Buscar

medicalizaçao psicopedagogia

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia a passagem de texto:
“[...] abordagem genealógica e com ferramentas de Michel Foucault, problematiza as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância[...] no Brasil direcionadas às crianças e aos adolescentes no que tange aos efeitos de medicalização da vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 204. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, identifique a alternativa  que corresponde corretamente  a sigla  do “Fundo das Nações Unidas para a Infância  no Brasil”.
	
	A
	INSS.
	
	B
	ONU.
	
	C
	TDAH.
	
	D
	UNICEF.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque Unicef é a sigla do Fundo das Nações Unidas para a Infância. De acordo com o texto-base: "Este artigo, de abordagem genealógica e com ferramentas de Michel Foucault, problematiza as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil direcionadas às crianças e aos adolescentes no que tange aos efeitos de medicalização da vida. Trata-se de uma pesquisa histórico-documental dos relatórios produzidos pelo UNICEF Brasil, sede nacional da agência multilateral" (texto-base, p. 201).
	
	E
	ECA.
Nota: 10.0
Questão 2/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“[...] os princípios externos da interdição e da rejeição: 'o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 203. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando o fragmento  de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, sobre os procedimentos de exclusão, assinale a alternativa que aponta corretamente o autor desses princípios:
Nota: 10.0
	
	A
	Michel Foucault.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Quanto aos procedimentos de exclusão, temos, primeiramente, os princípios externos da interdição e da rejeição: 'o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar' ([Michel] Foucault [...])" (texto-base, p. 203).
	
	B
	Farhi Neto.
	
	C
	Azevedo.
	
	D
	Cardoso Junior.
	
	E
	Lemos.
Questão 3/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto: 
“Segundo Meira [...], a medicalização da educação tem servido para justificar o fracasso escolar de crianças que, embora permaneçam na escola por longos períodos de tempo, não se apropriam dos conteúdos veiculados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e pesquisa, v. 43, n. 3, São Paulo, p. 743-763, jul./set. 2016. p. 748. http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201610146773.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz, há diversos condicionantes envolvidos na produção do chamado transtorno do deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assinale a alternativa que apresenta corretamente esses condicionantes:
Nota: 10.0
	
	A
	Sociais; culturais.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] atribuir as dificuldades escolares às características orgânicas/cerebrais do estudante oculta os condicionantes sociais, culturais, políticos, educacionais, afetivos e ideológicos envolvidos na produção do chamado TDAH" (texto-base, p. 748).
	
	B
	Teóricos; práticos.
	
	C
	Sociais; econômicos.
	
	D
	Linguísticos; discursivos.
	
	E
	Subjetivos; objetivos.
Questão 4/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia a fragmento de texto:
“Compreendidos os jogos de poder associados aos procedimentos de formulação e controle dos discursos, cumpre obedecer a algumas exigências de método, enumeradas por Michel Foucault, [os chamados princípios]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 203. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef sobre o princípio de inversão, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Propõe tratar os discursos como práticas descontínuas, dispersas, não unitárias e que podem se cruzar ou se excluir.
	
	B
	Reconhece não apenas positividades, mas especialmente o jogo negativo de uma rarefação do discurso.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Compreendidos os jogos de poder associados aos procedimentos de formulação e controle dos discursos, cumpre obedecer a algumas exigências de método, enumeradas por Michel Foucault [...]. Temos um “princípio de inversão” que reconhece não apenas positividades, mas especialmente o jogo negativo de uma rarefação do discurso [...]" (livro-base, p. 203).
	
	C
	Confere o caráter de acontecimento ao discurso.
	
	D
	Passa às condições externas de possibilidade.
	
	E
	É aquilo que dá lugar à série aleatória de acontecimentos e fixa suas fronteiras.
Questão 5/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Atente para citação:
“Michel Foucault atribui a medicalização da sociedade, da população e do Estado aos processos ligados à expansão do domínio do saber e do poder médicos, especialmente a partir da segunda metade do século XVIII”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 206. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, localize e identifique corretamente a segunda  prática de medicalização da sociedade a ser considerada por Foucault:
Nota: 0.0
	
	A
	Medicina urbana da argentina.
	
	B
	Medicina urbana francesa.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A  segunda direção da medicina social se dá com a Medicina urbana francesa do final do século XVIII. Estruturada de acordo com um plano de organização sanitária e disciplinar das cidades – que ficou conhecido como higiene pública –, assumiu a finalidade estratégica de garantir a segurança da população diante dos riscos à saúde advindos dos diferentes elementos urbanos, como os cemitérios e matadouros, a água e o ar, os esgotos e bombas-d'água” (texto-base, p. 206).
	
	C
	Medicina urbana brasileira.D
	Medicina urbana espanhola.
	
	E
	Medicina de urbana americana.
Questão 6/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“O movimento higienista surge ancorado em intervenções voltadas para as famílias e a criação dos filhos, promovendo prescrições de cuidado detalhadas, visando gerenciar riscos virtuais nas esferas dos direitos à saúde e de defesa da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 206. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, assinale a alternativa que identifica corretamente os estudiosos que destacam o higienismo como desdobramento da medicina social:
Nota: 10.0
	
	A
	Moysés e Collares.
	
	B
	Decotelli, Bohrer e Bicalho.
	
	C
	Boarini e Yamamoto.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Boarini e Yamamoto [...] destacam o higienismo como um desdobramento da medicina social, situando-o como prática que se apoia em processos econômicos e políticos" (texto-base, p. 206).
	
	D
	Brzozowski e Caponi.
	
	E
	Martins e Peixoto Júnior.
Questão 7/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o extrato de texto:
“[...] o número de pessoas que tem recebido o diagnóstico de TDAH, por exemplo, vem crescendo de [uma] forma acentuada, o que pode ser constatado a partir do aumento alarmante no consumo de medicamentos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e pesquisa, v. 43, n. 3, São Paulo, p. 743-763, jul./set. 2016. p. 745. http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201610146773.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz sobre os estudos na área de transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das tendências teórico-metodológicas que embasam os estudos nessa área:
Nota: 10.0
	
	A
	Defende que o TDAH é um transtorno psicológico. 
	
	B
	Defende um trabalho psicopedagógico para o TDAH.
	
	C
	Defende o determinismo orgânico do TDAH. 
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Os estudos na área são muito abrangentes e é possível observar duas principais tendências teórico-metodológicas que tentam explicar o TDAH. A primeira tendência agrega pesquisadores que, apoiados na corrente positivista (hegemônica), acreditam no determinismo orgânico do TDAH" (texto-base, p. 745).
	
	D
	Defende uma ação pedagógica voltada à instituição educativa.
	
	E
	Defende a ação psicológica.
Questão 8/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o extrato de texto:
“[...] a parte genealógica da análise se detém, em contrapartida, nas séries da formação efetiva do discurso: procura apreendê-lo em seu poder de afirmação e, por aí entendo não um poder que se oporia ao poder de negar, mas o poder de constituir domínios de objetos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 203. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, assinale a alternativa que aponta corretamente a questão central para a genealogia:
Nota: 10.0
	
	A
	Condição de possibilidades, objetos e sujeitos.
	
	B
	Poder de constituir discursos, natalidade e sujeitos.
	
	C
	Questão dos objetos, ECA e condição de possibilidades.
	
	D
	Psicológico, individual e TDAH.
	
	E
	Poder de constituir discursos, objetos e sujeitos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "[...] concordamos que a questão central para a genealogia é a questão do poder de constituir discursos, objetos e sujeitos. A genealogia concerne, por conseguinte, à formação efetiva dos discursos, de maneira dispersa, descontínua e regular" (texto-base, p. 203).
Questão 9/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Atente para citação:
“[...] organizada em torno de uma polícia médica voltada para a 'organização de um saber médico do Estado, a normalização da profissão médica, a subordinação dos médicos a uma administração geral, e por fim, a integração dos diferentes médicos em uma organização médica do Estado' [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 206. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Processos de Medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef, localize e identifique corretamente a primeira prática de medicalização a ser considerada:
Nota: 10.0
	
	A
	Medicina de Estado alemã.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "A primeira prática [de medicalização da sociedade] a ser considerada é a Medicina de Estado alemã, organizada em torno de uma polícia médica voltada para a 'organização de um saber médico do Estado [...]'” (texto-base, p. 206).
	
	B
	Medicina de Estado francesa.
	
	C
	Medicina de Estado brasileira.
	
	D
	Medicina de Estado espanhola.
	
	E
	Medicina de Estado americana.
Questão 10/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“A medicalização é um acontecimento polimorfo procedente de uma expansão do poder e saber médico para quase todas as esferas da vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. D. Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez. 2014. p. 204. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Processos de medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef sobre a medicalização, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de medicina que nasceu com esse acontecimento:
Nota: 10.0
	
	A
	Medicina do trabalho.
	
	B
	Medicina social.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "A medicalização é um acontecimento polimorfo procedente de uma expansão do poder e saber médico para quase todas as esferas da vida, com o nascimento da medicina social e do hospital e com o acúmulo de funções médicas e não médicas pela psiquiatria, entre os séculos XVII e XIX, sobretudo na Europa e, mais tardiamente, na América Latina" (texto-base, p. 202).
	
	C
	Medicina preventiva.
	
	D
	Medicina geral.
	
	E
	Medicina pediátrica.
Questão 1/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“A partir de 1970 foi implantada a disciplina de Educação Moral e Cívica como obrigatória no currículo nas escolasde todos os graus e modalidades dos sistemas de ensino no país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, A. B.; COLOMBANI, F. Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea.  Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 235-246, set-dez 2017. p. 236. http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/389/611. Acesso em: 28 jan. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das finalidades da Educação Moral e Cívica:
Nota: 10.0
	
	A
	Compreender direitos e deveres dos brasileiros.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "a Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, teria como finalidade: '[...] a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sócio-político-econômica do país' [...]” (texto-base, p. 236).
	
	B
	Enfraquecer os valores individuais da nacionalidade.
	
	C
	Questionar a obediência à lei.
	
	D
	Defender a ditadura.
	
	E
	Cultuar o antipatriotismo.
Questão 2/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“No curso Os anormais, Foucault  demonstra a adoção, pela psiquiatria, da tarefa de defender a sociedade contra os perigos [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Processos de  medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 201-212, jul./dez., 2014. p. 206. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v9n2/06.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Processos de Medicalização de crianças e adolescentes nos relatórios do Unicef sobre os perigos apontados por Foucault,  assinale a alternativa que apresenta corretamente de onde eles precedem:
Nota: 10.0
	
	A
	São decorrentes do TDAH.
	
	B
	São decorrentes da psiquiatria.
	
	C
	São decorrentes das anomalias.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "No curso Os anormais, Foucault [...] demonstra a adoção, pela psiquiatria, da tarefa de defender a sociedade contra os perigos decorrentes das anomalias. Dessa forma, a patologização se apresenta como uma prática que se aproveita da gerência dos desvios sociais, transformando-os em doenças e transtornos ou, ainda, em risco" (texto-base, p. 206).
	
	D
	São decorrentes da sociedade.
	
	E
	São decorrentes da medicalização.
Questão 3/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o extrato de texto:
“[...] um dano no cérebro poderia ser responsável pelo surgimento de sintomas na área do comportamento e da atenção, então as crianças que desde a tenra idade já manifestassem esses sintomas os teriam desenvolvido em decorrência de alterações congênitas no cérebro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 743-763, jul./set. 2017. p. 746. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022016005007101&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 fev. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base  A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz sobre o aparecimento das sequelas pós-encefalite, criou-se uma hipótese, assinale a alternativa que nomeia  corretamente essa hipótese:
Nota: 10.0
	
	A
	Hipótese causa e efeito.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "O aparecimento de sequelas pós-encefalite criou uma hipótese de causa e efeito. Os pesquisadores começaram a supor que, se um dano no cérebro poderia ser responsável pelo surgimento de sintomas na área do comportamento e da atenção, então as crianças que desde a tenra idade já manifestassem esses sintomas os teriam desenvolvido em decorrência de alterações congênitas no cérebro" (texto-base, p. 746).
	
	B
	Hipótese do conhecimento.
	
	C
	Hipótese diagnóstica.
	
	D
	Hipótese clínica.
	
	E
	Hipótese da fala.
Questão 4/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Considere o extrato de texto:
“O programa [Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade] se propunha levar os estudantes a aprender a ser cidadão e cidadã; aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, A. B.; COLOMBANI, F. Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 235-246, set-dez 2017. p. 239. http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/389/611. Acesso em: 28 jan. 2020.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea, assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatros eixos do programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade:
Nota: 10.0
	
	A
	Ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “Focado em quatros eixos – ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social – sugere que seja desenvolvido por meio de projetos pelos quais a comunidade escolar possa iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares” (texto-base, p. 239).
	
	B
	Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual.
	
	C
	Existência e conteúdo do Universo, existência e essência de Deus e relações entre o Universo.
	
	D
	Humanidade no Universo, relações recíprocas entre os seres humanos e a humanidade como parte do Universo.
	
	E
	Criatura, animal racional, ser social e cidadão.
Questão 5/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o extrato de texto:
“O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) gera controvérsias entre os pesquisadores da área da saúde. Dimensões históricas, sociais e políticas vão além da biologia e da neurologia, quando o assunto é o não aprender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e pesquisa, v. 43, n. 3, São Paulo, p. 743-763, jul./set. 2016. p. 743. http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201610146773.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz sobre a corrente que defende que o transtorno seria decorrente de uma desordem neurobiológica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Corrente behaviorista.
	
	B
	Corrente associacionista.
	
	C
	Corrente funcionalista.
	
	D
	Corrente estruturalista.
	
	E
	Corrente organicista.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) gera controvérsias entre os pesquisadores da área da saúde. A corrente organicista defende que o transtorno seria decorrente de uma desordem neurobiológica, de origem genética" (texto-base, p. 743).
Questão 6/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Considere o trecho de texto:
“[...] a ética pode ser ensinada, sim, inclusive com uma disciplina no currículoe com um professor que a ministra, auxiliado por livros didáticos. O desdobramento desse processo pedagógico parece indicar o que Paulo Freire já denunciara sobre a educação burguesa [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, A. B.; COLOMBANI, F. Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea.  Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 235-246, set-dez 2017. p. 236. http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/389/611. Acesso em: 28 jan. 2020.
Tendo em vista o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea, assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação que Paulo Freire atribuiu à educação burguesa:
Nota: 10.0
	
	A
	Educação tradicional.
	
	B
	Educação especial.
	
	C
	Educação de jovens e adultos.
	
	D
	Educação bancária.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base. "O desdobramento desse processo pedagógico parece indicar o que Paulo Freire já denunciara sobre a educação burguesa, também denominada de educação bancária"(texto-base, p. 236).
	
	E
	Educação tecnicista.
Questão 7/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“[...] 'a realidade da esfera pública conta com a presença simultânea de inúmeros aspectos e perspectivas nos quais o mundo comum se apresenta e para os quais nenhuma medida ou denominador comum pode jamais ser inventado'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, A. B.; COLOMBANI, F. Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 235-246, set-dez 2017. p. 237. http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/389/611. Acesso em: 28 jan. 2020.
Considerando fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea, assinale a alternativa que aponta corretamente o autor que  nos ensina sobre a realidade da esfera pública.
Nota: 10.0
	
	A
	Paulo Freire.
	
	B
	Aristóteles.
	
	C
	Lebrun.
	
	D
	Vernant.
	
	E
	Hannah Arendt.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque ”Assim nos ensina Arendt que 'a realidade da esfera pública conta com a presença simultânea de inúmeros aspectos e perspectivas nos quais o mundo comum se apresenta e para os quais nenhuma medida ou denominador comum pode jamais ser inventado' [...]” (texto-base, p. 238).
Questão 8/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Atente a citação:
“[...] Leo e Cohen [...] destacam que, na maior parte desses estudos, não são fornecidas informações suficientes a respeito de uma variável importante, que é o uso prévio e/ou continuado de medicação estimulante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e pesquisa, v. 43, n. 3, São Paulo, p. 743-763, jul./set. 2016. p. 746. http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201610146773.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz sobre o uso de drogas psicotrópicas, assinale a alternativa que apresenta corretamente seus efeitos:
Nota: 10.0
	
	A
	Efeitos de maior capacidade de atenção e de memória e comportamento perturbador.
	
	B
	Efeitos que tornam o cérebro um órgão plástico, flexível e dinâmico.
	
	C
	Efeitos transitórios ou persistentes para o funcionamento e estrutura do sistema nervoso central.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Os autores [Leo e Cohen] alertam que estudos clínicos e experimentais com animais e humanos têm demonstrado que o uso de drogas psicotrópicas produz efeitos transitórios ou persistentes para o funcionamento e estrutura do sistema nervoso central" (texto-base, p. 746).
	
	D
	Efeitos clínicos e educacionais ao transformar processos sociais em problemas biológicos.
	
	E
	Efeitos dominantes causando sintomas similares a uma suposta doença neuropsiquiátrica.
Questão 9/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o extrato de texto:
“Ampliando um pouco a perspectiva freiriana, a questão do ensino da ética ou da educação moral pode ser interpretada ou como diz ele, problematizada, para além de uma posição dualista – oprimidos e opressores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, A. B.; COLOMBANI, F. Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 235-246, set-dez 2017. p. 237. http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/389/611. Acesso em: 28 jan. 2020
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Moralização e medicalização na escola: reflexões para a educação contemporânea, assinale a alternativa que descreve corretamente o que era necessário para o aluno ter uma boa formação moral no período da Ditadura Militar:
Nota: 10.0
	
	A
	Impor preceitos sem desenvolver uma discussão, evidenciando a questão da pluralidade.
	
	B
	Assimilar e interiorizar problemas básicos da humanidade e as soluções apresentadas pelas escolas e correntes do pensamento no decorrer da história.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “A ver pelas justificativas contidas nos livros didáticos da época, para uma boa formação moral para Paulo Freire o aluno deveria saber, assimilar e interiorizar os problemas básicos da humanidade e as soluções apresentadas pelas escolas e correntes do pensamento no decorrer da história” (texto-base, p. 237).
	
	C
	Impor valores preestabelecidos pelos livros didáticos desenvolvidos pela equipe do governo.
	
	D
	Impor uma perspectiva que se postula como universal e determinante, isto é, comum a todos.
	
	E
	Impor uma perspectiva que se postula decisiva caracterizando uma homogeneização dos estudantes.
Questão 10/10 - Medicalização na Educação: Perspectiva Sócio-Histórica e Neuropsicológica
Leia o fragmento de texto:
“Podemos acompanhar crescente demanda à clínica (médica, fonoaudiológica, psicológica, psicopedagógica) de alunos com dificuldades escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIGNOR, R. C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educação e pesquisa, v. 43, n. 3, São Paulo, p. 743-763, jul./set. 2016. http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201610146773.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz, assinale a alternativa que identifica corretamente os principais diagnósticos dos alunos com dificuldades:
Nota: 10.0
	
	A
	Transtorno do sono; hipersensibilidade da pele; transtorno do equilíbrio; analfabetismo; hiperatividade (TDAH).
	
	B
	Transtorno do crescimento; transtorno bipolar; transtorno temporal; transtorno de aprendizagem.
	
	C
	Transtorno desafiante opositor (TDO); hipersensibilidade da pele; dislexia; transtorno temporal; transtorno de ansiedade.
	
	D
	Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH); transtorno do crescimento; transtorno do equilíbrio; dislexia.
	
	E
	Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH); transtorno desafiante opositor (TDO); transtorno bipolar; transtorno de ansiedade; transtorno de aprendizagem; dislexia.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Muitos desses sujeitos, após avaliação com especialistas da área da saúde, recebem diagnósticos, dentre osquais destacam-se: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiante Opositor (TDO), Transtorno bipolar, Transtorno de ansiedade, Transtorno de aprendizagem, Dislexia, dentre outros” (texto-base, p. 745).
·

Continue navegando