Buscar

Tipos de Obrigações e Inadimplemento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inadimplemento: Não cumprimento da obrigação
Mora: atraso no cumprimento da obrigação
Inadimplemento absoluto: (Inadimplemento) quando o cumprimento da obrigação não interessa mais ao credor, EX: contratei uma banda para o meu casamento mas a mesma não compareceu para realizar sua obrigação, será um inadimplemento absoluto, pois não me interessara o cumprimento dessa obrigação. A banda terá que arcar com perdas e danos e custas.
Inadimplemento Relativo: (Mora) quando o devedor não cumpre a obrigação mas ainda é do interesse do credor que ele cumpra a referida obrigação, EX: João deve 10 reais para Maria e ele deveria paga-lá no dia 22/05, chegando a data do cumprimento da obrigação João não paga Maria, mas, o cumprimento dessa obrigação ainda é de interesse de Maria, João então pagará mas ira cumprir sua obrigação em atraso, se tornando Mora. João no entanto terá que pagar : correção monetária, juros de mora,perdas e danos decorrentes da mora e se for o caso judicial, honorários e custas ( Purga Mora/emendar a mora)
O que diferencia?: O critério de utilidade para com o credor
O advogada poderá colocar no contrato uma CLAUSULA PENAL, ( é uma multa) que é tratada como uma pré fixação das PERDAS E DANOS, sendo assim as perdas e danos que ambos (inadimplemento e mora)terão que pagar, já está incluso no contrato, sendo assim executada sem ter que provar a extensão do dano
Clausula Penal Compensatória: Inadimplemento ( pré fixar perdas e danos)
Clausula Penal monatoria: Mora ( pré fixar perdas e danos)
 
Direito das obrigações
Obrigação de dar coisa certa: Aquela que tem como objetivo dar uma coisa certa, individualizada tendo o devedor a obrigação de entregar a mesma. Ex: comprei uma geladeira branca de 500 kg, o devedor deverá me entregar uma geladeira branca de 500kg, ( objeto no qual a obrigação recai), sendo considerável intangível pois o devedor não poderá me entregar um objeto menos valioso do que a geladeira. ( pode ser observada pela sua individualização, gênero, espécie e quantidade);
Restituir coisa certa: Se o objeto se perder antes da tradição ( entrega), sem culpa do devedor o credor sofrerá a perda, e a obrigação se resolvera/ se a coisa de perder por culpa do devedor, responderá pelo equivalente mais perdas e danos.
Obrigação de dar Coisa Incerta: O credor não conhece o objeto determinado, mas conhece sua quantidade e gênero. ( coisa incerta determinada pela quantidade e gênero). O devedor que escolherá, se o contrario não resultar do título de obrigação, não poderá dar coisa pior e nem será obrigado a dar coisa melhor.( antes da escolha o devedor não poderá alegar perda ou deterioração da coisa
Fungível: A prestação pode ser realizada pelo devedor ou por terceiros.
Infungível: A prestação só pode ser executada pelo próprio devedor, pois nessa execução estará levando em conta suas qualidades pessoais( na fungível não leva em conta nada)
Obrigação Facultativa: O credor tem apenas uma prestação, nela o devedor tem a opção de cumprir a obrigação ou desobrigar-se dela, mas tendo que cumprir co uma outra obrigação acordada entre os acordantes, EX: comprei uma banana e ao invés de pagar com dinheiro pagarei com uma maça. 
Obrigação Alternativa ou disjuntiva: Há mais de uma obrigação mas o devedor poderá escolher em entregar uma coisa ou outra. Para que haja a dissolução da obrigação apenas uma precisará ser cumprida.
Cumulativa ou conjuntiva: Neste caso existe um acumulo de prestações, todas devem ser cumpridas. O devedor só vai adimplir sua obrigação após cumprir todas as obrigações.

Continue navegando