Buscar

Didática na Educação Física Escolar

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 
LICENCIATURA
	Disciplina: Didática 
	Tarefa: Atividade do ciclo 3
	Nome: Jaqueline Pereira Neves S Gama
	RA:8093526
	Turma:DGEFL1901VITA0S
	Parecer do Tutor: 
Questionário
1. Há quanto tempo se formou em Educação Física?
Conclui a graduação em 1991, portanto há 29 anos.
2. Cursou em faculdade particular ou pública?
Pública - Ufes
3. Há quanto tempo atua profissionalmente na educação Física Escolar? Iniciei antes mesmo de me formar, em julho/1986.
4. Após a conclusão de seu curso de graduação, participou de algum programa de formação continuada na área? Sim. Qual (is)? Sim, todos os anos temos formações nos municípios que trabalho. Quanto tempo? 30 anos.
5. Atualmente, possui outra(s) ocupação(ões) profissional(is) ligada(s) à Educação Física? Não Qual(is)? Não.
6. Quais são as suas fontes de informação relativas à Didática? Na graduação, ao revisitar a bibliografia referente a didática, internet, nas formações e outras. Na graduação, ao revisitar a bibliografia referente a didática, internet, nas formações e outras.
7. Qual a importância dos conteúdos relacionados à didática para a sua atuação profissional? Me auxiliam na identificação do meu perfil profissional, norteiam os meus planejamentos de ensino, no currículo, na forma de avaliar os alunos e me dão pistas no processo de ensino x aprendizagem.
Você conhece as abordagens de ensino da Educação Física Escolar? Sim, são várias as abordagens: abordagem desenvolvimentista, abordagem crítico emancipatória, abordagem crítico superadora, abordagem sistêmica, abordagem construtivista-interacionista entre outros.
Em que momento teve contato com estes conhecimentos? Na graduação, nos concursos e vira e mexe são revisitados.
8. Quais as maiores facilidades encontradas no desenvolvimento de suas aulas? O planejamento elaborado com antecedência, os documentos norteadores específicos da área, o uso das TICs e outros.
9. Quais as maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas aulas? Falta de investimento público na educação e valorização profissional.
Pelo questionário respondido pelo professor P.C.G percebi que ele encontra muitas dificuldades para desenvolver suas aulas, na questão 9 ele não deu muitos detalhes referente as dificuldades, mas conheço a escola que leciona, pois sou estagiária lá, e já conversei com ele sobre o assunto e o mesmo me informou que os materiais que tem disponível já tem um bom tempo de uso, e os órgão responsáveis não repõem os materiais da educação física com facilidade, como por exemplo alguns materiais como: papel chamex, que tem uma verba que liberam para serem repostos novamente. Falam que o material tem que ser conservado, que tem que ter cuidados, mas como vamos evitar que uma bola fure, ou que caia na rua e alguém roube. Acham que os materiais da educação física são eternos, que não estragam. E o professor P.C.G me disse que já teve vezes que ele mesmo comprou materiais para usar na escola, pois a instituição não ter verba para repor. 
E com a didática como podemos evitar chegar a essa situação, com o planejamento das aulas como o professor disse, o uso da tecnologia hoje, ajuda muito no ensino aprendizagem, se o professor sempre se capacitar, buscando sempre atualizações na área, cursos e palestras, terá suas aulas mais dinâmicas e prazerosas para que seus alunos sempre queiram participar. 
O professor citou a abordagem desenvolvimentista e a abordagem crítico emancipatória, abordagem crítico superadora, abordagem sistêmica, abordagem construtivista-interacionista, irei falar de cada uma delas.
“Segundo Silva (2010), quanto mais um individuo é submetido á prática, maiores serão as possibilidades de obtenção de níveis elevados de qualidade em relação aos padrões motores. Por meio dos movimentos corporais, a criança interage a atua de forma satisfatória no ambiente escolar e também no ambiente social, porem para que ocorra essa interação, é necessário que o professor crie métodos para o desenvolvimento e aprimoramento do repertorio motor da criança”. 
A abordagem crítico emancipatória o professor dá autonomia para os alunos, como no futebol que teve, as meninas queriam jogar com os meninos, o professor liberou, e deixou eles montarem os times e se dividirem, e ficou observando, os meninos estavam com esperteza em relação as meninas, pois não queria jogar com elas, e o professor teve que interceder e falou com eles que seria dois meninos e um menina, os meninos acharam ruim, mas depois aceitaram, eles descobriram que as meninas também jogam bem. Assim teve uma aula diferente, os alunos conhecendo os o próximo, e aceitando do jeito que ele é.
A abordagem crítica superadora é uma concepção de ensino crítico superadora se embasa: no discurso da justiça social, no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, interesse e contestação; faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos. Nas aulas que estive presente não presenciei tais ensinamentos dessa abordagem.
 A abordagem sistêmica foi permeada por inúmeros questionamentos quanto as suas possibilidades no contexto educacional. Estes questionamentos são frutos de reflexões de estudiosos que sempre buscaram a melhor maneira de otimizar o conhecimento desta área na inter-relação professor-aluno. O P.C.G mostra nas respostas que sempre busca conhecimento, através dos cursos e das TICs sempre se capacitando.
(Segundo Freire, 1989) a abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que os alunos entendam as atividades propostas pelo professor
Referências Bibliografias:
Abordagem pedagógica desenvolvimentista na educação Física escola: uma visão pessoal, 2014 . disponível em:
http://www.efdeportes.com/efd199/abordagem-desenvolvimentista-na-educacao-fisica. acesso em:08,jun.2020
A utilização das abordagens da educação física escolar no cotidiano pedagógico do professor. Educação Pública – Biblioteca – Educação Física e jogos, 2008. disponível em:
www.educacaopublica.rj.gov.br/bibliotecapublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao-fisica/001 acesso em: 08,jun.2020

Continue navegando