Buscar

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UNAÍ-MG
RESENHA DO ARTIGO
“ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO”
[footnoteRef:1]VIEIRA, Dalmir [1: Acadêmico do curso de psicologia: Dalmir José Vieira] 
[footnoteRef:2] ????????????? [2: Professor da disciplina Psicologia Escolar: ????????????????] 
Silvia Maria Cintra da Silva, Luciana Guimarães Pedro, Dami da Silva, Diogo Rezende & Laís Miranda Barbosa Orientados pela teoria histórico-cultural, especialmente sob a luz teórica Vygotskyana, se propuseram a realizar uma pesquisa aprofundada, relatando experiências vividas no estágio de Psicologia Escolar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Curso de Psicologia com o intuito de buscar bases para discussões relacionadas a psicologia escolar e arte. Tiveram como caput a Arte; (pintura, cinema, literatura, teatro e música) os quais foram utilizados como um pequeno conjunto para a construção do conhecimento exposto. Descrevo aqui nessa resenha os caminhos desse estágio o qual teve repercussões redundantes, trazendo formação pessoal e profissional para os futuros psicólogos nessas pesquisas, enfocando grandes contribuições quando se deu o contato com a arte conforme modelo adotado para a atuação em psicologia Escolar. O qual foi desenvolvido nesse estágio profissionalizante os chamados; (GDA) Grupos de Desenvolvimento e Aprendizagem. É um estágio que foi criado para abarcar as muitas demandas que chegavam à clínica-escola do instituto de Psicologia relacionado a queixas escolares.
Objetivo
Silvia e outros, ao construir esse artigo teve como objetivo apresentar, resumidamente, variadas possibilidades de atuação do psicólogo na escola. apresentando o relato de uma experiência de estágio supervisionado em Psicologia escolar no ensino superior, com vínculos ao desenvolvimento da disciplina Ciência e profissão oferecidas aos alunos matriculados no curso de Psicologia, Pautada na Psicologia histórico-cultural, essa proposta utilizou a Arte como elemento mediador de outros futuros profissionais da psicologia, estagiários e calouros.
Resultados
A psicologia pode contribuir em diferentes estâncias na instituição escolar, pois é sabido que os processos educacionais acontecem em diferentes âmbitos e níveis, fazendo com que a articulação; Psicologia e Educação assumam diferentes e variadas formas. Conforme questionamentos citados e diante de uma boa experiência de estágios em psicologia, Silvia deu início ao processo de investigação com o objetivo em superar os fracassos escolares obtido outrora pelas crianças, pais e professores.
Foi feito uma análise institucional pela autora para a formação dos grupos a qual usou momentos de observação na escola, entrevistas com funcionários, diretores, professores de um modo geral. Ao longo do ano foram realizados vários encontros e contado com vários recursos; dentre estes; o audiovisual com minuciosos relatos das investigações e situações, dando enfoque às relações intersubjetivas. Estes documentários permitiu o acompanhamento de outras transformações fruto dessas pesquisas, seus acontecimentos e outros posicionamentos junto aos professores, supervisores e psicólogo.
Os saberes da Psicologia que os psicólogos utilizarão, com os resultados dessa pesquisa observando os desafios que essa prática, os coloca junto aos elementos envolvidos, independentemente do campo ou da área da Psicologia em que esses conhecimentos tenham sido originariamente produzidos, os quais surtem bons resultados.
Nessa conceituação pode-se observar que a Psicologia Escolar não está definida em função de um campo estreito de saberes, mas sim a partir de variadas configurações destacando principalmente as artes em geral.
Discussão
É de suma importante salientar que ambas as formas de atuação dos psicólogos, apresentam configurações relativamente recente, ambas coexistem e guardam entre si interrelações e interdependências diversas. Por estar atento ao processo constituído dessa pesquisa e considerando a emergência de novos questionamentos. "A arte vem contribuir para a formação do profissional de psicologia escolar?". De maneira consciente a Arte, Educação e formação profissional do psicólogo escolar, torna-se iminente e inovador, utilizando múltiplos instrumentos de investigação observando os alunos em situações de atividade escolar em seu dia a dia, as conversações com eles e com aqueles com quem interagem, dinamizando-os para a compreensão das causas que originam as dificuldades.
Considerações
Reflexões importantíssimas surgiram para o psicólogo escolar para contribuir com sua formação. Diante dos resultados dessa pesquisa, privilegiada em ser uma pesquisa universitária, proporcionou ir além de questões técnicas a qual visa uma integralidade do estudante, proporcionando-o a uma visão maior dos aspectos subjetivos constituído pelo psicólogo, ressaltando o resgate do percurso histórico, constituição da ciência e mais ainda, a importância da pesquisa na formação profissional.
Além de contextualizar os poemas, as representações artísticas, música, instigou os transeuntes a participar desse universo, despertando curiosidades, dando maior enfoque à importância da Psicologia Escolar nas graduações superiores, buscando entender a importância de maneira clara uma reflexão e também uma investigação das ações dos estantes naquele meio.
A orientação de alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudante constituindo uma das atuações tradicionais do psicólogo. A orientação psicológica diferente da psicoterapia implicando ações de aconselhamento em função das necessidades específicas do desenvolvimento do educando tem surtido expressivo efeito.
Considerações Pessoais
Vale enfatizar que ao incorporar as atividades artísticas e acadêmicas nos cursos de Psicologia não é necessariamente um modelo a ser seguido, mas sim como uma maneira de contribuir em trazer a vida dos profissionais vindouros questões que são oriundas da condição humana, relacionado ao contato com o novo, ao respeito, a ética e à diferença.
 Essa interação positiva e promissora constitui uma expressão de gradual mudança de um modelo de atuação tradicional, bem conhecido e identificado, para um modelo de atuação mais amplo e diverso, construído sobre outras bases e, indiscutivelmente, em maior correspondência com as urgentes “Arte na Escola”. Artes, cênicas, escrita, e áudio visual.
Outra questão importante que merece ser destacada é que, a partir desse estágio, pode ser observado o papel da Universidade como um espaço privilegiado para o contato com a Arte e a ampliação do universo de referência dos graduandos. Pode estender que esse questionamento para a Universidade, que também é uma escola e que, por isso mesmo, tem o papel de propiciar o contato com a Arte a todos os seus discentes, considerando-se a histórica posição de vanguarda que lhe compete no que se refere à produção, ao ensino e à divulgação do conhecimento.
Referência
Silva, S. M., Pedro, L. G., Silva, D., Rezende, D., & Barbosa, L. M. (2013). Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do psicólogo. Psicologia: ciência e profissão, 33(4), 1014-1027.

Continue navegando