Buscar

Etapas do Processo Explicação Básica

Prévia do material em texto

Etapas do Processo:
1- Petição Inicial: Nessa etapa, o advogado do agente que propôs a ação coloca em uma petição que será encaminhada para a vara do respectivo assunto do processo o que a parte por ele representada deseja, quais são os fatos que levaram a ação e os direitos que embasam esses desejos do agente que propôs a ação. 
Regras da petição inicial:
Artigo 319 cpc: A petição inicial indicará:
I - o juízo a que é dirigida ( órgão jurisdicional que é competente para julgar esse processo )
II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu
III - o fato e os fundamentos jurídicos do pedido
IV - o pedido com as suas especificações
V - o valor da causa
VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados
VII - a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.
§ 1º Caso não disponha das informações previstas no inciso II, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.
§ 2º A petição inicial não será indeferida se, a despeito da falta de informações a que se refere o inciso II, for possível a citação do réu.
§ 3º A petição inicial não será indeferida pelo não atendimento ao disposto no inciso II deste artigo se a obtenção de tais informações tornar impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça.
2- Citação: Nessa fase o réu é comunicado e toma conhecimento da ação contra 
ele e nela também se da o direito de defesa do réu.
3- Réplica ou Contestação: É o direito de resposta do autor da ação após o réu apresentar a sua resposta de defesa.
4- Fase probatória: É nessa fase que o autor e o réu apresentam provas por meio de documentos e ou testemunhas provando que o seu lado que está correto, essa fase é muito importante pois cabe ao autor provar que a sua 
versão dos fatos é a correta.
5- Sentença: É a decisão final do juiz.
6- Recurso: O derrotado da ação pode entrar com recurso de apelação para tentar reverter a sentença, sendo assim o processo não será mais julgado pelo mesmo juiz e sim por desembargadores que possuem o poder de reverter o processo e se for o caso modificar a sentença do juiz e ainda assim, caso o derrotado não concorde com a decisão dos desembargadores é possível recorrer novamente a decisão caso ela contrarie a constituição ou alguma lei federal. Neste caso os recursos serão direcionados ao Stf ou ao Stj.
7- Cumprimento da Sentença: Após o processo se encontrar em transito julgado ( finalizado de fato ), é hora do derrotado por a sentença em prática.

Continue navegando