Buscar

A2 terapeutica medicamentosa Respostas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA AII
Disciplina Terapêutica medicamentosa 
Turma – MV- MR01/2
Professora: Ticianna Conceição de Vasconcelos
CASO CLÍNICO (Adaptado REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA) 
Paciente: Foi levado à Clínica Veterinária um canino macho, da raça Pastor Alemão de cinco anos de idade, 41kg de peso, apresentando inapetência, êmese, depressão e com histórico de carrapatos. 
Exame clínico: ao exame físico apresentou hipertermia, aumento de linfonodos mandibulares, hepato e esplenomegalias e mucosas hipocoradas. Desta forma, foi conduzido o Hemograma e Plaquetograma evidenciando discreta anemia normocítica normocrômica, trombocitopenia e leucopenia por neutropenia e linfopenia e, adicionalmente à história e ao achado de mórulas nos leucócitos parasitados em esfregaços sanguíneos, confirmou-se a presença de Erliquiose. 
Tratamento: a conduta terapêutica embasou-se na administração de Cloridrato de Doxiciclina, 5 mg/kg a cada 12 horas, por via oral, durante 21 dias seguidos. Além disso, prescreveu-se vitaminas do complexo B como orexígenos e hepatotróficos. No quinto dia de tratamento, o animal apresentou vômito e apetite caprichoso. Portanto, foi recomendado a administração de Cimetidina, 10 mg/Kg, a cada 12 horas até a normalização do apetite, que ocorreu no 15º dia de tratamento. No 18º dia, o animal apresentava-se clinicamente normal e normoréxico e foi realizada nova avaliação hematológica do mesmo onde verificou-se piora no quadro hematológico. Então, prescreveu-se Cloridrato de Doxiciclina, 7,5 mg/Kg, duas vezes ao dia, por via oral e vitaminas do complexo B por 15 dias, e ainda, administrou-se Imidocarb, 5 mg/Kg, dose única precedido por 0,02 mg/Kg de Atropina, ambos por via subcutânea. Após os 15 dias de tratamento, foi realizada nova avaliação hematológica do animal, onde observou-se a normalização dos resultados e, com a melhora dos sinais clínicos, verificou-se que o tratamento foi bem sucedido e o animal apresentou cura evidente.
1.0 Levando em consideração o caso acima apresentado, analise as assertivas e as falsas:
( V ) No tratamento com Imidocarb, 5 mg/Kg, dose única precedido por 0,02 mg/Kg de Atropina, ambos por via subcutânea, a atropina é utilizada como uma droga parassimpatomimética para manter a homeostasia cardíaca do animal. 
( V ) Para o tratamento o principal fármaco utilizado foi o cloridrato de Doxiciclina. O fármaco é a substância química que é o princípio ativo do medicamento.
( F ) O veterinário descreveu que o animal estava desidratado com uma desidratação grave, 8%, turgor de pele diminuído, mucosas úmidas, TPC normal e diurese aumentada. Você concorda com a afirmação? Justifique.
Não concordo, pois o veterinário não descreveu no caso clinico que o animal estava desidratado e sim com vômito e apetite caprichoso.
 ( F ) No início da tratamento foi utilizado o total de 250 mg de Cloridrato de Doxiciclina, como o animal não respondeu a dose foi aumentada para 317,5 mg. 
( V ) O proprietário só achou a cimetidina na apresentação injetável 150mg, deverá então utilizar 2,3 ml, duas vezes ao dia.
( V ) O Imidocarb solução injetável 120mg/ml, deverá ser administrado no animal 1,ml via SC.
( V ) No uso da atropina existem duas apresentações, atropina 0,5mg/ml e 1%, a dose a ser administrada é respectivamente, 0,05 ml e 1,6ml.
( F ) O animal evolui para algumas alterações respiratórias e apresentou broncoconstricção, dificultando a respiração. Como terapêutica para essa alteração o veterinário utilizou o salbutamol que é uma droga parassimpatomimética seletiva para receptores do tipo N3. 
( V ) O propranolol é uma droga que antagoniza receptores do tipo B1, bloqueando a noradrenalina e ajudando a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca.
( F ) O veterinário classificou a dor do animal como sendo uma dor crônica com início súbito, fácil localização e que desaparecerá com o tratamento específico.
( V ) Para quantificar a dor o veterinário utilizou uma escala junto com os parâmetros fisiológicos: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e diâmetro de pupila.
( F ) Pela debilidade imunológica que o animal apresentava, observou-se acúmulo de secreção pulmonar e tosse produtiva. Então o veterinário decidiu entrar com um antitussígeno, Iodeto de potássio.
( V ) Os mucoliticos são drogas agonistas β adrenérgicos com ação em receptores do musculo liso brônquico, estimulam cílios e reduzem a viscosidade do muco.
( V ) Os AINES atuam nas fases de transdução e modulação da dor.
( V ) Foi necessário prescrever um AINES para o animal, por 5 dias, o veterinário optou por Diclofenaco. Você concorda? Se não qual sua escolha?
02. Monte uma receita com todos os itens obrigatórios com o tratamento abaixo (descreva qual apresentação do fármaco foi utilizada).
Cloridrato de Doxiciclina, 7,5 mg/Kg, duas vezes ao dia, por via oral
Cimetidina, 10 mg/Kg, a cada 12 horas, por via oral
Vitamina C (faça uma recomendação)
Canino, macho, Pastor Alemão, 5 anos
Cloridrato de Doxiciclina 500 mg------------ Cx
Administrar 307,5mg duas vezes ao dia
Cimetidina 600mg -------------Cx
Administrar 410mg a cada 12 (doze) horas
Recomendação veterinária para vitamina C
Vita Vet C

Continue navegando