A Onda” serviu para modificar o comportamento e as posturas políticas dos alunos?
O filme apresenta uma situação muito comum atualmente: uma juventude descrente com o futuro que, por não enxergar uma identificação com a política, pode se deixar levar por “alternativas de governo”. O filme mostra a imagem de liderança que os jovens constroem em relação ao professor e as consequências dessa legitimação indireta de poder. Também é possível estabelecer relações entre o filme e a situação nacional. A descrença e distanciamento de muitos jovens em relação à classe política pode abrir espaço para o crescimento de movimentos autoritários em uma espécie de necessidade de liderança.
6. Como utilizar essas temáticas discutidas acima de forma crítica, emancipatória e que promova a autonomia dos usuários que necessitam das práticas do psicólogo social em contextos que estigmatizam, normatizam e punem?
“A Onda” sair do controle e espalhando sua ideologia pela cidade como uma verdadeira ditadura. Kara insiste em falar que este movimento esta indo longe demais, ate que chega em um certo ponto que o Professor Rainer Wenger percebe que realmente tinha passado dos limites, e resolve reunir toda a turma para da por encerrado o movimento.
Porém o seu aluno mais prestativo o Teen resolve sacar uma arma inconformado pela decisão do Professor pois tinha se envolvido inteiramente no movimento o considerava sua família, ao ser questionado sobre capacidade de atirar, dispara contra o aluno que tentou desarma-lo o matando com um tiro no peito, e ao apontar a arma para seu professor eles conversam e no que parecia o ter acalmado o surpreende se suicidando com um tiro na cabeça, o Sr. Wenger fica pasmo com a situação. Sendo preso como principal causa da morte.
Ao longo dos fatos percebe que o professor ao se empolgar com ideia de ensino estava saindo como planejado, não se deu conta que estava saindo do controle e quando pôde ver já tarde demais, teria tido outro fim se ele procurasse praticas melhores ou alternativas que melhor se adequasse a turma para que não fosse tão envolvente, fosse o suficiente para compreensão de todos.

Continue navegando