Buscar

Logística Reversa e logistica verde

Prévia do material em texto

Logística Reversa:
Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.
A proposta da logística reversa é fazer com que sua produção não deixe nada para o meio ambiente como sobra ou resíduo. Dessa forma, a empresa pode tratar de um descarte adequado, menos agressivo possível, ou até mesmo de um reuso, como uma reciclagem.
Logo, a logística reversa, é um conjunto de estratégias e ações para recolher esses produtos utilizados da forma mais barata e ágil possível.
Para entregar um produto apenas dois agentes são envolvidos: a fabricante e sua transportadora. Ambos executam sua estratégia para que os produtos cheguem ao ponto de venda.
Exemplos:
· Reciclagem de garrafas PET;
· Devolução de correspondências;
· Reciclagem de eletrônicos;
· Reciclagem de pilhas.
· Reciclagem de óleo lubrificante usado
Logística verde:
É possível colocar a reversa como parte de uma série de práticas que a logística verde engloba. Ela estabelece justamente uma série de métodos para reduzir o descarte e ter uma operação mais sustentável. Diante disso, a prática reversa está dentro do conceito de logística verde.
A logística verde preocupa-se com os impactos e suas atividades sobre o meio que a cerca.
Sendo assim focada para práticas como a diminuição do Co2, de poluição, diminuição de resíduos, lixos, entre muitos outros.
Exemplos para ambas logísticas:
Como podemos observar no quadro abaixo a Reciclagem, Remanufatura e Embalagens reutilizáveis são ações que englobam tanto em logística reversa quanto na logística verde.

Continue navegando