Buscar

MAX WEBER E KARL MAX SOBRE EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Docente: Maria de Lourdes F. Castrilon
Discente: Angélica C. Barros
Produzir um texto sobre a educação na visão de Max Weber e Karl Marx de acordo com o livro didático e as aulas. Mostrando a diferença entre eles, a forma de pensar a educação a partir das teorias que elaboraram.
Karl Marx não tinha a intenção de elaborar uma teoria sobre a educação,mas o autor cita em suas obras sua concepção referente ao tema abordado. O autor defendia que a escola não é apenas um local de reproduçã de ideologia numa sociedade capitalista, nestas ideias a educação ocuparia o lugar de integração do trabalho produtivo desde a infância.
Dentro de suas teorias, Marx defende uma educação pública, laica, onde possam ser asseguradas os monópolios de intrução, garantindo o acesso as crianças da classe operária.
“[...] Não é a consciência do homem que determina o seu Ser, mas pelo contrário, o seu Ser Social é quem determina a sua consciência.” (MARX,2008,P:47). 
O autor criticou o modelo de educação fragmentada, pois para ele era impossível alterar um quadro educacional, sem que houvesse uma busca consistente destas práticas e reflexões.
A filosofia marxista propõe uma educação onde a sociedade não seja dividida por classes, e sim uma formação onde o homem seja capaz de desenvolver suas potencialidades, não só voltada para a produção, mas como um todo.
Marx acreditava que o ser humano evoluiria num patamar de vida e sociedade se inserido na educação, extinguindo a desigualdade e alienação quanto ao capitalismo. Desenvolvendo assim uma humanidade equilibrada, justa, visando a formação plena deste indivíduo.
Dentro desta perspectiva a esperança do autor era ter uma sociedade nova, construída a partir de uma ação educativa.
Entretanto, Max Weber reflete seu pensamento a partir do pressuposto que o indivíduo se relaciona através do meio social, onde fundamenta a ação social.
Weber afirma que, a educação é um fator essencial na formação intelectual do indivíduo, frissando os aspectos religiosos, familiares e políticos.
De modo geral, os homens são preparados para exercer funções, cuja transformação racional foi imposta pela vida. Sua teoria baseia-se em ações sociais, onde o indivíduo é capaz de organizar sua liberdade para agir, modificando assim sua realidade.
Para o autor a educação é um instrumento de racionalidade, onde o homem se submete a leis, e se organiza em suas atividades burocráticas.
Segundo Weber, a educação deve possuir três modelos de dominação:
· Carismática: Onde características peculiares despertam terceiros;
· Tradicional: Baseada em crenças, hábitos e costumes;
· Racional: Formalizado por leis, partindo da relação assimétrica entre os indivíduos.
Portanto Max Weber cita que vivemos numa sociedade que fortaleceu a racionalidade e assim as regras impessoais desenvolveriam a adequações destes sujeitos e expandiria suas expectativas de vida.
Entretanto, Weber via na pedagogia um modelo de treinamento, imposto pela racionalidade de vida, possibilitando o desenvolvimento do Ser Humano. Onde a autonomia e criticidade do aluno deveria ser levada em consideração, e o professor ter como base a ciência no desenvolvimento de suas ações pedagógicas.

Continue navegando