Buscar

Desafios da Educação Bilíngue para Alunos Surdos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Nesta primeira unidade vimos a importância dos conceitos de deficiência auditiva e de surdez para compreender a cultura surda e a sua contextualização histórica. Além disso, você identificou os mitos e as verdades acerca dessa condição física, vendo o quanto é possível para um surdo viver em sociedade.
PROPOSTA
- Pensando nisso, você conhece alguma pessoa surda ou já ouviu casos sobre essa deficiência?
Faça um texto dissertativo, com no mínimo 500 palavras, ou 10 linhas.
As dúvidas devem ser enviadas no canal "Fale com o professor".
Critérios de avaliação
1) Apresentação de resposta por meio de um texto de no mínimo, 500 palavras ou 10 linhas.
2) Cópias, transcrições integrais e ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros não serão consideradas. Nesse caso, o (a) aluno (a) terá a sua participação zerada. Por essa razão, peço que evite a cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência ou até mesmo de colegas. Fique atento (a) a essa informação. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os devidos créditos ao autor da produção original, seguindo as normas da ABNT (acesse o seguinte link para obter informações a respeito do uso de referências em trabalhos acadêmicos: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm).
Lembre-se que você pode, sim, complementar suas respostas, mas a correção e avaliação tomará como base sua reflexão sobre o tema em foco.
3) Estrutura do argumento: deve apresentar desenvolvimento e conclusão sobre a proposta da atividade.
4) Aderência ao conteúdo.
5) Criatividade e autonomia.
6) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade.
7) Atente à norma culta da Língua Portuguesa
ATIVIDADE 3 
O Decreto 5626/2005 define escola bilíngue:
“São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.”
Leia um trecho de uma matéria da Revista Nova Escola:
 “É importante lembrar que, mesmo que não alcancem os mesmos resultados obtidos pelos alunos ouvintes, os estudantes com deficiência auditiva precisam participar de todas as aulas. Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça com que ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajuda o aluno a se expressar melhor pela escrita.”
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/desafio-ensinar-lingua-portuguesa-alunos-surdos-613092.shtml
Agora veja a situação seguir:
Maria Lúcia é professora do 5º ano do ensino fundamental. Sua sala contém 30 alunos, sendo 5 deles surdos. Maria Lúcia não sabe Libras, os alunos ouvintes não sabem mais que o alfabeto manual. Maria Lúcia conta com uma professora bilíngue que a auxilia em sala, mas os alunos surdos estão sempre atrasados em relação ao aluno ouvinte: não sabem produzir textos, vocabulário em língua portuguesa extremamente pequeno. No entanto, a comunicação em Libras é muito boa.
Importante: A sala da professora Maria Lúcia não é bilíngue, é uma sala inclusiva. Por que? Lembre-se que bilinguismo significa que todos os envolvidos conhecem as duas línguas e não apenas uma pessoa. Já uma sala inclusiva é aquela que possui alunos surdos e ouvintes juntos e a comunicação entre eles é mediada pelo professor bilíngue ou intérprete de Libras.
Objetivo da atividade: Escreva um texto dissertativo mostrando como você faria para ajudar a sala da professora Maria Lúcia se tornar bilíngue, de forma que os alunos surdos pudessem acompanhar os alunos ouvintes e todo o processo educativo fosse feito em Libras e Português escrito. 
 Lembre –se: toda e qualquer citação deve conter autor e ano, se usar trechos de internet devem ser citados na referência bibliográfica.

Continue navegando