Buscar

Educação Física Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
1, Para Bracht [...], a proposta crítico-superadora tem como base fundamental a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Dermeval Saviani e colaboradores. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência crítico-superadora, assinale a alternativa correta:
B) O conhecimento deve ser inserido numa dimensão social, contextualizada historicamente.
2. É preciso lembrar que, no âmbito da Educação Física, a psicomotricidade influenciou a perspectiva construtivista-interacionista na questão da busca da formação integral, com a inclusão das dimensões afetivas e cognitivas ao movimento humano. Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as características da abordagem metodológica construtivista-interacionista para a Educação Física escolar, assinale a alternativa correta:
E) os jogos e brincadeiras são essenciais às aulas e explorados nas mais diversas possibilidades, a partir de propostas cada vez mais complexas e desafiadoras. 
3. Os conteúdos são apresentados segundo sua categoria conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes). Os conteúdos conceituais e procedimentais mantêm uma grande proximidade, na medida em que o objeto central da cultura corporal de movimento gira em torno do fazer, do compreender e do sentir com o corpo. 
De acordo com este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática  quais  são cinco os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as aulas de Educação Física? Assinale a alternativa correta:
A) esporte, lutas, jogos (e/ou brincadeiras), ginástica e dança.
4. A Educação Física na escola [relaciona-se a] uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o objeto de reflexão, análise e atuação da Educação Física, é correto afirmar que esse objeto é:
C) o movimento humano.
5. Acreditamos que as referidas abordagens [críticas] apontam perspectivas para o ensino de forma crítica, reflexiva e comprometida e que podem contribuir para a formação integral dos alunos, a fim de que possam vir a usufruir do conhecimento vivenciado na escola. Levando em consideração a afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência histórico-crítica, de acordo com Castellani Filho, é correto afirmar que:
D) Considera o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver sua autonomia. 
6. Darido [...] evidencia de maneira didática as diferenças presentes nas abordagens pedagógicas na Educação Física e esclarece [...] que as abordagens coexistem e, dependendo do período histórico em que estão inseridas, tentam suplantar a anterior. Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as abordagens para as aulas de Educação Física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
(1) Abordagem desenvolvimentista
(2) Abordagem psicomotricista
(3) Abordagem dos jogos cooperativos
( ) Considera a ação pedagógica baseada na relação entre os aspectos afetivo, motor e cognitivo, por meio da ludicidade.
( ) Os conteúdos devem respeitar a sequência de desenvolvimento da criança.
( ) O professor deve levar os alunos à resolução de problemas, de ordem motora, cognitiva ou afetiva. O resultado deve sempre considerar o bem coletivo.
E) 2 1 3
7. A Aprendizagem Motora é entendida como um conjunto de processos cognitivos e motores que estão associados à experiência e à prática, que resultam em mudanças relativamente definitivas no comportamento motor, ou seja, esta área procura explicar o que acontece com o indivíduo quando passa, por exemplo, de um estado em que não sabia andar de bicicleta para um estado em que o faz com muita proficiência. Conforme a afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o comportamento motor, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características.
(1) Controle motor
(2) Desenvolvimento motor
(3) Aprendizagem motora
( ) Refere-se ao modo como o cérebro se estrutura e controla as ações motoras das pessoas.
( ) Refere-se às mudanças que ocorrem nas pessoas em razão de alterações sofridas ao longo do ciclo da vida.
( ) Refere-se ao processo de alterações cognitivas decorrentes de determinado período de prática.
A) 1 2 3
8. É importante destacar que o estudo dos diversos estágios de aprendizagem motora é relevante, visto que, a partir da análise do comportamento motor do estudante, pode-se identificar em que fase o aprendiz se encontra. Conforme a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, assinale a alternativa que apresenta as três áreas do conhecimento relacionadas ao comportamento motor:
D) controle motor, desenvolvimento motor e aprendizagem motora.
9. A Educação Física [...] se inseriu no currículo escolar, passando de uma disciplina puramente prática, para uma disciplina com a responsabilidade de participar [...] do processo de formação integral do aluno. Os professores deveriam trabalhar não somente com os aspectos biológicos e com o movimento humano, mas também com os valores morais e com os de ordem emocional e psicológica. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, assinale a alternativa que expõe corretamente como deve ser a construção da proposta de Educação Física no projeto político e pedagógico de uma escola:
B) interdisciplinar ou transdisciplinar
10. [Na proposta crítico-superadora], “esses temas o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica devem ser tratados de uma maneira dialética com enfoque nas relações culturais da sociedade. Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a abordagem crítico-superadora para as aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
B) Tem como fundamento a ideia de justiça social, e os conteúdos são selecionados pela relevância social.

Outros materiais