Buscar

O Mercado de Trabalho e a Participação da Ã_rea de Recursos Humanos no Mundo Atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Mercado de Trabalho e a Participação da Área de Recursos Humanos no Mundo Atual
Isabela Cíntia da Silva Carvalho
Prof. Carlos Sérgio de Oliveira
RESUMO
O presente artigo nos traz uma reflexão sobre o Mercado de Trabalho como um todo, pela visão dos empregadores e empregados. Aborda as diversas mudanças que ocorrem constantemente e as alterações que são de suma importância para a economia. Infelizmente nos dias de hoje, não há segurança e garantia de permanência no emprego. O mercado de trabalho em si, impacta diretamente candidatos à vagas, como também a forma de trabalho incluindo maneiras de gestão. Há também uma grande competitividade relacionada a vagas ofertadas, e um número considerável de candidatos com competência em relação ao inferior número de oferta de emprego. Visto isso, consideraremos as opiniões de autores renomados que tem informações sobre o exposto, além de fundamentar a pesquisa na análise dos resultados.
Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Emprego. Vagas. Candidatos
INTRODUÇÃO
As constantes mudanças no mundo atual, refletem diretamente nas práticas de recursos humanos. De acordo com a lei da oferta e da procura, isso afeta diretamente pessoas e empresas. Quando o Mercado de Trabalho está em oferta, consideramos melhores situações para os que buscam emprego, isso é determinado por uma série de fatores:
[...] quando as ofertas são maiores que a procura por elas, as organizações sofrem com isso, as pessoas são insuficientes para preencher as posições em aberto. Já quando o MT está em situação e procura, ou seja, quando as oportunidades de trabalho são menores que a procura delas, as organizações se veem diante de abundância de recursos humano, vários candidatos disputam a mesma vaga. (MIGLIOLI, 2018, p.5)
Baseando nessas informações podemos entender que em toda e qualquer dessas situações há um impacto direto nos candidatos, com o excesso ou falta de oportunidades no mercado de trabalho; com melhores benefícios, salários e oportunidades ou maior concorrência e poucas vagas com salários baixos. Infelizmente nos dias de hoje vemos uma deficiência em profissionais capacitados e a alta competitividade por vagas. Devido à grande concorrência e a poucas ofertas no Mercado de Trabalho a empregabilidade se tornou mais difícil. Com isso, para instruir as empresas e orientar, o papel do profissional de Recursos Humanos se torna cada vez mais fundamental, visando não só nortear a empresa, mas tem um papel ímpar em relação também ao direito dos trabalhadores.
Em virtude dos fatos mencionados, este trabalho tem como objetivo compreender a situação do Mercado de Trabalho hoje e como a área de Recursos Humanos podem fazer um planejamento em relação a isso.
FUNDAMENTAÇÃO
Visando a sistematização do raciocínio utilizou-se neste trabalho o método bibliográfico. Foram usadas algumas perguntas bases como abordagem e métodos de pesquisas especificamente em livros didáticos, buscando informação sobre conhecimento de autores com vínculo direto sobre o tema. Com base nisso, foi norteado o trabalho.
 
Quais são os tipos principais de mudanças que podem alterar a maneira de trabalhar em todo o mundo?
Conforme o aumento de produção industrial, haverá menos pessoas e maiores tecnologias. O emprego industrial tende também a mudar para a terceirização. Também podemos contar com maior robotização nas indústrias. A Globalização do Mercado de trabalho será mais mundial e menos local.
Devido a esses fatores, “ Os jovens devem buscar o futuro na educação, uma vez que o novo trabalhador deve ser polivalente, sabendo realizar várias atividades.” de acordo com Migliolli (2018, p.7).
Em relação ao desemprego, como lidar com a vasta concorrência no Mercado de Trabalho?
Devido a maior concorrência de vagas e as ofertadas cada vez com mais exigência, a saída é investir em conhecimentos de diversas áreas para se destacar. As empresas visam profissionais qualificados, com diferenciais para oferecer, flexibilidade e adaptação à mudança. No entanto com o Mercado cada vez mais competitivo, o ideal é se especializar e se capacitar. 
Migliolli (2018) as questões politicas influenciam muito na taxa de desemprego, uma vez que, se o setor político vai mal, a economia tende a piorar. Esse fator está diretamente relacionado à globalização e investimento, e se as empresas não estiverem com a economia bem, tendem a cortar funcionários e reduzir custos.
FIGURA 1 – TIRINHA DO ARMANDINHO – ESTAR SEM EMPREGO, BLOG DE GEOGRAFIA
FONTE: SUBURBANO DIGITAL. Disponível em: https://suburbanodigital.blogspot.com/2018/06/tirinha-do-armandinho-estar-sem-emprego.html
ACESSO EM: 14/06/2020
Para driblar a grande concorrência do Mercado de Trabalho hoje o profissional além de ter uma boa qualificação, também precisa de fatores como: ter um raciocínio rápido para lidar com problemas; ser criativo; saber trabalhar em equipe; ter autogerenciamento em relação à carreira. 
Como o setor de Recursos Humanos pode se planejar em relação ás necessidades de uma organização?
O setor de Recursos Humanos avalia as necessidades da organização visando garantir o crescimento, a lucratividade e o direito dos trabalhadores. Com isso, oferece suporte no que diz respeito à estratégia organizacional, englobando as condições externas e a condição do quadro de pessoal com os objetivos da mesma. Esse planejamento envolve desde a Gestão de Pessoas, até definições internas de gerenciamento de equipe incluindo os segmentos de cargo.
Ainda sobre esse planejamento, Migliolli (2018, p. 17) ressalta:
O planejamento de Recursos Humanos é a análise das necessidades da organização relacionada aos recursos humanos e de desenvolvimento de ações para atender essas demandas, mantendo o alinhamento com os objetivos da empresa. O setor de gestão de pessoas deve trabalhar para garantir que o crescimento e a lucratividade da organização estejam associados aos direitos do trabalhador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com isso, podemos ressaltar que o Mercado de Trabalho por ser cada vez mais competitivo e exigente, tem buscado profissionais capacitados e com um melhor preparação. Vimos também que a empregabilidade tem se tornado cada vez mais escassa e o desemprego infelizmente vem tomando conta do mundo atual. Algumas mudanças também foram mencionadas, que podem alterar a maneira de trabalho no mundo. E por fim o papel do profissional de Recursos Humanos, que visa suprir a necessidade da empresa em relação ao quadro de funcionários, recrutamento e seleção, treinamentos e excelência em gerir equipes, oferecendo resultado satisfatório para a organização.
BIBLIOGRAFIA
MIGLIOLLI, Daiane Cervelin. Recrutamento e Seleção. Indaial. Uniasselvi, 2018.

Continue navegando